A orientação para o mercado nas instituições sem fins lucrativos: o caso das instituições particulares de solidariedade social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/3385 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_d8df5409b4eb962b7028f609d2dade74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/3385 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A orientação para o mercado nas instituições sem fins lucrativos: o caso das instituições particulares de solidariedade socialInstituições sem fins lucrativosInstituições Particulares de Solidariedade Social PortuguesasOrientação para o mercadoBeneficiáriosNonprofit organizationsPortuguese Private Organizations of Social SolidarityMarket OrientationUsersBenfeitoresDonorsMestrado em MarketingA utilização do Marketing no sector não lucrativo é cada vez mais importante e notória nas organizações sem fins lucrativos. Embora ainda haja pouca investigação nesta área, a introdução das ferramentas do Marketing nestas organizações, como a orientação para o mercado, tem sido alvo de boas críticas pelas vantagens que lhe são reconhecidas. Neste estudo foi considerado o caso específico das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) portuguesas, e foi avaliada a sua orientação para o mercado nas perspectivas dos dois maiores grupos de intervenientes: beneficiários/utentes e benfeitores. A recolha dos dados foi conseguida pela utilização da metodologia quantitativa, através da qual foi enviado, por e-mail, um questionário para as IPSS portuguesas. Os resultados mostraram que as IPSS portuguesas estão orientadas para o mercado tanto na perspectiva dos benfeitores como na dos beneficiários, evidenciando um comportamento mais proactivo em relação a este último grupo. Não se verificaram diferenças significativas na orientação para o mercado das IPSS estudadas, tendo em conta algumas das suas características, como a sua área de actuação, o número de beneficiários, o número de voluntários e a fonte de recursos.The use of marketing in the nonprofit sector is increasingly important and prominent in nonprofit organizations. While there is still little research in this area, the introduction of marketing tools in these organizations, as market orientation, has received good critics by the benefits that are recognized. This study is about specific case of Portuguese nonprofit organizations (NPOs), called private organizations of social solidarity (IPSS), and aims to ascertain the existence of market orientation in both users and donors perspectives. Data collection was achieved by using the quantitative methodology and a survey was sent to Portuguese IPSS, by e-mail. The results demonstrate that Portuguese IPSS are, in fact, market oriented to both users and donors, revealing a more proactive behavior in relation to their users. No significant differences were found in market orientation of the studied IPSS, taking into account some of its characteristics, as its area of operation, the number of users, the number of volunteers and their method of collecting funds.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, José ManuelRepositório da Universidade de LisboaLourenço, Marta Maria Abreu Oliveira2011-06-14T09:08:13Z2011-022011-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/3385porLourenço, Marta Maria Abreu Oliveira. 2011. "A orientação para o mercado nas instituições sem fins lucrativos: o caso das instituições particulares de solidariedade social". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:34:31Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/3385Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:51:15.527734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A orientação para o mercado nas instituições sem fins lucrativos: o caso das instituições particulares de solidariedade social |
title |
A orientação para o mercado nas instituições sem fins lucrativos: o caso das instituições particulares de solidariedade social |
spellingShingle |
A orientação para o mercado nas instituições sem fins lucrativos: o caso das instituições particulares de solidariedade social Lourenço, Marta Maria Abreu Oliveira Instituições sem fins lucrativos Instituições Particulares de Solidariedade Social Portuguesas Orientação para o mercado Beneficiários Nonprofit organizations Portuguese Private Organizations of Social Solidarity Market Orientation Users Benfeitores Donors |
title_short |
A orientação para o mercado nas instituições sem fins lucrativos: o caso das instituições particulares de solidariedade social |
title_full |
A orientação para o mercado nas instituições sem fins lucrativos: o caso das instituições particulares de solidariedade social |
title_fullStr |
A orientação para o mercado nas instituições sem fins lucrativos: o caso das instituições particulares de solidariedade social |
title_full_unstemmed |
A orientação para o mercado nas instituições sem fins lucrativos: o caso das instituições particulares de solidariedade social |
title_sort |
A orientação para o mercado nas instituições sem fins lucrativos: o caso das instituições particulares de solidariedade social |
author |
Lourenço, Marta Maria Abreu Oliveira |
author_facet |
Lourenço, Marta Maria Abreu Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veríssimo, José Manuel Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, Marta Maria Abreu Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instituições sem fins lucrativos Instituições Particulares de Solidariedade Social Portuguesas Orientação para o mercado Beneficiários Nonprofit organizations Portuguese Private Organizations of Social Solidarity Market Orientation Users Benfeitores Donors |
topic |
Instituições sem fins lucrativos Instituições Particulares de Solidariedade Social Portuguesas Orientação para o mercado Beneficiários Nonprofit organizations Portuguese Private Organizations of Social Solidarity Market Orientation Users Benfeitores Donors |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-14T09:08:13Z 2011-02 2011-02-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/3385 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/3385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Lourenço, Marta Maria Abreu Oliveira. 2011. "A orientação para o mercado nas instituições sem fins lucrativos: o caso das instituições particulares de solidariedade social". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130988325896192 |