Opiniões dos alunos sobre a capoeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Cristina de Vasconcelos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7216
Resumo: O presente estudo objetiva saber e entender o que é visto pelos alunos que praticam a Capoeira. Entende-se que a Capoeira é rica de características de expressiva liberdade corporal, esta modalidade esportiva é no momento, considerada no Brasil como uma dança cultural nestes propósitos, é utilizada por uma boa parte dos professores do Ensino Fundamental nas disciplinas de Educação Física. Neste contexto evidenciou-se buscar saber como os alunos entendem em conceito e empirismo a prática da referenciada modalidade nas Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Para que seja gerado um birô de informações básicas, mas necessárias para levantar uma reflexões e discussões a respeito dos benefícios, percebendo que a Capoeira é um ferramental muito importante na construção da cidadania no perfil pessoal e profissional, estabelecendo parâmetros que alavancam o sentido educacional na formação cidadã nas escolas. Para tanto utilizou-se do método descritivo exploratório seguindo normas acadêmicas para a confecção do documento final, nos termos da APA. A amostra foi composta por 51alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Cícero Correia de Meneses, praticantes da Capoeira como modalidade esportiva, utilizando-se de um questionário estrutural composto de 9 questões elaboradas. No que diz respeito ao método utilizado para a análise de dados coletados, tem-se que a escala tipo Likert seria o mais adequado por representar uma média das ideias, para tanto se faz como parte da significância deste instrumento uma afirmativa onde o respondente dá seu grau de concordância dependendo do diferencial semântico utilizado. A análise dos dados coletados por meio dessas escalas é feita por proposição e por fator. O diferencial semântico utilizado na presente pesquisa é “discordo totalmente” (DT), “discordo” (D), “neutro” (N), “concordo” (C) e “concordo totalmente” (CT), com nove proposições onde cinquenta respondentes apresentaram suas opiniões onde estas, foram anotadas para cada diferencial semântico a quantidade de entrevistados que optaram pelos mesmos. Os resultados alcançados mostram por parte dos alunos uma fragilidade no sentido de orientação cultural e educacional, no sentido esportivo, entende-se atrair por sua ludicidade e movimentação corporal, ainda fica a desejar a distinção entre o que seria a Capoeira para o conjunto de atividades motora englobando o exemplo do respeito e não um treinamento para luta. Conclui-se que se faz necessário uma melhor orientação de modo grupal, pois suas opiniões a respeito da modalidade estão muito dispersas.
id RCAP_d8e9255da3abfcaa9e492336c49465b1
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7216
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Opiniões dos alunos sobre a capoeiraMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOCAPOEIRAINQUÉRITOS DE OPINIÃOESTUDOS DE CASOBRASILEDUCATIONCAPOEIRAOPINION SURVEYSCASE STUDIESBRAZILO presente estudo objetiva saber e entender o que é visto pelos alunos que praticam a Capoeira. Entende-se que a Capoeira é rica de características de expressiva liberdade corporal, esta modalidade esportiva é no momento, considerada no Brasil como uma dança cultural nestes propósitos, é utilizada por uma boa parte dos professores do Ensino Fundamental nas disciplinas de Educação Física. Neste contexto evidenciou-se buscar saber como os alunos entendem em conceito e empirismo a prática da referenciada modalidade nas Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Para que seja gerado um birô de informações básicas, mas necessárias para levantar uma reflexões e discussões a respeito dos benefícios, percebendo que a Capoeira é um ferramental muito importante na construção da cidadania no perfil pessoal e profissional, estabelecendo parâmetros que alavancam o sentido educacional na formação cidadã nas escolas. Para tanto utilizou-se do método descritivo exploratório seguindo normas acadêmicas para a confecção do documento final, nos termos da APA. A amostra foi composta por 51alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Cícero Correia de Meneses, praticantes da Capoeira como modalidade esportiva, utilizando-se de um questionário estrutural composto de 9 questões elaboradas. No que diz respeito ao método utilizado para a análise de dados coletados, tem-se que a escala tipo Likert seria o mais adequado por representar uma média das ideias, para tanto se faz como parte da significância deste instrumento uma afirmativa onde o respondente dá seu grau de concordância dependendo do diferencial semântico utilizado. A análise dos dados coletados por meio dessas escalas é feita por proposição e por fator. O diferencial semântico utilizado na presente pesquisa é “discordo totalmente” (DT), “discordo” (D), “neutro” (N), “concordo” (C) e “concordo totalmente” (CT), com nove proposições onde cinquenta respondentes apresentaram suas opiniões onde estas, foram anotadas para cada diferencial semântico a quantidade de entrevistados que optaram pelos mesmos. Os resultados alcançados mostram por parte dos alunos uma fragilidade no sentido de orientação cultural e educacional, no sentido esportivo, entende-se atrair por sua ludicidade e movimentação corporal, ainda fica a desejar a distinção entre o que seria a Capoeira para o conjunto de atividades motora englobando o exemplo do respeito e não um treinamento para luta. Conclui-se que se faz necessário uma melhor orientação de modo grupal, pois suas opiniões a respeito da modalidade estão muito dispersas.This study aims to know and understand what is seen by the students who practice Capoeira. It is understood that Capoeira is rich in expressive freedom body characteristics, this sport is at the time, considered in Brazil as a cultural dance these purposes, is used by a large proportion of elementary school teachers in the disciplines of Physical Education. In this context it showed up seeking to know how students understand in concept and practice of empiricism referenced mode in Schools Early Childhood and Elementary