A educação parental: Delineamentos para uma intervenção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1992 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/1902 |
Resumo: | O principal objectivo deste artigo é sublinhar as implicações práticas da investigação no domínio das experiências precoces. Num primeiro momento, os autores defendem que a relação entre meio ambiente familiar e desenvolvimento socioafectivo e cognitivo, por um lado, e o (in)sucesso escolar, por outro, deve ser estudada segundo o modelo que postula a especificidade da acção ambiental. Em conformidade com dados teóricos e de investigação, o fracasso de programas de intervenção socioeducativo negou o modelo de acção global do meio ambiente. O conhecimento das componentes críticas do meio ambiente precoce ao nível do desenvolvimento da criança reveste-se da maior importância, no âmbito da intervenção precoce e educação parental. São discutidos alguns aspectos fundamentais relativos a qualquer programa de intervenção socioeducativa, nomeadamente a exigência de uma análise sistémica das variáveis que, directa e indirectamente, interferem com o ecossistema familiar. Por último, é realçada a dificuldade em traduzir modelos teóricos em estratégias efectivas de intervenção socioeducativa, apresentando-se alguns aspectos- -chave deste tipo de programa. ------- ABSTRACT ------ The main purpose of this article is to point out the practical implications of research results as far as the early experiments are concerned. At first, its authors support that the relationship between the home environment and the child cognitive socio-affective development as well as the school sucess/failure can’t help being considered following the pattern of the specific environmental action. According to theoretical and research data, the failure of socio-educational intervention has rejected the global environmental action. The knowledge of critical features of the early environment related to the child development is actually of the greatest importance fer the educational intervention programmes as weli as, broadly speaking, the parental education. Some fundamental aspects referring to any socio- -educationa1 programmes are also discussed, namely the need of a systemic analysis of the variables interfering, either directly or indirectly, with the familiar setting. At last, the article is emphasizing the difficulty in delineating intervention effective some key aspects of this kind of programme. |
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