Música e poesia: potencialidades de uma abordagem articulada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/89454 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_d8fc6079975db0d073d0b1875a086d9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89454 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Música e poesia: potencialidades de uma abordagem articuladaMusic and poetry: potentialities of an articulated approachAbordagem articuladaMetodologiasMúsicaPoesiaArticulated approachMethodologiesMusicPoetryCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório surge na sequência do estágio curricular do mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como finalidades descrever e avaliar os projetos de intervenção pedagógica, em ambos os contextos. Nas duas práticas de ensino supervisionado, procurou-se dar resposta à mesma questão geradora – “A música poderá potenciar o gosto pela poesia?” –, uma vez que o trabalho a desenvolver para responder a esta se afigurava relevante nos dois contextos. Deste modo, este relatório pretende dar a compreender a importância da interligação da música com a poesia no ensino, isto é, as potencialidades desta articulação. As metodologias escolhidas para nortear toda a prática foram a metodologia de investigação ação, com o intuito de aprimorar o trabalho desenvolvido, através de uma reflexão constante sobre o mesmo; uma aproximação à metodologia de trabalho de projeto, uma vez que os projetos de intervenção pedagógica foram pensados segundo uma perspetiva construtivista em que a criança/o aluno tem voz em todos os momentos, de modo a conduzir o decurso dos mesmos; e, por fim, a metodologia HighScope, pois é a adotada pela instituição onde se realizaram as práticas de ensino supervisionado.This report follows the curricular internship of the master’s degree in Pre-school Education and Primary School Teaching and aims to describe and evaluate the projects of pedagogical intervention in both contexts. In the two supervised teaching practices, we tried to answer the same generating question – “Can music potentiate the taste for poetry?" –, since the work to be developed seemed relevant in both contexts. Thus, this report aims to understand the importance of the interconnection of music and poetry in education, that is, the potential of this articulation. The methodologies chosen to guide the whole practice were the research-action methodology, in order to improve the work developed, through constant reflection on it; an approach to the work project methodology, since the pedagogical intervention projects were designed according to a constructivist perspective in which the child/student had a voice at all times, to lead the course of the same; and, finally, the HighScope methodology, because it is the one adopted by the institution where the supervised teaching practices took place.Silva, Sara Raquel Reis daUniversidade do MinhoSarmento, Carolina Pinto2022-09-072022-09-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/89454por203545770info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-16T01:20:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89454Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:04.896200Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Música e poesia: potencialidades de uma abordagem articulada Music and poetry: potentialities of an articulated approach |
title |
Música e poesia: potencialidades de uma abordagem articulada |
spellingShingle |
Música e poesia: potencialidades de uma abordagem articulada Sarmento, Carolina Pinto Abordagem articulada Metodologias Música Poesia Articulated approach Methodologies Music Poetry Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Música e poesia: potencialidades de uma abordagem articulada |
title_full |
Música e poesia: potencialidades de uma abordagem articulada |
title_fullStr |
Música e poesia: potencialidades de uma abordagem articulada |
title_full_unstemmed |
Música e poesia: potencialidades de uma abordagem articulada |
title_sort |
Música e poesia: potencialidades de uma abordagem articulada |
author |
Sarmento, Carolina Pinto |
author_facet |
Sarmento, Carolina Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Sara Raquel Reis da Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sarmento, Carolina Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagem articulada Metodologias Música Poesia Articulated approach Methodologies Music Poetry Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Abordagem articulada Metodologias Música Poesia Articulated approach Methodologies Music Poetry Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-07 2022-09-07T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/89454 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/89454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203545770 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138184918990848 |