Actividades de investigação no ensino da química: um estudo com alunos do 8º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/3550 |
Resumo: | Tese de mestrado, Educação (Didáctica das Ciências), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009 |
id |
RCAP_d90636b79ceeec8236b927ea8b86df8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/3550 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Actividades de investigação no ensino da química: um estudo com alunos do 8º ano de escolaridadeLiteracia científicaDesenvolvimento de competênciasActividades de investigaçãoEnsino/Aprendizagem das reacções químicasTeses de mestrado - 2009Tese de mestrado, Educação (Didáctica das Ciências), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009Com este estudo pretendeu-se conhecer como reagiram os alunos do 8º ano de escolaridade ao uso de actividades de investigação durante o ensino das Reacções Químicas quando são planeadas de acordo com as Orientações Curriculares das Ciências Físico – Naturais. Para isso, pretendeu-se conhecer as dificuldades que os alunos revelaram durante a implementação das actividades e como as ultrapassam, as mudanças que ocorreram nas percepções dos alunos sobre o ensino/aprendizagem da Química em consequência do uso de actividades de investigação e a avaliação que os alunos fizeram sobre o uso de actividades de investigação nas aulas de Química. Para se atingir estas finalidades, utilizou-se uma metodologia mista, mas essencialmente uma metodologia que tem as suas raízes na investigação qualitativa com orientação interpretativa e adoptou-se como estratégia de investigação um estudo sobre a própria prática. Participaram neste estudo vinte e sete alunos de uma turma do 8º ano de escolaridade de uma escola da grande Lisboa. Utilizaram-se vários instrumentos de recolha de dados: observação naturalista, entrevistas em grupo focado e documentos escritos. No processo de análise, os dados foram codificados e categorizados utilizando-se o método do questionamento e comparação constantes. Os resultados revelaram que à medida que as actividades decorreram, as dificuldades mostradas pelos alunos foram sendo ultrapassadas, possibilitando o desenvolvimento de competências de conhecimento, raciocínio, comunicação e atitudes. Os resultados indicaram também que os alunos percepcionaram alterações sobre o ensino/aprendizagem da Química e que gostaram mais desta estratégia de ensino.This study aims at describing how 8th grade pupils react to inquiry activities used in the Chemical Reactions lessons when planned according to Curricular Orientations for Physical and Natural Sciences. To do so, the study aims to understand the difficulties found by the pupils during the activities implementation and how they overcome them, the changes occurring in the pupil’s perceptions in relation to Chemistry teaching/learning due to inquiry activities used and the pupil’s evaluation about the inquiry activities in the Chemistry lessons. A mixed methodology but essentially a methodology based in qualitative research with interpretative orientation was applied, and as investigation strategy a study on the own practice was adopted. Twenty-seven pupils from one class of the 8th grade, belonging to an urban area near Lisbon, participated in this study. Several instruments to collect data were used: naturalistic observation, focus group interview, and written documents. The gathered data was codified and classified using the constant questioning and comparison method. The results reveal that the difficulties shown by the pupils were exceeded during the activities, allowing the development of knowledge, reasoning, communication and attitudinal competences. The results also reveal changes in the pupils’ perceptions in relation to Chemistry teaching/learning and how they like more this teaching strategy.Freire, Ana Maria, 1947-Repositório da Universidade de LisboaCunha, Maria João Correia Nabais Domingos de Oliveira2011-06-07T14:02:54Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3550porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:02Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3550Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:25.000331Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Actividades de investigação no ensino da química: um estudo com alunos do 8º ano de escolaridade |
title |
Actividades de investigação no ensino da química: um estudo com alunos do 8º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Actividades de investigação no ensino da química: um estudo com alunos do 8º ano de escolaridade Cunha, Maria João Correia Nabais Domingos de Oliveira Literacia científica Desenvolvimento de competências Actividades de investigação Ensino/Aprendizagem das reacções químicas Teses de mestrado - 2009 |
title_short |
Actividades de investigação no ensino da química: um estudo com alunos do 8º ano de escolaridade |
title_full |
Actividades de investigação no ensino da química: um estudo com alunos do 8º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Actividades de investigação no ensino da química: um estudo com alunos do 8º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Actividades de investigação no ensino da química: um estudo com alunos do 8º ano de escolaridade |
title_sort |
Actividades de investigação no ensino da química: um estudo com alunos do 8º ano de escolaridade |
author |
Cunha, Maria João Correia Nabais Domingos de Oliveira |
author_facet |
Cunha, Maria João Correia Nabais Domingos de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freire, Ana Maria, 1947- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Maria João Correia Nabais Domingos de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacia científica Desenvolvimento de competências Actividades de investigação Ensino/Aprendizagem das reacções químicas Teses de mestrado - 2009 |
topic |
Literacia científica Desenvolvimento de competências Actividades de investigação Ensino/Aprendizagem das reacções químicas Teses de mestrado - 2009 |
description |
Tese de mestrado, Educação (Didáctica das Ciências), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009 |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2011-06-07T14:02:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/3550 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/3550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134179081846784 |