Formar para reanimar no Serviço de Medicina Intensiva: desenvolver competências dos enfermeiros em Suporte Avançado de Vida
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/86905 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Enfermagem da Pessoa em Situação Crítica |
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Formar para reanimar no Serviço de Medicina Intensiva: desenvolver competências dos enfermeiros em Suporte Avançado de VidaTraining to reanimate in the Intensive Care Service: developing nurses' skills in Advanced Life SupportFormaçãoDesenvolvimento de competênciasServiço de Medicina IntensivaSuporte Avançado de VidaTrainingSkills developmentIntensive Care ServiceAdvanced Life SupportCiências Médicas::Outras Ciências MédicasRelatório de estágio de mestrado em Enfermagem da Pessoa em Situação CríticaO presente relatório, enquadrado na Unidade Curricular “Opção – Estágio e Relatório Final”, pretende descrever o percurso formativo num Serviço de Medicina Intensiva enquanto estudante do Mestrado em Enfermagem da Pessoa em Situação Crítica da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho em consórcio com a Escola Superior de Saúde da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O Serviço de Medicina Intensiva apresenta uma visão integradora da pessoa em situação crítica enquanto indivíduo único a vivenciar um processo crítico de doença. A escolha do ensino clínico trouxe desafios, angústias e momentos gratificantes de análise e reflexão, numa altura em que se vivia uma pandemia e o medo do desconhecido. Permitiu o desenvolvimento de competências comuns e diferenciadas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica vocacionadas para um cuidar cada vez mais complexo e diferenciado. A prática clínica esteve na génese da problemática que fundamentou um Projeto de Intervenção em Serviço desenvolvido de acordo com a Metodologia Trabalho de Projeto. Constatamos lacunas de uniformização da abordagem da pessoa em paragem cardiorrespiratória internada no Serviço de Medicina Intensiva, em contexto de Suporte Avançado de Vida. Identificamos como objetivo geral desenvolver competências técnicas e não técnicas dos enfermeiros em contexto Suporte Avançado de Vida e desenvolvemos uma atividade formativa dirigida a um grupo de potenciais instrutores para que no futuro dinamizem simulações em serviço, numa perspetiva de sustentabilidade e adaptabilidade às necessidades e à realidade específica do serviço. No final da atividade formativa avaliamos a satisfação dos participantes e verificamos que globalmente foi considerada bastante ou extremamente satisfatória.This report, contextualized in the Curricular Unit “Option – Internship and Final Report”, intends to describe the training path in an Intensive Care Service as a student of the Master’s Degree in Critical Care Nursing of the Nursing School of the University of Minho, in association with the School of Health of the University of Trás-os-Montes and Alto Douro. The Intensive Care Service presents an integrative view of the person in a critical situation as a unique individual experiencing a critical illness process. The choice of internship brought challenges, anxieties and rewarding moments of analysis and reflection, at a time when there was a pandemic and fear of the unknown. It allowed the development of common and differentiated skills of the Specialist Nurse in Medical Surgical Nursing in the Area of Nursing of the Person in Critical Situation, aimed at an increasingly complex and differentiated care. From clinical practice emerged the problem that led to an Intervention Project developed in accordance with the Project Work Methodology. We found gaps in the standardization of the approach to the person in cardiac arrest admitted to the Intensive Care Service, in the context of Advanced Life Support. We identified as a general objective to develop technical and non-technical skills of nurses in the context of Advanced Life Support and we developed a training activity aimed at a group of potential instructors so that, in the future, they could run in-service simulations, from a perspective of sustainability and adaptability to the needs and specific reality of the service. At the end of the training activity, we assessed the participants' satisfaction and found that overall, it was considered quite or extremely satisfactory.Cainé, JoãoUniversidade do MinhoFernandes, Ana Maria Macedo Pinto2023-09-302023-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/86905por203367103info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:26:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86905Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:01.426453Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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