Os usos do Instagram no cenário cultural português: a música e o teatro no contexto da pandemia de COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Letras, Mariana Bento
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/159311
Resumo: A presente dissertação foi escrita no âmbito do programa de Mestrado em Gestão e Curadoria da Informação. Enquadra-se nos estudos de cultura, gestão da informação e plataformas sociais, focando-se nos domínios da música e do teatro, e como rede social, o Instagram. A pergunta que guiou esta dissertação foi: De que maneira foi feita a comunicação de cultura através do Instagram, nos domínios do teatro e música, durante o período pandémico, em Portugal? O objetivo principal foi identificar de que forma foi feita a comunicação de cultura através do Instagram nos domínios do teatro e música em Portugal durante o primeiro ano da pandemia de Covid-19. Para a realização da investigação, utilizou-se como objeto empírico 8 perfis da rede social Instagram relevantes na cultura em Portugal, assim como o uso de ferramentas próprias para a extração de dados dos mesmos perfis de Instagram escolhidos, nomeadamente, o Phantombuster e o DownThemAll. Com recurso à revisão de literatura, nos moldes da pesquisa exploratória com análise dos objetos empíricos, cumpriu-se o objetivo de perceber de que forma o sector da cultura em Portugal se apropriou do Instagram, nomeadamente na música e no teatro em tempos de pandemia de Covid-19. Na sua grande maioria, o primeiro confinamento foi o que gerou mais engajamento aos perfis em estudo. A Agenda Cultural do Porto destaca-se relativamente ao engajamento obtido durante o período pandémico em comparação com as restantes entidades assim como a Casa da Música do Porto relativamente ao número de publicações que realizou durante este mesmo período.
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