O ensino da escrita para contextos profissionais
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/110850 |
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O ensino da escrita para contextos profissionaisTeaching writing for professional contextsthe case of the cover letterA produção de carta de apresentação de resposta a anúncio de empregoWritingProfessional contextsCover letterText genreSocio-discursive interactionismEscritaContextos profissionaisCarta de Apresentação de resposta a anúncio de empregoGénero textualInteracionismo SociodiscursivoUIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020A escrita dos sujeitos muda ao longo do tempo, com o amadurecimento pessoal e as suas experiências de vida. Este facto justifica o ensino formal de géneros textuais que os sujeitos tenham produzido anteriormente ou que julguem dominar. Tal é o caso dos textos associados ao contexto profissional. Exemplificando como o ensino de língua poderá ser mobilizado para a vida profissional ativa, este trabalho apresentará os resultados decorrentes de uma implementação didática dedicada à carta de apresentação de resposta a anúncio de emprego que acompanha o currículo, num curso técnico e superior profissional. A investigação segue os princípios so-ciointeracionistas de ensino dos géneros textuais e respetivas análise e descrição do género a partir das produções textuais iniciais e finais dos alunos. Este trabalho compreenderá uma análise qualitativa e contrastiva das práticas textuais dos alunos na produção inicial e na produção final, a partir da arquitetura interna dos textos (e os respetivos planos da infraestrutura geral dos textos, dos mecanismos de textualização e dos mecanismos de responsabilização enunciativa), depois de treinado um plano de texto específico. Apesar de os alunos já terem contactado com o referido género em anteriores contextos formais de ensino e/ou de trabalho, a análise demonstra que alguns dos obstáculos para uma redação com sucesso são a adequação ao registo formal e a falta de uma representação equilibrada do sujeito perante o empregador, associados à resistência em escrever, observada em sala de aula, o que significa que a própria escrita não é entendida como objeto de treino. // The way people write tend to change through the course of a lifetime as a consequence of their own personal growth and life experiences. This assumption supports the formal teaching of text genres that have been either previously produced by individuals at some stage or that those consider to master – this is thus the case of the texts used within professional contexts. By showing that the teaching of a language can be used on behalf of active professional contexts, this paper aims at introducing the results coming from a didactic approach to the cover letter within the context of a higher education professional course. The work developed follows the socio-interactional fundamentals underlying the teaching of text genres along with the corresponding analysis and description of the genre itself arising from the former and final texts produced by the students. Following the students having being trained in a specific text plan, the work presented here aims then at showing a qualitative and comparative analysis of the student ́s textual practices at their early and final stages, bearing in mind the internal architecture of texts (and also the corresponding infrastructural plan of texts, textual mechanisms and mechanisms for enunciative responsibility). Even though the students have previously been acquainted with the text genre at hand in other formal contexts (teaching or professional contexts), a direct observation of the work handled in the classroom leads to the conclusion that some of the setbacks for a successful writing are the need to use a formal register and also the absence of a proper representation of the applicants towards the employer, along with a clear resistance to writing (in this case, for professional purposes), leading us to conclude that writing itself is not seen as an object of training.Centro de Linguística da UNL (CLUNL)RUNTeixeira, Carla2021-01-27T23:39:34Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article23application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/110850por1647-3582PURE: 27021104https://doi.org/10.34624/id.v12i2.17475info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:54:43Zoai:run.unl.pt:10362/110850Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:41:44.186260Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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