A avaliação fonológica na perturbação dos sons da fala : modelo padrão de aquisição de contrastes : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Tânia Barbosa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/37027
Resumo: Esta investigação tem como principal objetivo testar o modelo Padrão de Aquisição de Contrastes (PAC-PE) em contexto clínico, bem como a sua utilização na avaliação longitudinal, contribuindo assim para a avaliação de crianças com Perturbação Fonológica portuguesas. Os estudos de aquisição fonológica têm dado contributos importantes na àrea clínica, tanto na avaliação como na intervenção em crianças com alterações fonológicas. Com a mudança de perspetiva relativa à aquisição segmental, passando-se a assumir que este é um processo gradual que envolve a combinação e organização de traços distintivos que caracterizam a relação entre segmentos e estrutura prosódica (Lamprecht, 1986; Hernandorena,1988, Stampe, 1973; Chomsky e Halle, 1968; Clements e Hume, 1995, Freitas, 2003; Clements 2009, Mota 2001, Duarte 2006), ocorre também uma mudança na forma como se analisa o sistema fonológico de uma criança com perturbação fonológica. Com base nesta ideia, Lazzarotto-Volcão (2009), partindo do modelo de Clementes (2009), propõe uma escala de coocorrências de traços que permite dar conta da emergência de contrastes fonológicos, responsáveis pelo surgimento de segmentos – o modelo PAC - que permite determinar a presença de alterações e possibilita a identificação da gravidade de uma alteração. Amorim (2014) estuda a escala proposta para o português do Brasil, observando-a à luz dos dados de aquisição fonológica típica do português europeu, pretendendo-se neste trabalho, testar esta proposta para as crianças portuguesas com alterações fonológicas dos sons da fala. Este trabalho baseia-se nos dados de duas crianças com perturbação fonológica, com idades compreendidas entre os 4;05 anos e 5;06 anos de idade. Foram analisadas as produções destas crianças obtidas através da aplicação do teste TFF-ALPE em três momentos distintos: avaliação inicial e dois momentos de reavaliação, após intervenção. As produções foram sujeitas a uma análise que incluiu a identificação do inventário fonético e uma análise fonológica através de: i) identificação da ocorrência dos segmentos consonânticos em função dos constituintes silábicos; ii) caracterização do tipo de erros encontrados em função dos constituintes silábicos (de forma a aceder à representação fonológica da criança); iii) identificação do inventário fonológico em função dos diferentes constituintes silábicos; iv) identificação dos processos fonológicos presentes; v) análise do sistema fonológico de cada criança através do modelo PAC-PE. Com base nos resultados obtidos, o modelo PAC-PE foi testado em contexto clínico e de forma longitudinal, tendo-se confirmado a sua adequação diagnóstico de Perturbação Fonológica, possibilitando a identificação de atrasos ou de desvios fonológicos. O modelo proporciona ainda a identificação do grau de gravidade da patologia. Através da utilização do modelo em análises longitudinais, observa-se a possibilidade de identificar as aquisições de combinações de traços realizadas por crianças com Perturbação Fonológica, bem como de aferir de forma objetiva o desenvolvimento fonológico durante a intervenção clínica, recorrendo à identificação do grau de gravidade. Da análise dos dados concluiu-se ainda que a análise silábica é fundamental na avaliação dos sistemas fonológicos de crianças com Perturbação Fonológica. Apesar da confirmação da adequação do modelo para utilização em contexto clínico, o modelo modelo PAC-PE, precisa de algumas adaptações. Neste trabalho será realizada uma proposta com os aspetos considerados pertinentes.
