Aprendizagem baseada em problemas no ensino profissional : aplicação a uma turma do 12º ano do curso de turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braz, Nuno Manuel da Costa, 1977-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/33072
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
id RCAP_d895246e18702493bce191ac5ed3ce13
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/33072
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem baseada em problemas no ensino profissional : aplicação a uma turma do 12º ano do curso de turismoAprendizagem baseada em problemasEnsino profissionalAutoregulaçãoGestão de eventosRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017Este estudo teve como finalidade analisar a melhoria das aprendizagens resultante de um processo de ensino-aprendizagem concebido com base na metodologia por resolução de problemas. Para isso, pretendeu-se adaptar a metodologia às dificuldades e competências dos alunos, no contexto da prática de ensino supervisionada. Na investigação optou-se pelo paradigma interpretativo, adotando-se uma abordagem qualitativa, na qual se valorizaram as perspetivas e os significados atribuídos pelos participantes, descrevendo as potencialidades e as dificuldades sentidas nas atividades desenvolvidas e as mudanças decorrentes da intervenção. A investigação foi realizada segundo as modalidades de investigação sobre a prática e de estudo de caso. Neste estudo participaram os alunos inscritos na disciplina de operações técnicas em empresas turísticas do 12º ano do curso profissional de técnico de turismo da Escola Básica e Secundária Passos Manuel. A intervenção incidiu na organização de um evento escolar, aplicando-se uma variante da aprendizagem baseada em problemas no módulo de organização e gestão de eventos. Os dados desta investigação foram recolhidos através de diário de campo com observação participante e de entrevista. No processo de análise, os dados foram codificados e categorizados para facilitar a produção de significado. Os alunos consideraram que a abordagem reforçou a sua autonomia, iniciativa e autoconfiança e motivaram-se pela participação na tomada de decisões. Os resultados revelaram que, com o decorrer das atividades e a necessidade de progressivamente assumirem um papel mais ativo, os alunos ultrapassaram as suas dificuldades e limitações iniciais. Adquirir competências de autorregulação foi importante para a aprendizagem dos alunos e permitiu-lhes desenvolver importantes competências profissionais. Os professores, apesar do reconhecerem os desafios da implementação da abordagem baseada em problemas, atestaram aprendizagens mais significativas e duradouras. A reflexão sobre a prática profissional destacou o valor da facilitação da aprendizagem.This study had the purpose of analysing the improvement in students’ learning due to a learning and teaching process based on the problem-solving methodology. To this end, it aimed to adapt that methodology to the students’ difficulties and skills, under the course of supervised teaching practice. The research followed an interpretive model with a qualitative approach, focusing on the participants’ perspective and meaning, describing the potential and difficulties felt in the activities and the changes caused by the program. The research is specifically researching practice and study case. The students enrolled in the course technical operations of tourism enterprises on the 12th year of the vocational course for technician in tourism at the Elementary and Secondary School Passos Manuel participated in this study. The program focused on the organization of a school event, employing a problem based learning variety in the module of events’ organization and management. The data collection was held through a field diary with participant observation and interview. Data analysis included coding and categorisation to produce meaning. The students said the approach strengthened their autonomy, initiative and self-confidence, being motivated by participation in decision making. The results show that, as activities progressed and students gradually were required to take a more active role, they overcame their original issues and constraints. Acquiring selfregulated skills was important in students’ learning and allowed for critical professional skills development. Despite recognizing the challenges of implementing a problem based approach, teachers found a more meaningful and lasting learning. Reflection on professional practice focused on the value of learning facilitation.Cerdeira, Luísa, 1956-Repositório da Universidade de LisboaBraz, Nuno Manuel da Costa, 1977-2018-05-02T15:02:30Z20172017-10-092017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33072TID:201916290porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:27:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33072Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:15.350267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas no ensino profissional : aplicação a uma turma do 12º ano do curso de turismo
title Aprendizagem baseada em problemas no ensino profissional : aplicação a uma turma do 12º ano do curso de turismo
spellingShingle Aprendizagem baseada em problemas no ensino profissional : aplicação a uma turma do 12º ano do curso de turismo
Braz, Nuno Manuel da Costa, 1977-
Aprendizagem baseada em problemas
Ensino profissional
Autoregulação
Gestão de eventos
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Aprendizagem baseada em problemas no ensino profissional : aplicação a uma turma do 12º ano do curso de turismo
title_full Aprendizagem baseada em problemas no ensino profissional : aplicação a uma turma do 12º ano do curso de turismo
title_fullStr Aprendizagem baseada em problemas no ensino profissional : aplicação a uma turma do 12º ano do curso de turismo
title_full_unstemmed Aprendizagem baseada em problemas no ensino profissional : aplicação a uma turma do 12º ano do curso de turismo
title_sort Aprendizagem baseada em problemas no ensino profissional : aplicação a uma turma do 12º ano do curso de turismo
author Braz, Nuno Manuel da Costa, 1977-
author_facet Braz, Nuno Manuel da Costa, 1977-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cerdeira, Luísa, 1956-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Braz, Nuno Manuel da Costa, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas
Ensino profissional
Autoregulação
Gestão de eventos
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem baseada em problemas
Ensino profissional
Autoregulação
Gestão de eventos
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-10-09
2017-01-01T00:00:00Z
2018-05-02T15:02:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/33072
TID:201916290
url http://hdl.handle.net/10451/33072
identifier_str_mv TID:201916290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134412275712000