Aprendizagem baseada em problemas no ensino profissional : aplicação a uma turma do 12º ano do curso de turismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/33072 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017 |
id |
RCAP_d895246e18702493bce191ac5ed3ce13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/33072 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem baseada em problemas no ensino profissional : aplicação a uma turma do 12º ano do curso de turismoAprendizagem baseada em problemasEnsino profissionalAutoregulaçãoGestão de eventosRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017Este estudo teve como finalidade analisar a melhoria das aprendizagens resultante de um processo de ensino-aprendizagem concebido com base na metodologia por resolução de problemas. Para isso, pretendeu-se adaptar a metodologia às dificuldades e competências dos alunos, no contexto da prática de ensino supervisionada. Na investigação optou-se pelo paradigma interpretativo, adotando-se uma abordagem qualitativa, na qual se valorizaram as perspetivas e os significados atribuídos pelos participantes, descrevendo as potencialidades e as dificuldades sentidas nas atividades desenvolvidas e as mudanças decorrentes da intervenção. A investigação foi realizada segundo as modalidades de investigação sobre a prática e de estudo de caso. Neste estudo participaram os alunos inscritos na disciplina de operações técnicas em empresas turísticas do 12º ano do curso profissional de técnico de turismo da Escola Básica e Secundária Passos Manuel. A intervenção incidiu na organização de um evento escolar, aplicando-se uma variante da aprendizagem baseada em problemas no módulo de organização e gestão de eventos. Os dados desta investigação foram recolhidos através de diário de campo com observação participante e de entrevista. No processo de análise, os dados foram codificados e categorizados para facilitar a produção de significado. Os alunos consideraram que a abordagem reforçou a sua autonomia, iniciativa e autoconfiança e motivaram-se pela participação na tomada de decisões. Os resultados revelaram que, com o decorrer das atividades e a necessidade de progressivamente assumirem um papel mais ativo, os alunos ultrapassaram as suas dificuldades e limitações iniciais. Adquirir competências de autorregulação foi importante para a aprendizagem dos alunos e permitiu-lhes desenvolver importantes competências profissionais. Os professores, apesar do reconhecerem os desafios da implementação da abordagem baseada em problemas, atestaram aprendizagens mais significativas e duradouras. A reflexão sobre a prática profissional destacou o valor da facilitação da aprendizagem.This study had the purpose of analysing the improvement in students’ learning due to a learning and teaching process based on the problem-solving methodology. To this end, it aimed to adapt that methodology to the students’ difficulties and skills, under the course of supervised teaching practice. The research followed an interpretive model with a qualitative approach, focusing on the participants’ perspective and meaning, describing the potential and difficulties felt in the activities and the changes caused by the program. The research is specifically researching practice and study case. The students enrolled in the course technical operations of tourism enterprises on the 12th year of the vocational course for technician in tourism at the Elementary and Secondary School Passos Manuel participated in this study. The program focused on the organization of a school event, employing a problem based learning variety in the module of events’ organization and management. The data collection was held through a field diary with participant observation and interview. Data analysis included coding and categorisation to produce meaning. The students said the approach strengthened their autonomy, initiative and self-confidence, being motivated by participation in decision making. The results show that, as activities progressed and students gradually were required to take a more active role, they overcame their original issues and constraints. Acquiring selfregulated skills was important in students’ learning and allowed for critical professional skills development. Despite recognizing the challenges of implementing a problem based approach, teachers found a more meaningful and lasting learning. Reflection on professional practice focused on the value of learning facilitation.Cerdeira, Luísa, 1956-Repositório da Universidade de LisboaBraz, Nuno Manuel da Costa, 1977-2018-05-02T15:02:30Z20172017-10-092017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33072TID:201916290porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:27:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33072Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:15.350267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem baseada em problemas no ensino profissional : aplicação a uma turma do 12º ano do curso de turismo |
title |
Aprendizagem baseada em problemas no ensino profissional : aplicação a uma turma do 12º ano do curso de turismo |
spellingShingle |
Aprendizagem baseada em problemas no ensino profissional : aplicação a uma turma do 12º ano do curso de turismo Braz, Nuno Manuel da Costa, 1977- Aprendizagem baseada em problemas Ensino profissional Autoregulação Gestão de eventos Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Aprendizagem baseada em problemas no ensino profissional : aplicação a uma turma do 12º ano do curso de turismo |
title_full |
Aprendizagem baseada em problemas no ensino profissional : aplicação a uma turma do 12º ano do curso de turismo |
title_fullStr |
Aprendizagem baseada em problemas no ensino profissional : aplicação a uma turma do 12º ano do curso de turismo |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem baseada em problemas no ensino profissional : aplicação a uma turma do 12º ano do curso de turismo |
title_sort |
Aprendizagem baseada em problemas no ensino profissional : aplicação a uma turma do 12º ano do curso de turismo |
author |
Braz, Nuno Manuel da Costa, 1977- |
author_facet |
Braz, Nuno Manuel da Costa, 1977- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cerdeira, Luísa, 1956- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braz, Nuno Manuel da Costa, 1977- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem baseada em problemas Ensino profissional Autoregulação Gestão de eventos Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aprendizagem baseada em problemas Ensino profissional Autoregulação Gestão de eventos Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-10-09 2017-01-01T00:00:00Z 2018-05-02T15:02:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/33072 TID:201916290 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/33072 |
identifier_str_mv |
TID:201916290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134412275712000 |