’Cativá-los novos’ : publicidade na televisão para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Sara
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pinto, Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/27098
Resumo: Este estudo foi desenvolvido no âmbito de um projecto de investigação que pretendeu analisar a programação infantil e juvenil emitida pelos quatro canais generalistas portugueses (RTP1, RTP2, SIC e TVI) no período de um ano (Setembro de 2007–Outubro 2008). A monitorização foi feita com base na análise das grelhas de programação e de materiais audimétricos e com suporte no visionamento dos programas. Atendendo à expressão significativa da publicidade nas grelhas de programação, a equipa considerou relevante analisar a publicidade emitida nos intervalos da programação para os mais novos. Deste modo, procedeu-se à análise quantitativa da publicidade emitida nos intervalos da programação infantil, bem como dos patrocínios e das auto-promoções, com o objectivo de conhecer o tempo de publicidade nos espaços para os mais novos e de identificar o tipo de anúncios, de patrocínios e de auto-promoções. Estes dados foram confrontados com as exigências impostas pela legislação neste âmbito (nomeadamente, o Código da Publicidade e a Convenção Europeia Sobre a Televisão Transfronteiras). Esta análise permite uma visão geral do que acontece nas pausas da programação, um tempo e um espaço que gera, frequentemente, alguma preocupação sobretudo junto dos pais. O estudo foi desenvolvido no âmbito do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho e financiado pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).
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