Análise da Educação Online na Pandemia de Covid-19 a partir da Teoria Crítica da Tecnologia de Feenberg
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25749/sis.28797 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar os desafios e as possibilidades da mediação tecnológica na educação online durante a pandemia de Covid-19 a partir da teoria crítica da tecnologia de Andrew Feenberg. Destaca-se a tensão entre os significados atribuídos à tecnologia e sua implicação na análise do uso da tecnologia educacional. Como procedimento metodológico, adotou-se a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Para a abordagem crítica da tecnologia e sua relação com a educação, foram selecionados os trabalhos de Feenberg e Selwyn. Para a análise do uso intensivo de tecnologia na educação online no contexto da pandemia, foram selecionados artigos publicados entre 2020 e 2022 que problematizam o chamado ensino remoto. Como conclusão, identificou-se que as tensões e os desafios da mediação tecnológica na educação demandam respostas que superem a simples adesão ou negação da tecnologia. |
id |
RCAP_d8a5f3d8ba3b835731eddd33abb4d4b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/28797 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise da Educação Online na Pandemia de Covid-19 a partir da Teoria Crítica da Tecnologia de FeenbergAnálisis de la Educación en Línea Durante la Pandemia de Covid-19 desde la Perspectiva de la Teoría Crítica de la Tecnología de FeenbergAnálise da Educação Online na Pandemia de Covid-19 a partir da Teoria Crítica da Tecnologia de FeenbergArticlesEste artigo tem como objetivo analisar os desafios e as possibilidades da mediação tecnológica na educação online durante a pandemia de Covid-19 a partir da teoria crítica da tecnologia de Andrew Feenberg. Destaca-se a tensão entre os significados atribuídos à tecnologia e sua implicação na análise do uso da tecnologia educacional. Como procedimento metodológico, adotou-se a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Para a abordagem crítica da tecnologia e sua relação com a educação, foram selecionados os trabalhos de Feenberg e Selwyn. Para a análise do uso intensivo de tecnologia na educação online no contexto da pandemia, foram selecionados artigos publicados entre 2020 e 2022 que problematizam o chamado ensino remoto. Como conclusão, identificou-se que as tensões e os desafios da mediação tecnológica na educação demandam respostas que superem a simples adesão ou negação da tecnologia.This article aims to analyse the challenges and possibilities of technological mediation in online education during the Covid-19 pandemic from the perspective of Andrew Feenberg's critical theory of technology. The tension between the meanings attributed to technology and its implication in the analysis of the use of educational technology is highlighted. As a methodological approach, qualitative bibliographic research was adopted. To address a critical approach to technology and its relation with education, the works of Feenberg and Selwyn were selected. For the analysis of the intensive use of technology in online education in the context of the pandemic, articles published between 2020 and 2022 that problematize remote teaching were selected. In conclusion, it was identified that the tensions and challenges of technological mediation in education require responses that go beyond the simple adherence or rejection of technology.Este artículo tiene como objetivo analizar los desafíos y las posibilidades de la mediación tecnológica en la educación en línea durante la pandemia de Covid-19 desde la perspectiva de la teoría crítica de la tecnología de Andrew Feenberg. Se destaca la tensión entre los significados atribuidos a la tecnología y su implicación en el análisis del uso de la tecnología educativa. Como enfoque metodológico, se adoptó la investigación bibliográfica cualitativa. Para un enfoque crítico de la tecnología y su relación con la educación, se seleccionaron los trabajos de Feenberg y Selwyn. Para el análisis del uso intensivo de la tecnología en la educación en línea en el contexto de la pandemia, se seleccionaron artículos publicados entre 2020 y 2022 que problematizan la denominada educación a distancia. Como conclusión, se identificó que las tensiones y los desafíos de la mediación tecnológica en la educación requieren respuestas que vayan más allá de la simple adhesión o negación de la tecnología.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)2023-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25749/sis.28797por2182-96402182-8474Saldanha, Luís Cláudio Dallierinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-03T08:15:21Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/28797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:35.999076Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da Educação Online na Pandemia de Covid-19 a partir da Teoria Crítica da Tecnologia de Feenberg Análisis de la Educación en Línea Durante la Pandemia de Covid-19 desde la Perspectiva de la Teoría Crítica de la Tecnología de Feenberg Análise da Educação Online na Pandemia de Covid-19 a partir da Teoria Crítica da Tecnologia de Feenberg |
title |
Análise da Educação Online na Pandemia de Covid-19 a partir da Teoria Crítica da Tecnologia de Feenberg |
spellingShingle |
Análise da Educação Online na Pandemia de Covid-19 a partir da Teoria Crítica da Tecnologia de Feenberg Saldanha, Luís Cláudio Dallier Articles |
title_short |
Análise da Educação Online na Pandemia de Covid-19 a partir da Teoria Crítica da Tecnologia de Feenberg |
title_full |
Análise da Educação Online na Pandemia de Covid-19 a partir da Teoria Crítica da Tecnologia de Feenberg |
title_fullStr |
Análise da Educação Online na Pandemia de Covid-19 a partir da Teoria Crítica da Tecnologia de Feenberg |
title_full_unstemmed |
Análise da Educação Online na Pandemia de Covid-19 a partir da Teoria Crítica da Tecnologia de Feenberg |
title_sort |
Análise da Educação Online na Pandemia de Covid-19 a partir da Teoria Crítica da Tecnologia de Feenberg |
author |
Saldanha, Luís Cláudio Dallier |
author_facet |
Saldanha, Luís Cláudio Dallier |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saldanha, Luís Cláudio Dallier |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Articles |
topic |
Articles |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar os desafios e as possibilidades da mediação tecnológica na educação online durante a pandemia de Covid-19 a partir da teoria crítica da tecnologia de Andrew Feenberg. Destaca-se a tensão entre os significados atribuídos à tecnologia e sua implicação na análise do uso da tecnologia educacional. Como procedimento metodológico, adotou-se a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Para a abordagem crítica da tecnologia e sua relação com a educação, foram selecionados os trabalhos de Feenberg e Selwyn. Para a análise do uso intensivo de tecnologia na educação online no contexto da pandemia, foram selecionados artigos publicados entre 2020 e 2022 que problematizam o chamado ensino remoto. Como conclusão, identificou-se que as tensões e os desafios da mediação tecnológica na educação demandam respostas que superem a simples adesão ou negação da tecnologia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25749/sis.28797 |
url |
https://doi.org/10.25749/sis.28797 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9640 2182-8474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134147856302080 |