Utilização de recursos digitais na aula de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/17773 |
Resumo: | Numa sociedade em rápida mudança os paradigmas de ensino tradicionais não parecem dar resposta aos desafios que a sociedade digital coloca a todos os seus membros, em especial aos jovens. O ensino da matemática, que é uma disciplina clássica, com caraterísticas específicas muito próprias, pode ser enriquecido com a utilização das novas tecnologias. Neste trabalho interrogamo-nos se, a utilização e construção de recursos digitais, pode ter um papel motivador na aprendizagem da disciplina, potenciador da aquisição e consolidação de conceitos, da autonomia e da autoconfiança do aluno. A abordagem utilizada foi o estudo de caso, com discussão em grupo focal, realizado em duas turmas do 9º ano. Os resultados indiciam que a utilização e criação de recursos digitais, é um fator de motivação e que contribui para uma consolidação de conceitos já adquiridos. No entanto, nem todo o tipo de recurso parece ter a mesma influência motivacional assim como, o contexto em que é utilizado ou produzido, influencia a apreciação dos aprendentes. As Tic também parecem ter uma influência positiva na facilidade em resolver tarefas de aplicação em novas situações. Este estudo é apenas um ponto de partida para investigações mais aprofundadas sobre a integração de recursos digitais na aula de matemática. |
id |
RCAP_d8f484e91e1aaebe0b3a8080ebf0631d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17773 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Utilização de recursos digitais na aula de matemáticaEducaçãoMatemáticaTICREDEducationMathematicsICTOERDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNuma sociedade em rápida mudança os paradigmas de ensino tradicionais não parecem dar resposta aos desafios que a sociedade digital coloca a todos os seus membros, em especial aos jovens. O ensino da matemática, que é uma disciplina clássica, com caraterísticas específicas muito próprias, pode ser enriquecido com a utilização das novas tecnologias. Neste trabalho interrogamo-nos se, a utilização e construção de recursos digitais, pode ter um papel motivador na aprendizagem da disciplina, potenciador da aquisição e consolidação de conceitos, da autonomia e da autoconfiança do aluno. A abordagem utilizada foi o estudo de caso, com discussão em grupo focal, realizado em duas turmas do 9º ano. Os resultados indiciam que a utilização e criação de recursos digitais, é um fator de motivação e que contribui para uma consolidação de conceitos já adquiridos. No entanto, nem todo o tipo de recurso parece ter a mesma influência motivacional assim como, o contexto em que é utilizado ou produzido, influencia a apreciação dos aprendentes. As Tic também parecem ter uma influência positiva na facilidade em resolver tarefas de aplicação em novas situações. Este estudo é apenas um ponto de partida para investigações mais aprofundadas sobre a integração de recursos digitais na aula de matemática.In a rapidly changing society, the traditional educational paradigms don’t seem to respond to the challenges that digital society puts to all its members specially the young ones. Teaching with ICT a classical subject like mathematics, with its own very specific characteristics, can add a different insight. In this work we question if the construction and use of digital resources, may have a role in motivating mathematical learning, and in enhancing the acquisition and consolidation of concepts, autonomy and self-confidence of the student. We used a case study approach with focus group discussion held in two 9th grade classes. The results lead us to believe that, the use and construction of digital resources, is a motivating factor that contributes to a consolidation of previously acquired concepts. However, not all kind of resources appear to have the same influence as motivational, and the context in which they are used or produced affects the assessment of learners. ICT also seem to have a positive influence easing the tasks’ application to new situations. This study is only a starting point for further research on the integration of digital resources in math chasses.Lagarto, José ReisVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCapela, Helena Maria Meira Santos2015-05-27T14:43:20Z2013-02-2720132013-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17773porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-26T01:42:09Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17773Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:51.019494Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização de recursos digitais na aula de matemática |
title |
Utilização de recursos digitais na aula de matemática |
spellingShingle |
Utilização de recursos digitais na aula de matemática Capela, Helena Maria Meira Santos Educação Matemática TIC RED Education Mathematics ICT OER Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Utilização de recursos digitais na aula de matemática |
title_full |
Utilização de recursos digitais na aula de matemática |
title_fullStr |
Utilização de recursos digitais na aula de matemática |
title_full_unstemmed |
Utilização de recursos digitais na aula de matemática |
title_sort |
Utilização de recursos digitais na aula de matemática |
author |
Capela, Helena Maria Meira Santos |
author_facet |
Capela, Helena Maria Meira Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lagarto, José Reis Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Capela, Helena Maria Meira Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática TIC RED Education Mathematics ICT OER Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Matemática TIC RED Education Mathematics ICT OER Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Numa sociedade em rápida mudança os paradigmas de ensino tradicionais não parecem dar resposta aos desafios que a sociedade digital coloca a todos os seus membros, em especial aos jovens. O ensino da matemática, que é uma disciplina clássica, com caraterísticas específicas muito próprias, pode ser enriquecido com a utilização das novas tecnologias. Neste trabalho interrogamo-nos se, a utilização e construção de recursos digitais, pode ter um papel motivador na aprendizagem da disciplina, potenciador da aquisição e consolidação de conceitos, da autonomia e da autoconfiança do aluno. A abordagem utilizada foi o estudo de caso, com discussão em grupo focal, realizado em duas turmas do 9º ano. Os resultados indiciam que a utilização e criação de recursos digitais, é um fator de motivação e que contribui para uma consolidação de conceitos já adquiridos. No entanto, nem todo o tipo de recurso parece ter a mesma influência motivacional assim como, o contexto em que é utilizado ou produzido, influencia a apreciação dos aprendentes. As Tic também parecem ter uma influência positiva na facilidade em resolver tarefas de aplicação em novas situações. Este estudo é apenas um ponto de partida para investigações mais aprofundadas sobre a integração de recursos digitais na aula de matemática. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-27 2013 2013-02-27T00:00:00Z 2015-05-27T14:43:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/17773 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/17773 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131827206619136 |