Gestão da qualidade na educação através do ensino da música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rego, Pedro Emanuel de Figueiredo e
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36069
Resumo: A presente dissertação, realizada no âmbito do mestrado em gestão e administração de escolas, tem por objetivo o estudo sobre a influência que o ensino da música tem na qualidade da educação. O estudo de caso foi aplicado ao Conservatório Regional de Setúbal (CRS) e às escolas Básica e Secundária protocoladas para o regime articulado. Através da metodologia mista, foram adotados vários instrumentos de recolha de dados: análise documental, inquéritos (survey) e entrevistas. Neste contexto foram tidos em conta a análise dos dados referentes aos resultados académicos dos alunos do ensino básico em regime articulado, inquéritos a alunos e ex-alunos do CRS e entrevistas aos diretores das escolas das duas escolas protocoladas. Da apresentação e discussão de resultados foram analisadas as pautas com percentagem de positivas das turmas dos 5o ao 9o anos, com os dados agregados, as respostas aos inquéritos sobre as motivações, razões, e influências que a aprendizagem da música tem ao longo do percurso académico, e analisado o conteúdo das entrevistas aos diretores das duas escolas protocoladas, procedendo à triangulação de dados dos vários instrumentos de recolha. Verificou-se que os resultados académicos dos alunos em regime articulado são na generalidade melhores, tendo-se observado através dos inquéritos e das entrevistas que é dada grande importância à aprendizagem musical no percurso académico, revelando valores consideráveis no que concerne a influências, aquisição de competências e soft skills. A investigação permite, portanto, evidenciar que existe uma influência da aprendizagem da música na qualidade do ensino, uma vez que os resultados estão dentro do expectável e de acordo com as teorias defendidas pelos autores.
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