Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Job, João Miguel Romana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/29982
Resumo: O estágio pedagógico é o culminar da formação inicial da formação de um professor de Educação Física, formação essa que se pretende que seja um processo dinâmico e contínuo. Este estágio deu-me a possibilidade de colocar em prática, num contexto real, tudo o que por mim foi aprendido durante a minha formação. Este relatório tem como objetivo expor aquelas que foram as minhas experiências neste estágio bem como a reflexão que fiz das mesmas, procurando uma ligação constante com a bibliografia existente. O estágio pedagógico encontra-se orientado pelas quatro áreas presentes no Guia de Estágio, que apesar de serem diferentes, interligam-se e complementam-se entre si. Esta experiência não se cingiu a potenciar aqueles que eram os meus pontos fortes enquanto professor estagiário. Teve também o poder de pegar nos meus medos, inseguranças e pontos menos fortes e elevá-los, com a preciosa supervisão e orientação dos professores orientadores, fazendo com que, ao dia de hoje, eu seja uma versão muito melhor daquela que se apresentou no primeiro dia de aulas na Escola Secundária Frei Gonçalo Azevedo.
id RCAP_d8c20611140cceed1751d00c4968e961
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29982
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de AzevedoEducação FísicaEstágio PedagógicoEnsinoProfessorEscolaProfessor EstagiárioDesenvolvimento ProfissionalFormaçãoPhysical EducationPedagogical internshipTeachingTeacherSchoolTeacher TraineeProfessional DevelopmentTrainingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO estágio pedagógico é o culminar da formação inicial da formação de um professor de Educação Física, formação essa que se pretende que seja um processo dinâmico e contínuo. Este estágio deu-me a possibilidade de colocar em prática, num contexto real, tudo o que por mim foi aprendido durante a minha formação. Este relatório tem como objetivo expor aquelas que foram as minhas experiências neste estágio bem como a reflexão que fiz das mesmas, procurando uma ligação constante com a bibliografia existente. O estágio pedagógico encontra-se orientado pelas quatro áreas presentes no Guia de Estágio, que apesar de serem diferentes, interligam-se e complementam-se entre si. Esta experiência não se cingiu a potenciar aqueles que eram os meus pontos fortes enquanto professor estagiário. Teve também o poder de pegar nos meus medos, inseguranças e pontos menos fortes e elevá-los, com a preciosa supervisão e orientação dos professores orientadores, fazendo com que, ao dia de hoje, eu seja uma versão muito melhor daquela que se apresentou no primeiro dia de aulas na Escola Secundária Frei Gonçalo Azevedo.The pedagogical internship is the culmination of the initial training of a Physical Education teacher, which is intended to be a dynamic and continuous process. This internship gave me the opportunity to put into practice, in a real context, everything I had learned during my training. This report aims to present my experiences in this internship as well as my reflections on them, seeking a constant connection with the existing bibliography. The pedagogical internship is oriented by the four areas presented in the Internship Guide, which, despite being different, are interconnected and complementary. This experience was not only about enhancing my strengths as a teacher trainee. It also had the power to take my fears, insecurities, and less strong points and elevate them, with the precious supervision and guidance of the supervising teachers, so that today I am a much better version of the one that presented itself on the first day of classes at Frei Gonçalo Azevedo Secondary School.Rodrigues, António José MendesRepositório da Universidade de LisboaJob, João Miguel Romana2024-01-29T11:35:44Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29982TID:203453328porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-04T01:32:36Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:08:10.119092Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo
title Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo
Job, João Miguel Romana
Educação Física
Estágio Pedagógico
Ensino
Professor
Escola
Professor Estagiário
Desenvolvimento Profissional
Formação
Physical Education
Pedagogical internship
Teaching
Teacher
School
Teacher Trainee
Professional Development
Training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo
author Job, João Miguel Romana
author_facet Job, João Miguel Romana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, António José Mendes
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Job, João Miguel Romana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Ensino
Professor
Escola
Professor Estagiário
Desenvolvimento Profissional
Formação
Physical Education
Pedagogical internship
Teaching
Teacher
School
Teacher Trainee
Professional Development
Training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Ensino
Professor
Escola
Professor Estagiário
Desenvolvimento Profissional
Formação
Physical Education
Pedagogical internship
Teaching
Teacher
School
Teacher Trainee
Professional Development
Training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O estágio pedagógico é o culminar da formação inicial da formação de um professor de Educação Física, formação essa que se pretende que seja um processo dinâmico e contínuo. Este estágio deu-me a possibilidade de colocar em prática, num contexto real, tudo o que por mim foi aprendido durante a minha formação. Este relatório tem como objetivo expor aquelas que foram as minhas experiências neste estágio bem como a reflexão que fiz das mesmas, procurando uma ligação constante com a bibliografia existente. O estágio pedagógico encontra-se orientado pelas quatro áreas presentes no Guia de Estágio, que apesar de serem diferentes, interligam-se e complementam-se entre si. Esta experiência não se cingiu a potenciar aqueles que eram os meus pontos fortes enquanto professor estagiário. Teve também o poder de pegar nos meus medos, inseguranças e pontos menos fortes e elevá-los, com a preciosa supervisão e orientação dos professores orientadores, fazendo com que, ao dia de hoje, eu seja uma versão muito melhor daquela que se apresentou no primeiro dia de aulas na Escola Secundária Frei Gonçalo Azevedo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-29T11:35:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/29982
TID:203453328
url http://hdl.handle.net/10400.5/29982
identifier_str_mv TID:203453328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137170260230144