Liderança e gestão de conflito na escola: Escola Magistério de Ondjiva, "Dr. António Agostinho Neto" e Escola Liceu Padre Carlos Mittelberger de Omupanda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tekulovanu, Emanuel Hermenegildo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/18431
Resumo: Os estilos de liderança e a gestão de conflitos na escola tem vindo assumir um crescente relevo no discurso e nas práticas desenvolvidas pelos diretores das escolas. Neste estudo centramo-nos nos efeitos dos estilos de liderança na gestão de conflitos na escola, especialmente na relação entre os estilos de liderança dos diretores da escola e o estilo de resolução de conflitos que estes utilizam na solução das tensões naturais que emergem nas escolas. Assume como objeto de estudo a compreensão do impacto do estilo de liderança na gestão de conflitos na escola. O objetivo principal foi conhecer e compreender a perceção dos estilos de liderança praticados pelos diretores das escolas em estudo, na opinião dos professores, através da aplicação de um inquérito por questionário que integra duas vertentes de análise: a primeira por meio da versão reduzida do Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ), cujo objetivo é retirar indicadores sobre o estilo de liderança; e a segunda através da Escala de gestão de conflito ROCI-II (Rahim Organizational Conflict Inventory), cujo fim consiste em inferir melhores práticas na gestão de conflitos. A recolha de informação foi efetuada nas duas escolas públicas da província do Cunene, Angola. O nosso estudo é de natureza eminentemente quantitativa e exploratória. Nele participaram 58 docentes da escola de Magistério e 19 docentes da escola de Omupanda. Os nossos resultados colocam em evidência a existência de liderança percecionada semelhante entre duas escolas. A liderança transformacional revelou ser uma preditora do estilo de gestão de conflito via compromisso. Porém, constata-se a existência de correlações positivas e significativas entre o estilo de liderança transformacional, transacional, "laissez-faire" e gestão de conflito por integração. Implicações teóricas e práticas destes resultados são analisadas no nosso trabalho, reforçando a centralidade da liderança e gestão dos conflitos em contexto escolar.
id RCAP_d8a60372c637f9ab29cf602d2a14630d
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/18431
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Liderança e gestão de conflito na escola: Escola Magistério de Ondjiva, "Dr. António Agostinho Neto" e Escola Liceu Padre Carlos Mittelberger de OmupandaLiderançaGestão de conflitosGestão escolarAngolaÁfrica AustralLeadershipConflict management and schoolOs estilos de liderança e a gestão de conflitos na escola tem vindo assumir um crescente relevo no discurso e nas práticas desenvolvidas pelos diretores das escolas. Neste estudo centramo-nos nos efeitos dos estilos de liderança na gestão de conflitos na escola, especialmente na relação entre os estilos de liderança dos diretores da escola e o estilo de resolução de conflitos que estes utilizam na solução das tensões naturais que emergem nas escolas. Assume como objeto de estudo a compreensão do impacto do estilo de liderança na gestão de conflitos na escola. O objetivo principal foi conhecer e compreender a perceção dos estilos de liderança praticados pelos diretores das escolas em estudo, na opinião dos professores, através da aplicação de um inquérito por questionário que integra duas vertentes de análise: a primeira por meio da versão reduzida do Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ), cujo objetivo é retirar indicadores sobre o estilo de liderança; e a segunda através da Escala de gestão de conflito ROCI-II (Rahim Organizational Conflict Inventory), cujo fim consiste em inferir melhores práticas na gestão de conflitos. A recolha de informação foi efetuada nas duas escolas públicas da província do Cunene, Angola. O nosso estudo é de natureza eminentemente quantitativa e exploratória. Nele participaram 58 docentes da escola de Magistério e 19 docentes da escola de Omupanda. Os nossos resultados colocam em evidência a existência de liderança percecionada semelhante entre duas escolas. A liderança transformacional revelou ser uma preditora do estilo de gestão de conflito via compromisso. Porém, constata-se a existência de correlações positivas e significativas entre o estilo de liderança transformacional, transacional, "laissez-faire" e gestão de conflito por integração. Implicações teóricas e práticas destes resultados são analisadas no nosso trabalho, reforçando a centralidade da liderança e gestão dos conflitos em contexto escolar.Leadership styles and conflict management at school have become increasingly prominent in the discourse and practices developed by school principals. This study focuses on the effects of these leadership styles by school principals to resolve school tensions. In way to identify and understand the leadership styles practiced by the principals we ran a survey by questionnaire among teachers. The survey captured teachers’ perception on that subject and had two levels of analysis: identifying indicators on leadership style, through a smaller version of the Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ); and to reach the best practices in conflict management, through the Rahim Organizational Conflict Inventory (ROCI-II). Data collection was