Utilização de recursos digitais na aula de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capela, Helena Maria Meira Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/17773
Resumo: Numa sociedade em rápida mudança os paradigmas de ensino tradicionais não parecem dar resposta aos desafios que a sociedade digital coloca a todos os seus membros, em especial aos jovens. O ensino da matemática, que é uma disciplina clássica, com caraterísticas específicas muito próprias, pode ser enriquecido com a utilização das novas tecnologias. Neste trabalho interrogamo-nos se, a utilização e construção de recursos digitais, pode ter um papel motivador na aprendizagem da disciplina, potenciador da aquisição e consolidação de conceitos, da autonomia e da autoconfiança do aluno. A abordagem utilizada foi o estudo de caso, com discussão em grupo focal, realizado em duas turmas do 9º ano. Os resultados indiciam que a utilização e criação de recursos digitais, é um fator de motivação e que contribui para uma consolidação de conceitos já adquiridos. No entanto, nem todo o tipo de recurso parece ter a mesma influência motivacional assim como, o contexto em que é utilizado ou produzido, influencia a apreciação dos aprendentes. As Tic também parecem ter uma influência positiva na facilidade em resolver tarefas de aplicação em novas situações. Este estudo é apenas um ponto de partida para investigações mais aprofundadas sobre a integração de recursos digitais na aula de matemática.
id RCAP_d8f484e91e1aaebe0b3a8080ebf0631d
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17773
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização de recursos digitais na aula de matemáticaEducaçãoMatemáticaTICREDEducationMathematicsICTOERDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNuma sociedade em rápida mudança os paradigmas de ensino tradicionais não parecem dar resposta aos desafios que a sociedade digital coloca a todos os seus membros, em especial aos jovens. O ensino da matemática, que é uma disciplina clássica, com caraterísticas específicas muito próprias, pode ser enriquecido com a utilização das novas tecnologias. Neste trabalho interrogamo-nos se, a utilização e construção de recursos digitais, pode ter um papel motivador na aprendizagem da disciplina, potenciador da aquisição e consolidação de conceitos, da autonomia e da autoconfiança do aluno. A abordagem utilizada foi o estudo de caso, com discussão em grupo focal, realizado em duas turmas do 9º ano. Os resultados indiciam que a utilização e criação de recursos digitais, é um fator de motivação e que contribui para uma consolidação de conceitos já adquiridos. No entanto, nem todo o tipo de recurso parece ter a mesma influência motivacional assim como, o contexto em que é utilizado ou produzido, influencia a apreciação dos aprendentes. As Tic também parecem ter uma influência positiva na facilidade em resolver tarefas de aplicação em novas situações. Este estudo é apenas um ponto de partida para investigações mais aprofundadas sobre a integração de recursos digitais na aula de matemática.In a rapidly changing society, the traditional educational paradigms don’t seem to respond to the challenges that digital society puts to all its members specially the young ones. Teaching with ICT a classical subject like mathematics, with its own very specific characteristics, can add a different insight. In this work we question if the construction and use of digital resources, may have a role in motivating mathematical learning, and in enhancing the acquisition and consolidation of concepts, autonomy and self-confidence of the student. We used a case study approach with focus group discussion held in two 9th grade classes. The results lead us to believe that, the use and construction of digital resources, is a motivating factor that contributes to a consolidation of previously acquired concepts. However, not all kind of resources appear to have the same influence as motivational, and the context in which they are used or produced affects the assessment of learners. ICT also seem to have a positive influence easing the tasks’ application to new situations. This study is only a starting point for further research on the integration of digital resources in math chasses.Lagarto, José ReisVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCapela, Helena Maria Meira Santos2015-05-27T14:43:20Z2013-02-2720132013-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17773porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-26T01:42:09Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17773Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:51.019494Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de recursos digitais na aula de matemática
title Utilização de recursos digitais na aula de matemática
spellingShingle Utilização de recursos digitais na aula de matemática
Capela, Helena Maria Meira Santos
Educação
Matemática
TIC
RED
Education
Mathematics
ICT
OER
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Utilização de recursos digitais na aula de matemática
title_full Utilização de recursos digitais na aula de matemática
title_fullStr Utilização de recursos digitais na aula de matemática
title_full_unstemmed Utilização de recursos digitais na aula de matemática
title_sort Utilização de recursos digitais na aula de matemática
author Capela, Helena Maria Meira Santos
author_facet Capela, Helena Maria Meira Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lagarto, José Reis
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Capela, Helena Maria Meira Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Matemática
TIC
RED
Education
Mathematics
ICT
OER
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação
Matemática
TIC
RED
Education
Mathematics
ICT
OER
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Numa sociedade em rápida mudança os paradigmas de ensino tradicionais não parecem dar resposta aos desafios que a sociedade digital coloca a todos os seus membros, em especial aos jovens. O ensino da matemática, que é uma disciplina clássica, com caraterísticas específicas muito próprias, pode ser enriquecido com a utilização das novas tecnologias. Neste trabalho interrogamo-nos se, a utilização e construção de recursos digitais, pode ter um papel motivador na aprendizagem da disciplina, potenciador da aquisição e consolidação de conceitos, da autonomia e da autoconfiança do aluno. A abordagem utilizada foi o estudo de caso, com discussão em grupo focal, realizado em duas turmas do 9º ano. Os resultados indiciam que a utilização e criação de recursos digitais, é um fator de motivação e que contribui para uma consolidação de conceitos já adquiridos. No entanto, nem todo o tipo de recurso parece ter a mesma influência motivacional assim como, o contexto em que é utilizado ou produzido, influencia a apreciação dos aprendentes. As Tic também parecem ter uma influência positiva na facilidade em resolver tarefas de aplicação em novas situações. Este estudo é apenas um ponto de partida para investigações mais aprofundadas sobre a integração de recursos digitais na aula de matemática.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-27
2013
2013-02-27T00:00:00Z
2015-05-27T14:43:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/17773
url http://hdl.handle.net/10400.14/17773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131827206619136