Os usos do Instagram no cenário cultural português: a música e o teatro no contexto da pandemia de COVID-19
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/159311 |
Resumo: | A presente dissertação foi escrita no âmbito do programa de Mestrado em Gestão e Curadoria da Informação. Enquadra-se nos estudos de cultura, gestão da informação e plataformas sociais, focando-se nos domínios da música e do teatro, e como rede social, o Instagram. A pergunta que guiou esta dissertação foi: De que maneira foi feita a comunicação de cultura através do Instagram, nos domínios do teatro e música, durante o período pandémico, em Portugal? O objetivo principal foi identificar de que forma foi feita a comunicação de cultura através do Instagram nos domínios do teatro e música em Portugal durante o primeiro ano da pandemia de Covid-19. Para a realização da investigação, utilizou-se como objeto empírico 8 perfis da rede social Instagram relevantes na cultura em Portugal, assim como o uso de ferramentas próprias para a extração de dados dos mesmos perfis de Instagram escolhidos, nomeadamente, o Phantombuster e o DownThemAll. Com recurso à revisão de literatura, nos moldes da pesquisa exploratória com análise dos objetos empíricos, cumpriu-se o objetivo de perceber de que forma o sector da cultura em Portugal se apropriou do Instagram, nomeadamente na música e no teatro em tempos de pandemia de Covid-19. Na sua grande maioria, o primeiro confinamento foi o que gerou mais engajamento aos perfis em estudo. A Agenda Cultural do Porto destaca-se relativamente ao engajamento obtido durante o período pandémico em comparação com as restantes entidades assim como a Casa da Música do Porto relativamente ao número de publicações que realizou durante este mesmo período. |
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Os usos do Instagram no cenário cultural português: a música e o teatro no contexto da pandemia de COVID-19Curadoria da InformaçãoInstagramTeatroMúsicaCovid-19Information CuratorshipTheatreMusicDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaA presente dissertação foi escrita no âmbito do programa de Mestrado em Gestão e Curadoria da Informação. Enquadra-se nos estudos de cultura, gestão da informação e plataformas sociais, focando-se nos domínios da música e do teatro, e como rede social, o Instagram. A pergunta que guiou esta dissertação foi: De que maneira foi feita a comunicação de cultura através do Instagram, nos domínios do teatro e música, durante o período pandémico, em Portugal? O objetivo principal foi identificar de que forma foi feita a comunicação de cultura através do Instagram nos domínios do teatro e música em Portugal durante o primeiro ano da pandemia de Covid-19. Para a realização da investigação, utilizou-se como objeto empírico 8 perfis da rede social Instagram relevantes na cultura em Portugal, assim como o uso de ferramentas próprias para a extração de dados dos mesmos perfis de Instagram escolhidos, nomeadamente, o Phantombuster e o DownThemAll. Com recurso à revisão de literatura, nos moldes da pesquisa exploratória com análise dos objetos empíricos, cumpriu-se o objetivo de perceber de que forma o sector da cultura em Portugal se apropriou do Instagram, nomeadamente na música e no teatro em tempos de pandemia de Covid-19. Na sua grande maioria, o primeiro confinamento foi o que gerou mais engajamento aos perfis em estudo. A Agenda Cultural do Porto destaca-se relativamente ao engajamento obtido durante o período pandémico em comparação com as restantes entidades assim como a Casa da Música do Porto relativamente ao número de publicações que realizou durante este mesmo período.This dissertation was written under the programme of the master’s degree of Management and Curatorship of Information. It falls within Culture Studies, Information and Social Networks Management, and focuses on the domains of music and theatre, and on Instagram, as the chosen social network. The question that guided me in this dissertation was: How was culture communicated through Instagram, on the domains of theatre and music, during the pandemic period in Portugal? The main objective was to identify in what way the culture was communicated through Instagram, on the domains of theatre and music, during the pandemic period in Portugal during the first year of the Covid-19 pandemic. For the carry out of the research, it was used the empiric object of 8 profiles of the social platform, Instagram, that were relevant in Portugal's culture, along with the use of specific tools for the extraction of data from those chosen Instagram profiles, namely Phantombuster e DownThemAll. Employing literature review, in the form of the exploratory research with the analysis of empirical objects, the aim of understanding in which way did the sector of culture in Portugal took ownership of Instagram, namely in music and in theatre during the Covid-19 pandemic, was achieved. The first confinement was, in general, the one that generated the most engagement for the profiles that were studied. Agenda Cultural do Porto stands out regarding the engagement obtained during the pandemic period in comparison with the remainder entities, as well as Casa da Música do Porto regarding the number of posts that it made during that same period.Flores, Ana Marta MoreiraVargas, Carlos Manuel dos SantosRUNLetras, Mariana Bento2023-10-27T16:26:10Z2023-04-032022-11-142023-04-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/159311TID:203285654porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:41:45Zoai:run.unl.pt:10362/159311Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:57:29.104770Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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