O impacto dos espaços e das pessoas na satisfação e intenção de mudar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.24/1993 |
Resumo: | O presente estudo teve como ponto de partida relacionar o marketing, o design, e as pessoas. Depois de uma análise da literatura, percebeu-se que as estratégias de marketing das cidades são maioritariamente focadas na captação de turismo, isto é, atrair de fora para dentro. Este tipo de abordagem tem vindo a contribuir para a descaracterização dos espaços e por isso é necessário fazer o estudo inverso, olhar de dentro para fora, colocando as pessoas que vivem, estudam ou trabalham no cerne da questão. Nesta perspetiva, e tendo por base o conceito de place making, o design das cidades assume uma perspetiva ampla do desenvolvimento político, económico, social, natural, cultural e experiencial, princípios que medem a qualidade da cidade, contribuem para o bem-estar da sociedade e para a formação de comunidades fortes. Desta forma, pretende-se estudar quais os fatores que condicionam a atratividade das cidades, seja para viver, investir, trabalhar ou estudar. |
id |
RCAP_d91b2bb2500e7c1e7a54a43fb0fe1168 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.umaia.pt:10400.24/1993 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto dos espaços e das pessoas na satisfação e intenção de mudarDesignPlace brandingPlace makingSatisfação do cidadãoO presente estudo teve como ponto de partida relacionar o marketing, o design, e as pessoas. Depois de uma análise da literatura, percebeu-se que as estratégias de marketing das cidades são maioritariamente focadas na captação de turismo, isto é, atrair de fora para dentro. Este tipo de abordagem tem vindo a contribuir para a descaracterização dos espaços e por isso é necessário fazer o estudo inverso, olhar de dentro para fora, colocando as pessoas que vivem, estudam ou trabalham no cerne da questão. Nesta perspetiva, e tendo por base o conceito de place making, o design das cidades assume uma perspetiva ampla do desenvolvimento político, económico, social, natural, cultural e experiencial, princípios que medem a qualidade da cidade, contribuem para o bem-estar da sociedade e para a formação de comunidades fortes. Desta forma, pretende-se estudar quais os fatores que condicionam a atratividade das cidades, seja para viver, investir, trabalhar ou estudar.Repositório Científico da UMAIAFerreira, Juliana Guiomar Bento2020-07-01T00:00:00Z2025-07-01T00:00:00Z2020-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.24/1993porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-26T16:01:44Zoai:repositorio.umaia.pt:10400.24/1993Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:10:21.066897Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto dos espaços e das pessoas na satisfação e intenção de mudar |
title |
O impacto dos espaços e das pessoas na satisfação e intenção de mudar |
spellingShingle |
O impacto dos espaços e das pessoas na satisfação e intenção de mudar Ferreira, Juliana Guiomar Bento Design Place branding Place making Satisfação do cidadão |
title_short |
O impacto dos espaços e das pessoas na satisfação e intenção de mudar |
title_full |
O impacto dos espaços e das pessoas na satisfação e intenção de mudar |
title_fullStr |
O impacto dos espaços e das pessoas na satisfação e intenção de mudar |
title_full_unstemmed |
O impacto dos espaços e das pessoas na satisfação e intenção de mudar |
title_sort |
O impacto dos espaços e das pessoas na satisfação e intenção de mudar |
author |
Ferreira, Juliana Guiomar Bento |
author_facet |
Ferreira, Juliana Guiomar Bento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico da UMAIA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Juliana Guiomar Bento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Place branding Place making Satisfação do cidadão |
topic |
Design Place branding Place making Satisfação do cidadão |
description |
O presente estudo teve como ponto de partida relacionar o marketing, o design, e as pessoas. Depois de uma análise da literatura, percebeu-se que as estratégias de marketing das cidades são maioritariamente focadas na captação de turismo, isto é, atrair de fora para dentro. Este tipo de abordagem tem vindo a contribuir para a descaracterização dos espaços e por isso é necessário fazer o estudo inverso, olhar de dentro para fora, colocando as pessoas que vivem, estudam ou trabalham no cerne da questão. Nesta perspetiva, e tendo por base o conceito de place making, o design das cidades assume uma perspetiva ampla do desenvolvimento político, económico, social, natural, cultural e experiencial, princípios que medem a qualidade da cidade, contribuem para o bem-estar da sociedade e para a formação de comunidades fortes. Desta forma, pretende-se estudar quais os fatores que condicionam a atratividade das cidades, seja para viver, investir, trabalhar ou estudar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-01T00:00:00Z 2020-07-01T00:00:00Z 2025-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.24/1993 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.24/1993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130560101089280 |