Education. So that it generates a bureau basic information, but needed to raise a reflection and discussion about the benefits, realizing that Capoeira is a very important tools in the construction of citizenship in personal and professional profile, establishing parameters that leverage the educational sense in civic education in schools. For this purpose we used the exploratory descriptive method following academic standards for the preparation of the final document, according to APA. The sample consisted of 51alunos of the Municipal Elementary School II School Cicero Meneses belt, practitioners of Capoeira as sport, using a structural questionnaire composed of 9 prepared questions. With regard to the method used for the analysis of collected data, it follows that the Likert scale would be most appropriate to represent an average of the ideas so much is done as part of the significance of this instrument an affirmative where the respondent gives his degree of agreement depending on the semantic differential used. The analysis of data collected through these scales is made by proposition and factor. The semantic differential used in this research is "strongly disagree" (DT), "disagree" (D), "neutral" (N) "agree" (C) and "strongly agree" (CT), with nine propositions where fifty respondents gave their views where they were noted for each semantic differential the amount of respondents who chose the same. The results achieved show by the students a weakness in the sense of cultural and educational orientation in the sports sense, it is understood attracted by its playfulness and body movement, yet is desired to distinguish between what is Capoeira to the set of activities motor encompassing an example of respect and not a training to fight. It is concluded that a better orientation of group mode is necessary because their opinions about the sport are very dispersed.2016-08-31T10:04:56Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7216porAlmeida, Cristina de Vasconcelosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:44Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7216Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:15.876283Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Opiniões dos alunos sobre a capoeira
title Opiniões dos alunos sobre a capoeira
spellingShingle Opiniões dos alunos sobre a capoeira
Almeida, Cristina de Vasconcelos
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
CAPOEIRA
INQUÉRITOS DE OPINIÃO
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
EDUCATION
CAPOEIRA
OPINION SURVEYS
CASE STUDIES
BRAZIL
title_short Opiniões dos alunos sobre a capoeira
title_full Opiniões dos alunos sobre a capoeira
title_fullStr Opiniões dos alunos sobre a capoeira
title_full_unstemmed Opiniões dos alunos sobre a capoeira
title_sort Opiniões dos alunos sobre a capoeira
author Almeida, Cristina de Vasconcelos
author_facet Almeida, Cristina de Vasconcelos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Cristina de Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
CAPOEIRA
INQUÉRITOS DE OPINIÃO
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
EDUCATION
CAPOEIRA
OPINION SURVEYS
CASE STUDIES
BRAZIL
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
CAPOEIRA
INQUÉRITOS DE OPINIÃO
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
EDUCATION
CAPOEIRA
OPINION SURVEYS
CASE STUDIES
BRAZIL
description O presente estudo objetiva saber e entender o que é visto pelos alunos que praticam a Capoeira. Entende-se que a Capoeira é rica de características de expressiva liberdade corporal, esta modalidade esportiva é no momento, considerada no Brasil como uma dança cultural nestes propósitos, é utilizada por uma boa parte dos professores do Ensino Fundamental nas disciplinas de Educação Física. Neste contexto evidenciou-se buscar saber como os alunos entendem em conceito e empirismo a prática da referenciada modalidade nas Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Para que seja gerado um birô de informações básicas, mas necessárias para levantar uma reflexões e discussões a respeito dos benefícios, percebendo que a Capoeira é um ferramental muito importante na construção da cidadania no perfil pessoal e profissional, estabelecendo parâmetros que alavancam o sentido educacional na formação cidadã nas escolas. Para tanto utilizou-se do método descritivo exploratório seguindo normas acadêmicas para a confecção do documento final, nos termos da APA. A amostra foi composta por 51alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Cícero Correia de Meneses, praticantes da Capoeira como modalidade esportiva, utilizando-se de um questionário estrutural composto de 9 questões elaboradas. No que diz respeito ao método utilizado para a análise de dados coletados, tem-se que a escala tipo Likert seria o mais adequado por representar uma média das ideias, para tanto se faz como parte da significância deste instrumento uma afirmativa onde o respondente dá seu grau de concordância dependendo do diferencial semântico utilizado. A análise dos dados coletados por meio dessas escalas é feita por proposição e por fator. O diferencial semântico utilizado na presente pesquisa é “discordo totalmente” (DT), “discordo” (D), “neutro” (N), “concordo” (C) e “concordo totalmente” (CT), com nove proposições onde cinquenta respondentes apresentaram suas opiniões onde estas, foram anotadas para cada diferencial semântico a quantidade de entrevistados que optaram pelos mesmos. Os resultados alcançados mostram por parte dos alunos uma fragilidade no sentido de orientação cultural e educacional, no sentido esportivo, entende-se atrair por sua ludicidade e movimentação corporal, ainda fica a desejar a distinção entre o que seria a Capoeira para o conjunto de atividades motora englobando o exemplo do respeito e não um treinamento para luta. Conclui-se que se faz necessário uma melhor orientação de modo grupal, pois suas opiniões a respeito da modalidade estão muito dispersas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-31T10:04:56Z
2016-01-01T00:00:00Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7216
url http://hdl.handle.net/10437/7216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131239379107840