A aprendizagem baseada em problemas no desenvolvimento de competências numa turma de 11º ano do ensino profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/53625 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
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A aprendizagem baseada em problemas no desenvolvimento de competências numa turma de 11º ano do ensino profissionalAprendizagem baseada em problemasCompetênciasPensamento críticoEnsino profissionalRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021Este relatório debruça-se sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no âmbito da disciplina Introdução à Prática Profissional IV do Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. A partir de uma abordagem qualitativa, o presente relatório tem como objetivo descrever, analisar e refletir sobre a intervenção letiva realizada numa turma do 11º ano do Curso Profissional de Técnico/a de Secretariado, na disciplina de Técnicas de Secretariado, numa escola da região de Lisboa. Os conteúdos foram lecionados durante o ano letivo de 2019/2020 e reportam-se à unidade 14, Circuito da documentação, que faz parte do Tema VI – Gestão da Informação. O impacto das transformações sociais, culturais, económicas e tecnológicas no sistema educativo tem obrigado a repensar-se o tipo de competências que os alunos necessitam para os ajudar a lidar com os desafios da sociedade global, cada vez mais tecnológica. Assim, a premência pela aquisição de conhecimentos e, sobretudo, o desenvolvimento de competências para aprender, sociais e digitais acaba por se refletir nas práticas pedagógicas. Neste contexto, interessou-me compreender como as metodologias de aprendizagem ativas e, em específico, a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), podem potenciar o desenvolvimento e ajudar na melhoria do pensamento crítico, da resolução de problemas e da cooperação, consideradas capacidades importantes ao nível da empregabilidade. Deste modo, foram propostas atividades em grupo de pesquisa e investigação e de debate com a finalidade de levar os alunos a encontrar soluções para as situações-problema da digitalização do circuito da correspondência, em que se procurou integrar as TIC. Apesar das diversas restrições tecnológicas e da interrupção da PES devido à pandemia da Covid-19, pude verificar os benefícios da utilização da ABP, que se traduziram, principalmente, num aumento do interesse e curiosidade dos alunos. Os resultados deste trabalho investigativo mostraram que a utilização da ABP não corresponde ao tipo de ensino a que os alunos estejam muito habituados em sala de aula. Não obstante, esta abordagem metodológica parece apresentar mais-valias na potenciação do pensamento crítico, resolução de problemas e da cooperação.This report focuses on the Supervised Teaching Practice (STP) which took place during the course in Introduction to Professional Practice IV as part of the Master in Teaching Economics and Accounting of the Institute of Education of the University of Lisbon. Using a qualitative approach, this report aims to describe, analyse and reflect on the teaching intervention in an 11th year class of the Professional Secretarial Technician Course, in Secretarial Techniques in a school in the Lisbon region. The contents were taught during the school year 2019/2020 and refer to unit 14, Circuit of documentation, which is part of Module VI - Information Management. The impact of socio-economic, cultural, and technological changes on the educational system compelled it to rethink the kind of skills that students need to acquire within an increasingly technological global society. There is a sense of urgency for the acquisition of knowledge, and above all for the development of learning, social and digital skills which are reflected in the pedagogical practices adopted. In this context, I examined the role that active learning methodologies, and in particular Problem-Based Learning (PBL), could play in the development and improvement of critical thinking, problem solving and cooperation, which are regarded as important skills in terms of employability. Thus, group activities as research, investigation and debate were proposed to help students to find solutions to the problem-situations about the digitalisation regarding the correspondence circuit, seeking to integrate ICT. Despite the various technological constraints and the interruption of STP due to the Covid-19 pandemic, I was able to verify the benefits of using PBL, which mainly translated into an increase in students' interest and curiosity. The results showed that the use of PBL does not correspond to the kind of teaching that students are much used to in the classroom. Nevertheless, this methodological approach seems to be an asset in leveraging critical thinking, problem solving and cooperation.Rodrigues, Ana Luísa Fonseca, 1974-Repositório da Universidade de LisboaFernandes, Maria Fernanda Gonçalves2022-07-04T12:54:21Z20212021-11-122021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53625porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:59:36Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53625Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:34.777985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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