Análise de um modelo de negócio no contexto da nova economia de partilha
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/45115 |
Resumo: | Trabalho de projeto de mestrado em Matemática Aplicada à Economia e Gestão, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2020 |
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Análise de um modelo de negócio no contexto da nova economia de partilhaPartilhaConveniênciaTecnologiaMarketplaceMercado alimentarMarkovTeses de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::MatemáticasTrabalho de projeto de mestrado em Matemática Aplicada à Economia e Gestão, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2020O sucesso de plataformas como a Uber ou o Airbnb na última década veio desencadear uma grande alteração no comportamento dos consumidores no que diz respeito à compra de produtos, aquisição de serviços e, por conseguinte, à contratação de profissionais. O contínuo aparecimento de modelos baseados em “partilha”, “colaboração”, “aluguer” e “confiança” introduziram o consumidor a uma nova realidade onde a experiência que é desejada não é necessariamente garantida pela compra de um produto, mas antes pelo acesso ao mesmo. Tal veio possibilitar a optimização e rentabilização de bens que, de outra forma, teriam um excesso de capacidade que nunca seria aproveitado. Este novo tipo de consumo colaborativo, tipicamente designado como “Economia de Partilha”, pressupõe uma participação activa dos indivíduos particulares, que não agem apenas como meros “compradores”, tal como o fazem em sistemas mais tradicionais. Dada a contínua procura de conveniência, conforto e melhor qualidade de vida, este movimento tem já um forte impacto em vários sectores, pelo que o seu crescimento tenderá a continuar. O presente trabalho tem como intuito compreender a emergência deste fenómeno e, nesse âmbito, estudar a possibilidade de desenvolvimento de um modelo de partilha em Portugal. Para tal, foi efectuada uma revisão de literatura, onde se aborda a forma como os modelos de negócio desta economia são concebidos, os sectores onde actualmente estão presentes, os seus impactos e o que justifica a sua recente actuação. Com o surgimento de modelos baseados tanto na oferta de produtos como de serviços, a indústria alimentar destaca-se pelo facto de os modelos mais predominantes oferecerem uma combinação dos dois, ao providenciarem a refeição (produto) e a respectiva entrega (serviço). Assim, foi escolhido o sector alimentar para uma análise mais profunda e como enquadramento de um potencial projecto a desenvolver: uma plataforma que permite a troca de refeições entre indivíduos particulares. Deste modo, partiu-se também para uma análise do contexto português, mais precisamente em Lisboa, a nível de concorrência, regulação e receptividade para o projecto hipotético em estudo. Finalmente, foi efectuada a análise de um caso prático de uma startup a actuar em Lisboa neste contexto. Tal consistiu numa análise exploratória de dados reais, suportada pela aplicação do modelo multi-estado de Markov.The success of platforms like Uber or Airbnb in the last decade has generated a major change in the behavior of consumers regarding products purchase, services acquisition and, therefore, in the hiring of professionals. The continuous emergence of models based on “sharing”, “collaboration”, “rental” and “trust” introduced the consumer to a new reality where the desired experience is not necessarily guaranteed by the purchase of a product, but rather by its access. This enabled the optimization and profitability of an asset that would otherwise have an excess capacity that would never be used. This new type of collaborative consumption, typically known as “Sharing Economy”, is based in the active participation of private individuals, who do not simply act as mere “buyers” as they do in more traditional systems. Given the continuous search for convenience, comfort and a better quality of life, this movement is already impacting several sectors, so its growth will tend to continue. This essay aims to understand the emergence of this phenomenon and, in this context, to study the possibility of developing a sharing model in Portugal. For this purpose, a literature review was carried out, addressing the way in which the business models of this economy are conceived, the sectors in which they are currently present, their impacts and what justifies their recent activity. With the emergence of models based in the offer of both products and services, the food industry stands out since most of the prevalent models offer a combination of the two, by providing the meal (product) and its delivery (service). Therefore, the food sector was chosen for a deeper analysis and as a framework for a potential project to develop: a platform that allows the exchange of meals between private individuals. Thus, an analyze of the portuguese context was also done, more precisely regarding Lisbon, in terms of competition, regulation and receptivity for the hypothetical project under study. Finally, a case study analysis of a startup operating in Lisbon in this context was carried out. This consisted of an exploratory analysis of real data, supported by the application of the multi-state Markov model.Telhada, João Miguel Paixão,1971-Fonseca, Raquel JoãoRepositório da Universidade de LisboaFigueira, Ana Marta Pé-Leve2020-12-03T15:51:51Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/45115TID:202607925pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:46:38Zoai:repositorio.ul.pt:10451/45115Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:57:36.400693Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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