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Com a mudança de perspetiva relativa à aquisição segmental, passando-se a assumir que este é um processo gradual que envolve a combinação e organização de traços distintivos que caracterizam a relação entre segmentos e estrutura prosódica (Lamprecht, 1986; Hernandorena,1988, Stampe, 1973; Chomsky e Halle, 1968; Clements e Hume, 1995, Freitas, 2003; Clements 2009, Mota 2001, Duarte 2006), ocorre também uma mudança na forma como se analisa o sistema fonológico de uma criança com perturbação fonológica. Com base nesta ideia, Lazzarotto-Volcão (2009), partindo do modelo de Clementes (2009), propõe uma escala de coocorrências de traços que permite dar conta da emergência de contrastes fonológicos, responsáveis pelo surgimento de segmentos – o modelo PAC - que permite determinar a presença de alterações e possibilita a identificação da gravidade de uma alteração. Amorim (2014) estuda a escala proposta para o português do Brasil, observando-a à luz dos dados de aquisição fonológica típica do português europeu, pretendendo-se neste trabalho, testar esta proposta para as crianças portuguesas com alterações fonológicas dos sons da fala. Este trabalho baseia-se nos dados de duas crianças com perturbação fonológica, com idades compreendidas entre os 4;05 anos e 5;06 anos de idade. Foram analisadas as produções destas crianças obtidas através da aplicação do teste TFF-ALPE em três momentos distintos: avaliação inicial e dois momentos de reavaliação, após intervenção. As produções foram sujeitas a uma análise que incluiu a identificação do inventário fonético e uma análise fonológica através de: i) identificação da ocorrência dos segmentos consonânticos em função dos constituintes silábicos; ii) caracterização do tipo de erros encontrados em função dos constituintes silábicos (de forma a aceder à representação fonológica da criança); iii) identificação do inventário fonológico em função dos diferentes constituintes silábicos; iv) identificação dos processos fonológicos presentes; v) análise do sistema fonológico de cada criança através do modelo PAC-PE. Com base nos resultados obtidos, o modelo PAC-PE foi testado em contexto clínico e de forma longitudinal, tendo-se confirmado a sua adequação diagnóstico de Perturbação Fonológica, possibilitando a identificação de atrasos ou de desvios fonológicos. O modelo proporciona ainda a identificação do grau de gravidade da patologia. Através da utilização do modelo em análises longitudinais, observa-se a possibilidade de identificar as aquisições de combinações de traços realizadas por crianças com Perturbação Fonológica, bem como de aferir de forma objetiva o desenvolvimento fonológico durante a intervenção clínica, recorrendo à identificação do grau de gravidade. Da análise dos dados concluiu-se ainda que a análise silábica é fundamental na avaliação dos sistemas fonológicos de crianças com Perturbação Fonológica. Apesar da confirmação da adequação do modelo para utilização em contexto clínico, o modelo modelo PAC-PE, precisa de algumas adaptações. Neste trabalho será realizada uma proposta com os aspetos considerados pertinentes.This research aims to test the Contrasts Acquisition Pattern Model of EP (PAC-PE) within a clinical context, as well as its application in longitudinal assessment, thus contributing for the evaluation of Portuguese children with Phonological Disorders. Phonological acquisition studies have made important contributions in the clinical area, both in the evaluation and the intervention in children with phonological disturbances. With the change in perspective regarding segmental acquisition by assuming this is a gradual process involving the combination and organization of distinctive features which characterize the relationship between segments and prosodic structure (Lamprecht, 1986; Hernandorena,1988, Stampe, 1973; Chomsky & Halle, 1968; Clements & Hume, 1995, Freitas, 2003; Clements 2009, Mota 2001, Duarte 2006), there is also a change in the way in which the phonological system of a children with phonological disorders is analysed. Based on this idea and on the Clements model, Lazzarotto- Volcão (2009) propose a scale for the co-occurrence of features which allows to register the emergence of phonological contrasts responsible for the occurrence of segments – PAC model - which allows the determination of the presence of disturbances and enables the identification of the severity of a disturbance. Amorim (2014) studied the scale proposed to Brazilian Portuguese applied to the data of phonological acquisition pertaining to European Portuguese with the objective of, in this paper, testing this proposal in Portuguese children with speech phonological disturbances. This paper is based in the data of two children with phonological disorders, with ages between 4:5 and 5:6 years. The speech productions of these children, obtained through the application of the TFF-ALPE (Phonetic & Phonologic Test - Preschool Language Assessment), were analysed in three distinct moments: initial assessment and two reassessment moments upon intervention. The speech productions were subject to an analysis that included the identification of the phonetic inventory as well as a phonological analysis through: i) the identification of the occurrence of consonantal segments according to the syllabic constituents; ii) the characterization of the error types detected according to the syllabic constituents (in order to access the child's phonological representation); iii) the identification of the phonological inventory according to the different syllabic constituents; iv) the identification of the phonological processes present; v) the analysis of the phonological system of each child through the PAC-PE model. Based on the results obtained, the PAC-PE model was tested in a clinical context and with a longitudinal method. Its suitability for the diagnosis of Phonological Disturbances was confirmed, thus enabling the identification of phonological disturbances or disorders. The model also enables the identification of the seriousness level of the pathology. Through the application of the model in longitudinal analysis, there is a possibility of identifying the acquisition of combination of features accomplished by children with Phonological Disorders, as well as objectively assessing the phonological development during the clinical intervention by using the identification of the level of severity. Upon analysis of the data, we concluded that the syllabic analysis is paramount in the assessment of the phonological systems of children with Phonological Disorders. Although it was confirmed to be suitable to be used in a clinical context, the PAC-PE model requires a few adjustments. In this paper, we shall present a proposal including the aspects considered to be pertinent.Freitas, Maria JoãoLazzarotto-Volcão, CristianeRepositório da Universidade de LisboaReis, Tânia Barbosa2019-02-15T15:40:18Z2018-12-172018-09-102018-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/37027TID:202137317porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:33:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/37027Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:51:10.113953Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Reis, Tânia Barbosa
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