Gestão da qualidade na educação através do ensino da música
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36069 |
Resumo: | A presente dissertação, realizada no âmbito do mestrado em gestão e administração de escolas, tem por objetivo o estudo sobre a influência que o ensino da música tem na qualidade da educação. O estudo de caso foi aplicado ao Conservatório Regional de Setúbal (CRS) e às escolas Básica e Secundária protocoladas para o regime articulado. Através da metodologia mista, foram adotados vários instrumentos de recolha de dados: análise documental, inquéritos (survey) e entrevistas. Neste contexto foram tidos em conta a análise dos dados referentes aos resultados académicos dos alunos do ensino básico em regime articulado, inquéritos a alunos e ex-alunos do CRS e entrevistas aos diretores das escolas das duas escolas protocoladas. Da apresentação e discussão de resultados foram analisadas as pautas com percentagem de positivas das turmas dos 5o ao 9o anos, com os dados agregados, as respostas aos inquéritos sobre as motivações, razões, e influências que a aprendizagem da música tem ao longo do percurso académico, e analisado o conteúdo das entrevistas aos diretores das duas escolas protocoladas, procedendo à triangulação de dados dos vários instrumentos de recolha. Verificou-se que os resultados académicos dos alunos em regime articulado são na generalidade melhores, tendo-se observado através dos inquéritos e das entrevistas que é dada grande importância à aprendizagem musical no percurso académico, revelando valores consideráveis no que concerne a influências, aquisição de competências e soft skills. A investigação permite, portanto, evidenciar que existe uma influência da aprendizagem da música na qualidade do ensino, uma vez que os resultados estão dentro do expectável e de acordo com as teorias defendidas pelos autores. |
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Gestão da qualidade na educação através do ensino da músicaQualidade no ensinoEnsino da músicaAprendizagem musicalRegime articuladoQuality in teachingMusic teachingMusical learningArticulated regimeA presente dissertação, realizada no âmbito do mestrado em gestão e administração de escolas, tem por objetivo o estudo sobre a influência que o ensino da música tem na qualidade da educação. O estudo de caso foi aplicado ao Conservatório Regional de Setúbal (CRS) e às escolas Básica e Secundária protocoladas para o regime articulado. Através da metodologia mista, foram adotados vários instrumentos de recolha de dados: análise documental, inquéritos (survey) e entrevistas. Neste contexto foram tidos em conta a análise dos dados referentes aos resultados académicos dos alunos do ensino básico em regime articulado, inquéritos a alunos e ex-alunos do CRS e entrevistas aos diretores das escolas das duas escolas protocoladas. Da apresentação e discussão de resultados foram analisadas as pautas com percentagem de positivas das turmas dos 5o ao 9o anos, com os dados agregados, as respostas aos inquéritos sobre as motivações, razões, e influências que a aprendizagem da música tem ao longo do percurso académico, e analisado o conteúdo das entrevistas aos diretores das duas escolas protocoladas, procedendo à triangulação de dados dos vários instrumentos de recolha. Verificou-se que os resultados académicos dos alunos em regime articulado são na generalidade melhores, tendo-se observado através dos inquéritos e das entrevistas que é dada grande importância à aprendizagem musical no percurso académico, revelando valores consideráveis no que concerne a influências, aquisição de competências e soft skills. A investigação permite, portanto, evidenciar que existe uma influência da aprendizagem da música na qualidade do ensino, uma vez que os resultados estão dentro do expectável e de acordo com as teorias defendidas pelos autores.This dissertation, within the scope of the master's in school management and administration, aims to study the influence that music teaching has on the quality of education. The case study was applied to the Regional Conservatory of Setúbal (RCS) and to the Basic and Secondary schools filed for the articulated regime. Through the mixed methodology, several data collection instruments were adopted: document analysis, surveys and interviews. In this context, account was taken of the analysis of data relating to the academic results of basic education students on an articulated basis, surveys of RCS students and alumni, and interviews with school directors from the two protocoled schools. From the presentation and discussion of results, the guidelines were analyzed with a positive percentage of classes from the 5th to the 9th degrees, with the aggregated data, the answers to the inquiries about the motivations, reasons, and influences that music learning has along to the academic life, and analyzed the content of the interviews with the school directors, proceeding to triangulation data from the various collection instruments. It was found that the academic results of students in an articulated regime are generally better, having observed through surveys and interviews that great importance is given to musical learning in the academic life, revealing considerable values with regard to influences, acquisition of skills and soft skills. The investigation allows, therefore, to show that there is an influence of the learning of music in the quality of teaching, since the results are within the expected and in accordance with the theories defended by the authors.Rolo, AnaRepositório ComumRego, Pedro Emanuel de Figueiredo e2021-03-31T09:46:17Z2021-012021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36069TID:202642089porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:05Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36069Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:39.869479Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente dissertação, realizada no âmbito do mestrado em gestão e administração de escolas, tem por objetivo o estudo sobre a influência que o ensino da música tem na qualidade da educação. O estudo de caso foi aplicado ao Conservatório Regional de Setúbal (CRS) e às escolas Básica e Secundária protocoladas para o regime articulado. Através da metodologia mista, foram adotados vários instrumentos de recolha de dados: análise documental, inquéritos (survey) e entrevistas. Neste contexto foram tidos em conta a análise dos dados referentes aos resultados académicos dos alunos do ensino básico em regime articulado, inquéritos a alunos e ex-alunos do CRS e entrevistas aos diretores das escolas das duas escolas protocoladas. Da apresentação e discussão de resultados foram analisadas as pautas com percentagem de positivas das turmas dos 5o ao 9o anos, com os dados agregados, as respostas aos inquéritos sobre as motivações, razões, e influências que a aprendizagem da música tem ao longo do percurso académico, e analisado o conteúdo das entrevistas aos diretores das duas escolas protocoladas, procedendo à triangulação de dados dos vários instrumentos de recolha. Verificou-se que os resultados académicos dos alunos em regime articulado são na generalidade melhores, tendo-se observado através dos inquéritos e das entrevistas que é dada grande importância à aprendizagem musical no percurso académico, revelando valores consideráveis no que concerne a influências, aquisição de competências e soft skills. A investigação permite, portanto, evidenciar que existe uma influência da aprendizagem da música na qualidade do ensino, uma vez que os resultados estão dentro do expectável e de acordo com as teorias defendidas pelos autores. |
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