carried out in the two public schools of the province of Cunene, Angola. The survey was completed by 58 teachers at the Teaching School and 19 teachers at the Omupanda School. Thus, the study has an eminent quantitative and exploratory nature. The results highlight the existence of similar perceptions of leadership among teachers from the two schools. Transformational leadership has proved to be a predictor of conflict management style via compromise. However, the existence of positive and significant correlations between the transformational, transactional, "laissez-faire" style of leadership and conflict management by integration is verified. Theoretical and practical implications of these results are analyzed in the study, reinforcing the centrality of leadership and conflict management styles in the school context.2019-07-10T11:44:01Z2018-11-30T00:00:00Z2018-11-302018-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/18431TID:202168581porTekulovanu, Emanuel Hermenegildoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:00:42Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/18431Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:32:15.001195Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Liderança e gestão de conflito na escola: Escola Magistério de Ondjiva, "Dr. António Agostinho Neto" e Escola Liceu Padre Carlos Mittelberger de Omupanda
title Liderança e gestão de conflito na escola: Escola Magistério de Ondjiva, "Dr. António Agostinho Neto" e Escola Liceu Padre Carlos Mittelberger de Omupanda
spellingShingle Liderança e gestão de conflito na escola: Escola Magistério de Ondjiva, "Dr. António Agostinho Neto" e Escola Liceu Padre Carlos Mittelberger de Omupanda
Tekulovanu, Emanuel Hermenegildo
Liderança
Gestão de conflitos
Gestão escolar
Angola
África Austral
Leadership
Conflict management and school
title_short Liderança e gestão de conflito na escola: Escola Magistério de Ondjiva, "Dr. António Agostinho Neto" e Escola Liceu Padre Carlos Mittelberger de Omupanda
title_full Liderança e gestão de conflito na escola: Escola Magistério de Ondjiva, "Dr. António Agostinho Neto" e Escola Liceu Padre Carlos Mittelberger de Omupanda
title_fullStr Liderança e gestão de conflito na escola: Escola Magistério de Ondjiva, "Dr. António Agostinho Neto" e Escola Liceu Padre Carlos Mittelberger de Omupanda
title_full_unstemmed Liderança e gestão de conflito na escola: Escola Magistério de Ondjiva, "Dr. António Agostinho Neto" e Escola Liceu Padre Carlos Mittelberger de Omupanda
title_sort Liderança e gestão de conflito na escola: Escola Magistério de Ondjiva, "Dr. António Agostinho Neto" e Escola Liceu Padre Carlos Mittelberger de Omupanda
author Tekulovanu, Emanuel Hermenegildo
author_facet Tekulovanu, Emanuel Hermenegildo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tekulovanu, Emanuel Hermenegildo
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança
Gestão de conflitos
Gestão escolar
Angola
África Austral
Leadership
Conflict management and school
topic Liderança
Gestão de conflitos
Gestão escolar
Angola
África Austral
Leadership
Conflict management and school
description Os estilos de liderança e a gestão de conflitos na escola tem vindo assumir um crescente relevo no discurso e nas práticas desenvolvidas pelos diretores das escolas. Neste estudo centramo-nos nos efeitos dos estilos de liderança na gestão de conflitos na escola, especialmente na relação entre os estilos de liderança dos diretores da escola e o estilo de resolução de conflitos que estes utilizam na solução das tensões naturais que emergem nas escolas. Assume como objeto de estudo a compreensão do impacto do estilo de liderança na gestão de conflitos na escola. O objetivo principal foi conhecer e compreender a perceção dos estilos de liderança praticados pelos diretores das escolas em estudo, na opinião dos professores, através da aplicação de um inquérito por questionário que integra duas vertentes de análise: a primeira por meio da versão reduzida do Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ), cujo objetivo é retirar indicadores sobre o estilo de liderança; e a segunda através da Escala de gestão de conflito ROCI-II (Rahim Organizational Conflict Inventory), cujo fim consiste em inferir melhores práticas na gestão de conflitos. A recolha de informação foi efetuada nas duas escolas públicas da província do Cunene, Angola. O nosso estudo é de natureza eminentemente quantitativa e exploratória. Nele participaram 58 docentes da escola de Magistério e 19 docentes da escola de Omupanda. Os nossos resultados colocam em evidência a existência de liderança percecionada semelhante entre duas escolas. A liderança transformacional revelou ser uma preditora do estilo de gestão de conflito via compromisso. Porém, constata-se a existência de correlações positivas e significativas entre o estilo de liderança transformacional, transacional, "laissez-faire" e gestão de conflito por integração. Implicações teóricas e práticas destes resultados são analisadas no nosso trabalho, reforçando a centralidade da liderança e gestão dos conflitos em contexto escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-30T00:00:00Z
2018-11-30
2018-07
2019-07-10T11:44:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/18431
TID:202168581
url http://hdl.handle.net/10071/18431
identifier_str_mv TID:202168581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134884118134784