Desenvolvimento das competências da leitura e da escrita num adolescente com trissomia 21

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Shirlei Costa Figueiredo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/39615
Resumo: Este projeto de investigação-ação pretendeu analisar e avaliar as competências da leitura e da escrita num adolescente com Trissomia 21 e baixa visão, no sentido de promover e melhorar a sua capacidade de leitura e promover a sua funcionalidade e autonomia. Para o efeito, desenhou-se uma intervenção centrada no adolescente, que se desenvolveu ao longo de 22 sessões, umas presencias, outras on-line, fruto das contingências associadas à Pandemia de COVID- 19. A intervenção baseou-se na metodologia da Psicogénese, leitura de recursos diversos e criação de narrativas baseadas na escrita criativa/afetiva. No presente projeto, a intervenção tomou como ponto de partida a família e as suas preocupações, e a partir daí traçou-se um planeamento com estratégias alcançáveis dentro da metodologia da psicogénese (Ferreiro, 2007). À medida que a intervenção progrediu, constatou-se a melhoria da autoestima, estimulando-se o gosto por aprender do aluno e podemos referir que o aluno, no final da intervenção, alcançou os objetivos propostos que foram: i) reconhecer o alfabeto e as formas das letras de máquina minúsculas e maiúsculas; ii) codificar e descodificar palavras e textos com letras de máquina minúscula e maiúscula, assim como iii) fazer composições de forma autónoma.
id RCAP_d86d825aa2a2e12ed8eede32c422dcc8
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/39615
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento das competências da leitura e da escrita num adolescente com trissomia 21LeituraEscritaTrissomia 21PsicogéneseEste projeto de investigação-ação pretendeu analisar e avaliar as competências da leitura e da escrita num adolescente com Trissomia 21 e baixa visão, no sentido de promover e melhorar a sua capacidade de leitura e promover a sua funcionalidade e autonomia. Para o efeito, desenhou-se uma intervenção centrada no adolescente, que se desenvolveu ao longo de 22 sessões, umas presencias, outras on-line, fruto das contingências associadas à Pandemia de COVID- 19. A intervenção baseou-se na metodologia da Psicogénese, leitura de recursos diversos e criação de narrativas baseadas na escrita criativa/afetiva. No presente projeto, a intervenção tomou como ponto de partida a família e as suas preocupações, e a partir daí traçou-se um planeamento com estratégias alcançáveis dentro da metodologia da psicogénese (Ferreiro, 2007). À medida que a intervenção progrediu, constatou-se a melhoria da autoestima, estimulando-se o gosto por aprender do aluno e podemos referir que o aluno, no final da intervenção, alcançou os objetivos propostos que foram: i) reconhecer o alfabeto e as formas das letras de máquina minúsculas e maiúsculas; ii) codificar e descodificar palavras e textos com letras de máquina minúscula e maiúscula, assim como iii) fazer composições de forma autónoma.Morgado, Catarina Isabel Rodrigues, 1977-Repositório ComumFerreira, Shirlei Costa Figueiredo2022-03-07T09:51:29Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39615202945944porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/39615Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:26.662890Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento das competências da leitura e da escrita num adolescente com trissomia 21
title Desenvolvimento das competências da leitura e da escrita num adolescente com trissomia 21
spellingShingle Desenvolvimento das competências da leitura e da escrita num adolescente com trissomia 21
Ferreira, Shirlei Costa Figueiredo
Leitura
Escrita
Trissomia 21
Psicogénese
title_short Desenvolvimento das competências da leitura e da escrita num adolescente com trissomia 21
title_full Desenvolvimento das competências da leitura e da escrita num adolescente com trissomia 21
title_fullStr Desenvolvimento das competências da leitura e da escrita num adolescente com trissomia 21
title_full_unstemmed Desenvolvimento das competências da leitura e da escrita num adolescente com trissomia 21
title_sort Desenvolvimento das competências da leitura e da escrita num adolescente com trissomia 21
author Ferreira, Shirlei Costa Figueiredo
author_facet Ferreira, Shirlei Costa Figueiredo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morgado, Catarina Isabel Rodrigues, 1977-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Shirlei Costa Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Trissomia 21
Psicogénese
topic Leitura
Escrita
Trissomia 21
Psicogénese
description Este projeto de investigação-ação pretendeu analisar e avaliar as competências da leitura e da escrita num adolescente com Trissomia 21 e baixa visão, no sentido de promover e melhorar a sua capacidade de leitura e promover a sua funcionalidade e autonomia. Para o efeito, desenhou-se uma intervenção centrada no adolescente, que se desenvolveu ao longo de 22 sessões, umas presencias, outras on-line, fruto das contingências associadas à Pandemia de COVID- 19. A intervenção baseou-se na metodologia da Psicogénese, leitura de recursos diversos e criação de narrativas baseadas na escrita criativa/afetiva. No presente projeto, a intervenção tomou como ponto de partida a família e as suas preocupações, e a partir daí traçou-se um planeamento com estratégias alcançáveis dentro da metodologia da psicogénese (Ferreiro, 2007). À medida que a intervenção progrediu, constatou-se a melhoria da autoestima, estimulando-se o gosto por aprender do aluno e podemos referir que o aluno, no final da intervenção, alcançou os objetivos propostos que foram: i) reconhecer o alfabeto e as formas das letras de máquina minúsculas e maiúsculas; ii) codificar e descodificar palavras e textos com letras de máquina minúscula e maiúscula, assim como iii) fazer composições de forma autónoma.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-07T09:51:29Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/39615
202945944
url http://hdl.handle.net/10400.26/39615
identifier_str_mv 202945944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130036211548160