Educação para a cidadania global: Um estudo de caso na Escola Artística António Arroio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Natacha Moreira da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/30177
Resumo: A Educação para a Cidadania visa formar cidadãos e cidadãs capazes de contribuir para o Desenvolvimento Sustentável, tendo em conta as dimensões económica, social e ambiental, garantindo o equilíbrio entre as necessidades presentes e as futuras gerações. Neste contexto, as Escolas têm um papel fundamental na promoção de uma educação de qualidade que desenvolva as competências, os valores e as atitudes necessárias para tomar decisões informadas tendo como referência os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A Cidadania Global constitui uma abordagem que realça a dimensão global da Educação para a Cidadania e impacto nas políticas, no ensino e na aprendizagem. Considerando a obrigatoriedade da Educação para a Cidadania nos curricula escolares, esta investigação pretende analisar de que forma é abordada e apreendida pelo(a)s estudantes, assim como, eventuais influências na adoção de comportamentos ou atitudes enquanto cidadãos globais. Para tal, foi realizado um estudo na Escola Artística António Arroio mediante a aplicação de questionários a 33 estudantes e entrevistas a 4 docentes do 11º ano de escolaridade no ano letivo de 2022/2023. Os resultados permitiram compreender o modelo educativo adotado pela Escola e as perspetivas sobre a Educação para a Cidadania, sendo que relativamente ao conceito de Cidadania Global, houve uma diversidade de opiniões e práticas, destacando-se a transformação social e a sustentabilidade como valores essenciais. As recomendações para o futuro incluem projetos que promovam uma abordagem mais integrada, reforçando o conhecimento no contexto escolar, ligando a aprendizagem ao ambiente circundante e incluindo temas mais amplos com os quais os alunos se possam identificar.
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