Música e poesia: potencialidades de uma abordagem articulada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarmento, Carolina Pinto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/89454
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_d8fc6079975db0d073d0b1875a086d9c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89454
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Música e poesia: potencialidades de uma abordagem articuladaMusic and poetry: potentialities of an articulated approachAbordagem articuladaMetodologiasMúsicaPoesiaArticulated approachMethodologiesMusicPoetryCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório surge na sequência do estágio curricular do mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como finalidades descrever e avaliar os projetos de intervenção pedagógica, em ambos os contextos. Nas duas práticas de ensino supervisionado, procurou-se dar resposta à mesma questão geradora – “A música poderá potenciar o gosto pela poesia?” –, uma vez que o trabalho a desenvolver para responder a esta se afigurava relevante nos dois contextos. Deste modo, este relatório pretende dar a compreender a importância da interligação da música com a poesia no ensino, isto é, as potencialidades desta articulação. As metodologias escolhidas para nortear toda a prática foram a metodologia de investigação ação, com o intuito de aprimorar o trabalho desenvolvido, através de uma reflexão constante sobre o mesmo; uma aproximação à metodologia de trabalho de projeto, uma vez que os projetos de intervenção pedagógica foram pensados segundo uma perspetiva construtivista em que a criança/o aluno tem voz em todos os momentos, de modo a conduzir o decurso dos mesmos; e, por fim, a metodologia HighScope, pois é a adotada pela instituição onde se realizaram as práticas de ensino supervisionado.This report follows the curricular internship of the master’s degree in Pre-school Education and Primary School Teaching and aims to describe and evaluate the projects of pedagogical intervention in both contexts. In the two supervised teaching practices, we tried to answer the same generating question – “Can music potentiate the taste for poetry?" –, since the work to be developed seemed relevant in both contexts. Thus, this report aims to understand the importance of the interconnection of music and poetry in education, that is, the potential of this articulation. The methodologies chosen to guide the whole practice were the research-action methodology, in order to improve the work developed, through constant reflection on it; an approach to the work project methodology, since the pedagogical intervention projects were designed according to a constructivist perspective in which the child/student had a voice at all times, to lead the course of the same; and, finally, the HighScope methodology, because it is the one adopted by the institution where the supervised teaching practices took place.Silva, Sara Raquel Reis daUniversidade do MinhoSarmento, Carolina Pinto2022-09-072022-09-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/89454por203545770info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-16T01:20:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89454Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:04.896200Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Música e poesia: potencialidades de uma abordagem articulada
Music and poetry: potentialities of an articulated approach
title Música e poesia: potencialidades de uma abordagem articulada
spellingShingle Música e poesia: potencialidades de uma abordagem articulada
Sarmento, Carolina Pinto
Abordagem articulada
Metodologias
Música
Poesia
Articulated approach
Methodologies
Music
Poetry
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Música e poesia: potencialidades de uma abordagem articulada
title_full Música e poesia: potencialidades de uma abordagem articulada
title_fullStr Música e poesia: potencialidades de uma abordagem articulada
title_full_unstemmed Música e poesia: potencialidades de uma abordagem articulada
title_sort Música e poesia: potencialidades de uma abordagem articulada
author Sarmento, Carolina Pinto
author_facet Sarmento, Carolina Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Sara Raquel Reis da
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarmento, Carolina Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem articulada
Metodologias
Música
Poesia
Articulated approach
Methodologies
Music
Poetry
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Abordagem articulada
Metodologias
Música
Poesia
Articulated approach
Methodologies
Music
Poetry
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-07
2022-09-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/89454
url https://hdl.handle.net/1822/89454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203545770
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138184918990848