Estratégias coloniais: o papel da infraestrutura ferroviária da Beira no processo de colonização de Manica e Sofala, em Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Carolina Pinto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/76435
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Arquitetura (área de especialização em Cultura Arquitetónica)
id RCAP_d8e12e5ef9c2b40b39e448f228632057
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76435
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias coloniais: o papel da infraestrutura ferroviária da Beira no processo de colonização de Manica e Sofala, em MoçambiqueColonial Strategies: the role of the Beira railway infrastructure in the colonization process of Manica and Sofala in MozambiqueHumanidades::ArtesDissertação de mestrado integrado em Arquitetura (área de especialização em Cultura Arquitetónica)No contexto do movimento de expansão europeu do final do século XIX e início do século XX, a infraestrutura ferroviária em África foi veículo da colonização dos seus territórios. Esse processo de apropriação, transformação e exploração, a partir do estabelecimento das redes ferroviárias, integrou planos de urbanização, nucleos urbanos e equipamentos públicos. Através do estudo da linha de caminho-de-ferro da Beira (1892 a 1900), em Moçambique, esta dissertação procura investigar e representar os processos de transformação do território de Manica e Sofala a partir da introdução da infraestrutura ferroviária. Neste sentido, foi necessário investigar e sistematizar o conhecimento adquirido acerca do estado do território no período imediatamente anterior à construção da linha de caminho-de-ferro para, numa fase posterior, construir hipóteses acerca das motivações e consequências da sua implantação, exploração e modernização. A presente dissertação organiza-se em três capítulos principais, estruturados segundo balizas temporais relativas ao período anterior, contemporâneo e posterior à implementação da rede ferroviária da Beira. O primeiro capítulo, O território segundo Paiva de Andrada: espacialização do “Relatorio de uma viagem ás terras dos landins”, debruça-se sobre um relatório de viagem fundamental a esta pesquisa, espacializando as suas descrições e construindo cartografias que procuram caracterizar, por um lado, o território no período anterior à construção da linha e, por outro, a perceção e entendimento que os colonos portugueses tinham da geografia física e humana do local, bem como do potencial económico que lhe reconheciam. O segundo capítulo, A linha de caminho-de-ferro da Beira: esboço e interpretação de hipóteses na transformação do território, pretende analisar e representar hipóteses, decisões e procedimentos nos processos de desenho, construção e resgate da infraestrutura ferroviária da Beira (de 1891 a 1942). O terceiro capítulo, Vila Pery: a produção urbanística e arquitetónica colonial e a sua relação com a infraestrutura ferroviária, dedica-se à análise e interpretação das práticas urbanísticas e arquitetónicas coloniais durante o período em que vigorou o regime do Estado Novo, através dos casos de estudo do Plano Geral de Urbanização de Vila Pery (1950), do Gabinete de Urbanização Colonial (G.U.C.), e da Estação de Caminhos de Ferro de Vila Pery (1966), da autoria de Paulo Sampaio. Em suma, a investigação permitiu verificar que existiu um grande investimento formal e simbólico na estratégia colonial de domínio dos territórios moçambicanos e de aculturação dos seus povos. Esta lógica dita civilizadora foi materializada em mecanismos segregadores e exploratórios, onde a infraestrutura ferroviária teve um papel fundamental, e que se inseriram de forma estrutural nas suas diversas escalas: no ordenamento do território, no planeamento de núcleos urbanos e na prática arquitetónica.In the context of the European expansion movement of the late 19th and early 20th centuries, the railway infrastructure in Africa was a vehicle for the colonization of its territories. This process of appropriation, transformation and exploitation, from the establishment of railway networks, included urbanization plans, urban centers and public facilities. Through the study of the railway line of Beira (1892 to 1900), in Mozambique, this dissertation seeks to investigate and represent the transformation processes of the territory of Manica and Sofala from the introduction of the railway infrastructure. In this sense, it was necessary to investigate and systematize the knowledge acquired about the state of the territory in the period immediately prior to the construction of the railway line to, at a later stage, build hypotheses about the motivations and consequences of its implementation, exploitation and modernization . The present dissertation is organized into three main chapters, structured according to time frames relating to the period before, during and after the implementation of the railway network in Beira. The first chapter, The Territory According to Paiva de Andrada: Spatialization of the “Relatorio de uma viagem ás terras dos landins” (Report of a trip to the landins' lands), focuses on a travel report which proved fundamental to this research, spatializing its descriptions and building cartographies that seek to characterize, on the one hand, the territory in the period prior to the construction of the line and, on the other hand, the perception and understanding that the Portuguese settlers had of the physical and human geography of the place, as well as of the economic potential that they recognized. The second chapter, The Beira Railway: Outline and Interpretation of Hypotheses in the Transformation of the Territory, intends to analyze and represent hypotheses, decisions and procedures in the processes of design, construction and taking over of the railway infrastructure in Beira (from 1891 to 1942). The third chapter, Vila Pery: Colonial Urban and Architectural Production and its Relationship with the Railway Infrastructure, is dedicated to the analysis and interpretation of colonial urban and architectural practices during the period in which the Estado Novo regime was in power, through the case studies of the General Urbanization Plan of Vila Pery (1950), of the Colonial Urbanization Office (GUC), and of the Railway Station of Vila Pery (1966), by Paulo Sampaio. In conclusion, the research revealed that there was a large formal and symbolic investment in the colonial strategy of dominating Mozambican territories and acculturating its peoples. This so called civilizing logic took the form of mechanisms of segregation and exploitation, where the railway infrastructure played a fundamental role, and which were structurally inserted in its various scales: in territorial planning, in the planning of urban centers and in architectural practice.Miranda, ElisiárioOliveira, Maria ManuelUniversidade do MinhoCouto, Carolina Pinto20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76435por202791297info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76435Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:59.921364Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias coloniais: o papel da infraestrutura ferroviária da Beira no processo de colonização de Manica e Sofala, em Moçambique
Colonial Strategies: the role of the Beira railway infrastructure in the colonization process of Manica and Sofala in Mozambique
title Estratégias coloniais: o papel da infraestrutura ferroviária da Beira no processo de colonização de Manica e Sofala, em Moçambique
spellingShingle Estratégias coloniais: o papel da infraestrutura ferroviária da Beira no processo de colonização de Manica e Sofala, em Moçambique
Couto, Carolina Pinto
Humanidades::Artes
title_short Estratégias coloniais: o papel da infraestrutura ferroviária da Beira no processo de colonização de Manica e Sofala, em Moçambique
title_full Estratégias coloniais: o papel da infraestrutura ferroviária da Beira no processo de colonização de Manica e Sofala, em Moçambique
title_fullStr Estratégias coloniais: o papel da infraestrutura ferroviária da Beira no processo de colonização de Manica e Sofala, em Moçambique
title_full_unstemmed Estratégias coloniais: o papel da infraestrutura ferroviária da Beira no processo de colonização de Manica e Sofala, em Moçambique
title_sort Estratégias coloniais: o papel da infraestrutura ferroviária da Beira no processo de colonização de Manica e Sofala, em Moçambique
author Couto, Carolina Pinto
author_facet Couto, Carolina Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Elisiário
Oliveira, Maria Manuel
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Carolina Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Humanidades::Artes
topic Humanidades::Artes
description Dissertação de mestrado integrado em Arquitetura (área de especialização em Cultura Arquitetónica)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/76435
url http://hdl.handle.net/1822/76435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202791297
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132200924348416