O impacto dos espaços e das pessoas na satisfação e intenção de mudar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Juliana Guiomar Bento
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.24/1993
Resumo: O presente estudo teve como ponto de partida relacionar o marketing, o design, e as pessoas. Depois de uma análise da literatura, percebeu-se que as estratégias de marketing das cidades são maioritariamente focadas na captação de turismo, isto é, atrair de fora para dentro. Este tipo de abordagem tem vindo a contribuir para a descaracterização dos espaços e por isso é necessário fazer o estudo inverso, olhar de dentro para fora, colocando as pessoas que vivem, estudam ou trabalham no cerne da questão. Nesta perspetiva, e tendo por base o conceito de place making, o design das cidades assume uma perspetiva ampla do desenvolvimento político, económico, social, natural, cultural e experiencial, princípios que medem a qualidade da cidade, contribuem para o bem-estar da sociedade e para a formação de comunidades fortes. Desta forma, pretende-se estudar quais os fatores que condicionam a atratividade das cidades, seja para viver, investir, trabalhar ou estudar.
id RCAP_d91b2bb2500e7c1e7a54a43fb0fe1168
oai_identifier_str oai:repositorio.umaia.pt:10400.24/1993
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto dos espaços e das pessoas na satisfação e intenção de mudarDesignPlace brandingPlace makingSatisfação do cidadãoO presente estudo teve como ponto de partida relacionar o marketing, o design, e as pessoas. Depois de uma análise da literatura, percebeu-se que as estratégias de marketing das cidades são maioritariamente focadas na captação de turismo, isto é, atrair de fora para dentro. Este tipo de abordagem tem vindo a contribuir para a descaracterização dos espaços e por isso é necessário fazer o estudo inverso, olhar de dentro para fora, colocando as pessoas que vivem, estudam ou trabalham no cerne da questão. Nesta perspetiva, e tendo por base o conceito de place making, o design das cidades assume uma perspetiva ampla do desenvolvimento político, económico, social, natural, cultural e experiencial, princípios que medem a qualidade da cidade, contribuem para o bem-estar da sociedade e para a formação de comunidades fortes. Desta forma, pretende-se estudar quais os fatores que condicionam a atratividade das cidades, seja para viver, investir, trabalhar ou estudar.Repositório Científico da UMAIAFerreira, Juliana Guiomar Bento2020-07-01T00:00:00Z2025-07-01T00:00:00Z2020-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.24/1993porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-26T16:01:44Zoai:repositorio.umaia.pt:10400.24/1993Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:10:21.066897Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto dos espaços e das pessoas na satisfação e intenção de mudar
title O impacto dos espaços e das pessoas na satisfação e intenção de mudar
spellingShingle O impacto dos espaços e das pessoas na satisfação e intenção de mudar
Ferreira, Juliana Guiomar Bento
Design
Place branding
Place making
Satisfação do cidadão
title_short O impacto dos espaços e das pessoas na satisfação e intenção de mudar
title_full O impacto dos espaços e das pessoas na satisfação e intenção de mudar
title_fullStr O impacto dos espaços e das pessoas na satisfação e intenção de mudar
title_full_unstemmed O impacto dos espaços e das pessoas na satisfação e intenção de mudar
title_sort O impacto dos espaços e das pessoas na satisfação e intenção de mudar
author Ferreira, Juliana Guiomar Bento
author_facet Ferreira, Juliana Guiomar Bento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico da UMAIA
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Juliana Guiomar Bento
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Place branding
Place making
Satisfação do cidadão
topic Design
Place branding
Place making
Satisfação do cidadão
description O presente estudo teve como ponto de partida relacionar o marketing, o design, e as pessoas. Depois de uma análise da literatura, percebeu-se que as estratégias de marketing das cidades são maioritariamente focadas na captação de turismo, isto é, atrair de fora para dentro. Este tipo de abordagem tem vindo a contribuir para a descaracterização dos espaços e por isso é necessário fazer o estudo inverso, olhar de dentro para fora, colocando as pessoas que vivem, estudam ou trabalham no cerne da questão. Nesta perspetiva, e tendo por base o conceito de place making, o design das cidades assume uma perspetiva ampla do desenvolvimento político, económico, social, natural, cultural e experiencial, princípios que medem a qualidade da cidade, contribuem para o bem-estar da sociedade e para a formação de comunidades fortes. Desta forma, pretende-se estudar quais os fatores que condicionam a atratividade das cidades, seja para viver, investir, trabalhar ou estudar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01T00:00:00Z
2020-07-01T00:00:00Z
2025-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.24/1993
url http://hdl.handle.net/10400.24/1993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130560101089280