A orientação para o mercado nas instituições sem fins lucrativos: o caso das instituições particulares de solidariedade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Marta Maria Abreu Oliveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/3385
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_d8df5409b4eb962b7028f609d2dade74
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/3385
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A orientação para o mercado nas instituições sem fins lucrativos: o caso das instituições particulares de solidariedade socialInstituições sem fins lucrativosInstituições Particulares de Solidariedade Social PortuguesasOrientação para o mercadoBeneficiáriosNonprofit organizationsPortuguese Private Organizations of Social SolidarityMarket OrientationUsersBenfeitoresDonorsMestrado em MarketingA utilização do Marketing no sector não lucrativo é cada vez mais importante e notória nas organizações sem fins lucrativos. Embora ainda haja pouca investigação nesta área, a introdução das ferramentas do Marketing nestas organizações, como a orientação para o mercado, tem sido alvo de boas críticas pelas vantagens que lhe são reconhecidas. Neste estudo foi considerado o caso específico das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) portuguesas, e foi avaliada a sua orientação para o mercado nas perspectivas dos dois maiores grupos de intervenientes: beneficiários/utentes e benfeitores. A recolha dos dados foi conseguida pela utilização da metodologia quantitativa, através da qual foi enviado, por e-mail, um questionário para as IPSS portuguesas. Os resultados mostraram que as IPSS portuguesas estão orientadas para o mercado tanto na perspectiva dos benfeitores como na dos beneficiários, evidenciando um comportamento mais proactivo em relação a este último grupo. Não se verificaram diferenças significativas na orientação para o mercado das IPSS estudadas, tendo em conta algumas das suas características, como a sua área de actuação, o número de beneficiários, o número de voluntários e a fonte de recursos.The use of marketing in the nonprofit sector is increasingly important and prominent in nonprofit organizations. While there is still little research in this area, the introduction of marketing tools in these organizations, as market orientation, has received good critics by the benefits that are recognized. This study is about specific case of Portuguese nonprofit organizations (NPOs), called private organizations of social solidarity (IPSS), and aims to ascertain the existence of market orientation in both users and donors perspectives. Data collection was achieved by using the quantitative methodology and a survey was sent to Portuguese IPSS, by e-mail. The results demonstrate that Portuguese IPSS are, in fact, market oriented to both users and donors, revealing a more proactive behavior in relation to their users. No significant differences were found in market orientation of the studied IPSS, taking into account some of its characteristics, as its area of operation, the number of users, the number of volunteers and their method of collecting funds.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, José ManuelRepositório da Universidade de LisboaLourenço, Marta Maria Abreu Oliveira2011-06-14T09:08:13Z2011-022011-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/3385porLourenço, Marta Maria Abreu Oliveira. 2011. "A orientação para o mercado nas instituições sem fins lucrativos: o caso das instituições particulares de solidariedade social". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:34:31Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/3385Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:51:15.527734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A orientação para o mercado nas instituições sem fins lucrativos: o caso das instituições particulares de solidariedade social
title A orientação para o mercado nas instituições sem fins lucrativos: o caso das instituições particulares de solidariedade social
spellingShingle A orientação para o mercado nas instituições sem fins lucrativos: o caso das instituições particulares de solidariedade social
Lourenço, Marta Maria Abreu Oliveira
Instituições sem fins lucrativos
Instituições Particulares de Solidariedade Social Portuguesas
Orientação para o mercado
Beneficiários
Nonprofit organizations
Portuguese Private Organizations of Social Solidarity
Market Orientation
Users
Benfeitores
Donors
title_short A orientação para o mercado nas instituições sem fins lucrativos: o caso das instituições particulares de solidariedade social
title_full A orientação para o mercado nas instituições sem fins lucrativos: o caso das instituições particulares de solidariedade social
title_fullStr A orientação para o mercado nas instituições sem fins lucrativos: o caso das instituições particulares de solidariedade social
title_full_unstemmed A orientação para o mercado nas instituições sem fins lucrativos: o caso das instituições particulares de solidariedade social
title_sort A orientação para o mercado nas instituições sem fins lucrativos: o caso das instituições particulares de solidariedade social
author Lourenço, Marta Maria Abreu Oliveira
author_facet Lourenço, Marta Maria Abreu Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veríssimo, José Manuel
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Marta Maria Abreu Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Instituições sem fins lucrativos
Instituições Particulares de Solidariedade Social Portuguesas
Orientação para o mercado
Beneficiários
Nonprofit organizations
Portuguese Private Organizations of Social Solidarity
Market Orientation
Users
Benfeitores
Donors
topic Instituições sem fins lucrativos
Instituições Particulares de Solidariedade Social Portuguesas
Orientação para o mercado
Beneficiários
Nonprofit organizations
Portuguese Private Organizations of Social Solidarity
Market Orientation
Users
Benfeitores
Donors
description Mestrado em Marketing
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-14T09:08:13Z
2011-02
2011-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/3385
url http://hdl.handle.net/10400.5/3385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lourenço, Marta Maria Abreu Oliveira. 2011. "A orientação para o mercado nas instituições sem fins lucrativos: o caso das instituições particulares de solidariedade social". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130988325896192