Antropologia e gestão do conhecimento: a etnografia como ferramenta de captura e partilha de conhecimento numa empresa de consultoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Pedro Daniel de Castro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/14964
Resumo: A etnografia provou-se um método testado não só pelo tempo mas também pelos diversos locus em que marcou a sua presença. Na Gestão do Conhecimento, apesar da referência constante em estudos como um método possível de utilizar (Kane, Ragsdell, & Oppenheim, 2005; McInerney & Day, 2007; Tian, Wang, & Dai, 2013), pouco se fez para perceber a ligação deste método com modelos já existentes. Este estudo tem como objetivo perceber as condições de Gestão de Conhecimento de uma organização de consultoria e se as condições que apresenta através dos seus colaboradores se coadunam com as técnicas da etnografia para a partilha e recolha de conhecimento. Estarão os trabalhadores com competências altamente técnicas num contexto em que o seu conhecimento é o maior bem que possuem dispostos a partilhá-lo? A organização suporta e encoraja essa partilha? O estudo realizado aponta para uma vontade e disponibilidade dos colaboradores em partilhar conhecimento com outros membros através do processo de Socialização do modelo SECI (Nonaka, 1994) e a organização aparenta possuir metodologias em curso que suportam esta preferência dos colaboradores. Urge a necessidade de em trabalhos futuros verificar como se comportará a etnografia como método para iniciar o processo de partilha de conhecimento até estar integrado como algo natural na organização.
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