Supervisionar para delinear a mudança : do conhecimento da autoavaliação à intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, José Manuel Pinto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1402
Resumo: Na atualidade, muitas das nossas escolas confrontam-se com a necessidade de encontrar mecanismos de avaliação interna para a sua própria autorregulação. A adoção do modelo CAF (Common Assessment Framework), pelo Agrupamento em estudo, para além de cumprir o definido na Lei nº 31/2002, fomentou a probabilidade em reconhecer as suas fragilidades ou inclusivamente reforçar as áreas mais conseguidas, através da verificação dos seus pontos fortes e, ou áreas de melhoria. Assume assim a avaliação interna, uma relevância preponderante para o Agrupamento, uma vez que, a partir destas intencionalidades, é possível desenvolver uma estratégia de aperfeiçoamento pedagógico, administrativo e organizacional entre outros aspetos. Nesta perspetiva, a supervisão constitui uma responsabilidade de todos os que assumem funções de liderança na escola, ao serviço da mobilização, do apoio, da coordenação, da formação e da gestão, tendo sempre por finalidade facilitar a ação dos agentes educativos, fomentar as suas potencialidades e favorecer a realização dos propósitos traçados para a organização. Emana destes desígnios, o presente estudo, com a exigência em compreender através de um olhar supervisivo as práticas efetuadas, através de uma primeira experiência tida em 2009/2010, com o modelo CAF, num Agrupamento de Escolas, firmado nos seguintes objetivos: contribuir para a compreensão do modelo CAF no Agrupamento, identificar as perceções das diferentes lideranças sobre a forma como foi cumprida a implementação do modelo, determinar situações que possam produzir mudanças na forma como é aplicado o modelo CAF e propor novas atitudes de debate e reflexão frente à autoavaliação da escola. Para o efeito recorreu-se a uma metodologia de caráter qualitativo com um design de estudo de caso, tendo sido utilizadas as seguintes técnicas para a recolha do material empírico: a análise documental, a entrevista semiestruturada e as notas de campo. Escolheu-se a Análise de Conteúdo como a técnica de organização e tratamento de dados. Os principais resultados obtidos denunciam a ausência de planos de melhoria, o que manifesta uma interrupção dos passos previstos pela CAF, dando a entender que os procedimentos assumiram uma praxe legitimadora, da mesma maneira que se expressam algumas lacunas nos procedimentos utilizados. Destes surgem entre outros o desconhecimento do modelo, ausência de formação, desvalorização dos processos comunicativos, não envolvimento da comunidade na equipa de trabalho, inexistência de planos de trabalho. Concebe-se que se desaproveitou uma oportunidade, visto que o próprio modelo era sentido como algo de novo. A mudança é imprescindível para que a vida nas organizações encontre um melhor caminho, o seu caminho, à panóplia de solicitações com que presentemente se defrontam. A pretensão em reorientar a escola só poderá ser ganha, mediante a dinamização de uma reflexão profunda e alargada. Só assim a escola será, capaz de se autogovernar e autorregular, de modo a responder, com eficiência ecológica, aos problemas concretos que se lhe colocam no percurso da sua ação educativa.
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Nesta perspetiva, a supervisão constitui uma responsabilidade de todos os que assumem funções de liderança na escola, ao serviço da mobilização, do apoio, da coordenação, da formação e da gestão, tendo sempre por finalidade facilitar a ação dos agentes educativos, fomentar as suas potencialidades e favorecer a realização dos propósitos traçados para a organização. Emana destes desígnios, o presente estudo, com a exigência em compreender através de um olhar supervisivo as práticas efetuadas, através de uma primeira experiência tida em 2009/2010, com o modelo CAF, num Agrupamento de Escolas, firmado nos seguintes objetivos: contribuir para a compreensão do modelo CAF no Agrupamento, identificar as perceções das diferentes lideranças sobre a forma como foi cumprida a implementação do modelo, determinar situações que possam produzir mudanças na forma como é aplicado o modelo CAF e propor novas atitudes de debate e reflexão frente à autoavaliação da escola. Para o efeito recorreu-se a uma metodologia de caráter qualitativo com um design de estudo de caso, tendo sido utilizadas as seguintes técnicas para a recolha do material empírico: a análise documental, a entrevista semiestruturada e as notas de campo. Escolheu-se a Análise de Conteúdo como a técnica de organização e tratamento de dados. Os principais resultados obtidos denunciam a ausência de planos de melhoria, o que manifesta uma interrupção dos passos previstos pela CAF, dando a entender que os procedimentos assumiram uma praxe legitimadora, da mesma maneira que se expressam algumas lacunas nos procedimentos utilizados. Destes surgem entre outros o desconhecimento do modelo, ausência de formação, desvalorização dos processos comunicativos, não envolvimento da comunidade na equipa de trabalho, inexistência de planos de trabalho. Concebe-se que se desaproveitou uma oportunidade, visto que o próprio modelo era sentido como algo de novo. A mudança é imprescindível para que a vida nas organizações encontre um melhor caminho, o seu caminho, à panóplia de solicitações com que presentemente se defrontam. A pretensão em reorientar a escola só poderá ser ganha, mediante a dinamização de uma reflexão profunda e alargada. Só assim a escola será, capaz de se autogovernar e autorregular, de modo a responder, com eficiência ecológica, aos problemas concretos que se lhe colocam no percurso da sua ação educativa.Nowadays, many of our schools face the necessity of finding internal evaluation tools for their self regulation. The adoption of the model CAF (Common Assessment Framework) by the cluster of schools in study, besides fulfiling the law nr. 31/2002, promoted the possibility of recognizing its fragilities or even to reinforce the most achieved areas through the checking of its strong points and, or possible areas of improvement. So, the internal evaluation plays an important role for the cluster of schools, since from these intentions, it is possible to develop a pedagogical administrative and organizational improvement strategy, among other aspects. According to this point of view, the supervision is a responsibility of all those that have leadership functions at school, serving the mobilization, the support, the coordination, the formation and the management , having always the purpose to facilitate the action of the educational agents , to promote their potentialities and to favour the realization of the outlined purposes for the organization. So, from this intention, emanates the present study , with the exigency to understand the daily practice through a supervisive sight with a first experience in 2009/2010, with the model CAF, in a cluster of schools, with the following objectives: to contribute for the understanding of that model, to identify the perception of the different leaderships about the way how it was carried out the implementation of the model, to determine situations that can produce changes in the way how the model CAF is applied and propose new attitudes of debating and reflexion towards the self evaluation of school. For this purpose, it was applied a methodology of qualitative nature with a design of case study, using the following technical tools for the gathering of empiric material: the documental analysis, the semi-structured interview and field notes. It was chosen the Analysis of Contents as a technical of organization and data treatment. The main results got, reveal the lack of improvement plans, what prove an interruption of the steps foreseen by the CAF model, showing that the procedures assumed a legitimated praxis, in the same way that express some gaps in the procedures that were used. From these arise, among others, the lack of knowledge of the model, the lack of formation, the devaluation of the communicative processes, no involvement of the community in the group of work and the lack of work plans. In this way it is assumed that was wasted an opportunity, since the model was seen as something new. The change is essential so that the life of the organizations can find a better way, their way, to answer the great number of requests that they are facing nowadays. The aim of re-guiding the school only can be reached by means of a dynamic process of a deep and wide reflexion. Only in this way, the school will be able to self govern and self regulate so as to answer, with ecological proficiency, to the real problems that occur in its educative action.2015-11-23T11:21:48Z2011-11-09T00:00:00Z2011-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1402porRocha, José Manuel Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:43:18Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1402Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:35.513622Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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