Desenvolvimento das competências da leitura e da escrita num adolescente com trissomia 21
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/39615 |
Resumo: | Este projeto de investigação-ação pretendeu analisar e avaliar as competências da leitura e da escrita num adolescente com Trissomia 21 e baixa visão, no sentido de promover e melhorar a sua capacidade de leitura e promover a sua funcionalidade e autonomia. Para o efeito, desenhou-se uma intervenção centrada no adolescente, que se desenvolveu ao longo de 22 sessões, umas presencias, outras on-line, fruto das contingências associadas à Pandemia de COVID- 19. A intervenção baseou-se na metodologia da Psicogénese, leitura de recursos diversos e criação de narrativas baseadas na escrita criativa/afetiva. No presente projeto, a intervenção tomou como ponto de partida a família e as suas preocupações, e a partir daí traçou-se um planeamento com estratégias alcançáveis dentro da metodologia da psicogénese (Ferreiro, 2007). À medida que a intervenção progrediu, constatou-se a melhoria da autoestima, estimulando-se o gosto por aprender do aluno e podemos referir que o aluno, no final da intervenção, alcançou os objetivos propostos que foram: i) reconhecer o alfabeto e as formas das letras de máquina minúsculas e maiúsculas; ii) codificar e descodificar palavras e textos com letras de máquina minúscula e maiúscula, assim como iii) fazer composições de forma autónoma. |
id |
RCAP_d86d825aa2a2e12ed8eede32c422dcc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/39615 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento das competências da leitura e da escrita num adolescente com trissomia 21LeituraEscritaTrissomia 21PsicogéneseEste projeto de investigação-ação pretendeu analisar e avaliar as competências da leitura e da escrita num adolescente com Trissomia 21 e baixa visão, no sentido de promover e melhorar a sua capacidade de leitura e promover a sua funcionalidade e autonomia. Para o efeito, desenhou-se uma intervenção centrada no adolescente, que se desenvolveu ao longo de 22 sessões, umas presencias, outras on-line, fruto das contingências associadas à Pandemia de COVID- 19. A intervenção baseou-se na metodologia da Psicogénese, leitura de recursos diversos e criação de narrativas baseadas na escrita criativa/afetiva. No presente projeto, a intervenção tomou como ponto de partida a família e as suas preocupações, e a partir daí traçou-se um planeamento com estratégias alcançáveis dentro da metodologia da psicogénese (Ferreiro, 2007). À medida que a intervenção progrediu, constatou-se a melhoria da autoestima, estimulando-se o gosto por aprender do aluno e podemos referir que o aluno, no final da intervenção, alcançou os objetivos propostos que foram: i) reconhecer o alfabeto e as formas das letras de máquina minúsculas e maiúsculas; ii) codificar e descodificar palavras e textos com letras de máquina minúscula e maiúscula, assim como iii) fazer composições de forma autónoma.Morgado, Catarina Isabel Rodrigues, 1977-Repositório ComumFerreira, Shirlei Costa Figueiredo2022-03-07T09:51:29Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39615202945944porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/39615Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:26.662890Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento das competências da leitura e da escrita num adolescente com trissomia 21 |
title |
Desenvolvimento das competências da leitura e da escrita num adolescente com trissomia 21 |
spellingShingle |
Desenvolvimento das competências da leitura e da escrita num adolescente com trissomia 21 Ferreira, Shirlei Costa Figueiredo Leitura Escrita Trissomia 21 Psicogénese |
title_short |
Desenvolvimento das competências da leitura e da escrita num adolescente com trissomia 21 |
title_full |
Desenvolvimento das competências da leitura e da escrita num adolescente com trissomia 21 |
title_fullStr |
Desenvolvimento das competências da leitura e da escrita num adolescente com trissomia 21 |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento das competências da leitura e da escrita num adolescente com trissomia 21 |
title_sort |
Desenvolvimento das competências da leitura e da escrita num adolescente com trissomia 21 |
author |
Ferreira, Shirlei Costa Figueiredo |
author_facet |
Ferreira, Shirlei Costa Figueiredo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Morgado, Catarina Isabel Rodrigues, 1977- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Shirlei Costa Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Escrita Trissomia 21 Psicogénese |
topic |
Leitura Escrita Trissomia 21 Psicogénese |
description |
Este projeto de investigação-ação pretendeu analisar e avaliar as competências da leitura e da escrita num adolescente com Trissomia 21 e baixa visão, no sentido de promover e melhorar a sua capacidade de leitura e promover a sua funcionalidade e autonomia. Para o efeito, desenhou-se uma intervenção centrada no adolescente, que se desenvolveu ao longo de 22 sessões, umas presencias, outras on-line, fruto das contingências associadas à Pandemia de COVID- 19. A intervenção baseou-se na metodologia da Psicogénese, leitura de recursos diversos e criação de narrativas baseadas na escrita criativa/afetiva. No presente projeto, a intervenção tomou como ponto de partida a família e as suas preocupações, e a partir daí traçou-se um planeamento com estratégias alcançáveis dentro da metodologia da psicogénese (Ferreiro, 2007). À medida que a intervenção progrediu, constatou-se a melhoria da autoestima, estimulando-se o gosto por aprender do aluno e podemos referir que o aluno, no final da intervenção, alcançou os objetivos propostos que foram: i) reconhecer o alfabeto e as formas das letras de máquina minúsculas e maiúsculas; ii) codificar e descodificar palavras e textos com letras de máquina minúscula e maiúscula, assim como iii) fazer composições de forma autónoma. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-07T09:51:29Z 2022-01-01T00:00:00Z 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/39615 202945944 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/39615 |
identifier_str_mv |
202945944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130036211548160 |