Praxias orofaciais não-verbais nas perturbações dos sons da fala: prática de terapeutas da fala portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Fabiana Vieira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/7709
Resumo: A linguagem oral, comummente referida como fala, é, por norma, o meio preferencial e eficaz de comunicação no ser humano. Para que uma criança domine a fala é necessário que ela passe pelo desenvolvimento fonológico que se dá de forma gradual até atingir o nível de desenvolvimento do sistema fonológico equivalente ao de um adulto. Quando por algum motivo a criança não consegue acompanhar o desenvolvimento normativo surgem as perturbações dos sons da fala, que podem estar associadas a uma desorganização do sistema fonológico e caracterizam-se pela presença de substituições, omissões e ou distorções dos sons da fala. As perturbações dos sons da fala são das patologias mais atendida pelos terapeutas da fala e talvez por isso existam diversas abordagens de intervenção, uma delas, com recurso ao uso de praxias orofaciais não-verbais. Estas caracterizam-se pela realização de exercícios motores orais que não exigem a produção de sons da fala mas que, segundo alguns estudos, podem ser usados para ultrapassar dificuldades na produção dos mesmos. Partindo deste pressuposto, foi realizado um estudo quantitativo e transversal cujo objetivo principal é caracterizar o uso de terapia orofacial não-verbal por Terapeutas da Fala Portugueses na intervenção com Perturbação dos Sons da Fala e avaliar o conhecimento que sustenta o seu uso. Participaram no estudo 189 terapeutas da fala portugueses, que responderam a um questionário online. Após analisados os critérios de exclusão o número total de participantes foi de 172. O questionário, originalmente dos autores Thomas & Haipa (2015) foi devidamente traduzido e adaptado à realidade portuguesa. Através da análise dos resultados podemos dizer que 80,2% dos participantes dizem que as praxias orofaciais não-verbais são eficazes na intervenção das perturbações dos sons da fala. Quanto à aquisição de conhecimentos acerca desta abordagem, 89,6% dos respondentes diz ter adquirido o conhecimento durante a licenciatura e/ou em pós-graduações.
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Quando por algum motivo a criança não consegue acompanhar o desenvolvimento normativo surgem as perturbações dos sons da fala, que podem estar associadas a uma desorganização do sistema fonológico e caracterizam-se pela presença de substituições, omissões e ou distorções dos sons da fala. As perturbações dos sons da fala são das patologias mais atendida pelos terapeutas da fala e talvez por isso existam diversas abordagens de intervenção, uma delas, com recurso ao uso de praxias orofaciais não-verbais. Estas caracterizam-se pela realização de exercícios motores orais que não exigem a produção de sons da fala mas que, segundo alguns estudos, podem ser usados para ultrapassar dificuldades na produção dos mesmos. Partindo deste pressuposto, foi realizado um estudo quantitativo e transversal cujo objetivo principal é caracterizar o uso de terapia orofacial não-verbal por Terapeutas da Fala Portugueses na intervenção com Perturbação dos Sons da Fala e avaliar o conhecimento que sustenta o seu uso. Participaram no estudo 189 terapeutas da fala portugueses, que responderam a um questionário online. Após analisados os critérios de exclusão o número total de participantes foi de 172. O questionário, originalmente dos autores Thomas & Haipa (2015) foi devidamente traduzido e adaptado à realidade portuguesa. Através da análise dos resultados podemos dizer que 80,2% dos participantes dizem que as praxias orofaciais não-verbais são eficazes na intervenção das perturbações dos sons da fala. Quanto à aquisição de conhecimentos acerca desta abordagem, 89,6% dos respondentes diz ter adquirido o conhecimento durante a licenciatura e/ou em pós-graduações.Oral language, commonly referred to as speech, is, as a rule, the preferred and effective means of communication in the human being. For a child to master speech it is necessary that it passes through the phonological development that occurs gradually until reaching the level of development of the phonological system equivalent to an adult. When for some reason the child can not keep up with normative development, disturbances of speech sounds appear, which may be associated with a disorganization of the phonological system and are characterized by the presence of substitutions, omissions and or distortions of speech sounds. The disturbances of speech sounds are the pathology most attended by speech therapists and perhaps because of this there are several approaches to intervention, one of them, with the use of nonverbal orofacial praxis. These are characterized by the performance of oral motor exercises that do not require the production of speech sounds but which, according to some studies, can be used to overcome difficulties in producing them. Based on this assumption, a quantitative and cross-sectional study was conducted whose main objective was to characterize the use of non-verbal orofacial therapy by Portuguese Speech Therapists with speech sound disorders intervention and to evaluate the knowledge that supports its use. O total of 189 Portuguese speech therapists participated in the study, who answered an online questionnaire. After analyzing the exclusion criteria, the total number of participants was 172. The questionnaire originally from the authors Thomas & Haipa (2015) was duly translated and adapted to the Portuguese reality. Through the analysis of the results we can say that 80.2% of the participants say that the non-verbal orofacial praxis are effective in the intervention of speech sounds disorders. Regarding the acquisition of knowledge about this approach, 89.6% of respondents say they have acquired knowledge during undergraduate and / or postgraduate courses.Rocha, JoanaPeixoto, VâniaMarinho, SusanaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaJesus, Fabiana Vieira2019-07-11T07:03:30Z2019-02-22T00:00:00Z2019-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/7709202435253porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:07:05Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/7709Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:44:37.376742Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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