Modelo de Scoring aplicado à JAPGest
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/13243 |
Resumo: | Hoje em dia, a procura de crédito tem sido cada vez mais frequente. Este aumento da procura é influenciado por vários fatores tais como a melhoria das condições na concessão de crédito por parte das instituições financeiras, as melhores medidas de avaliação e, claro, as baixas taxas de juro atraem mais clientes junto dos concessores. Com a crescente procura de crédito, cada instituição financeira tem de se destacar face à concorrência nos mecanismos de controlo de risco de crédito, isto é, na forma rápida e eficaz em analisar cada solicitação de crédito. E, para além de manter os bons clientes, é necessários atrair ainda mais. O credit scoring é o mecanismo de controlo de risco que dá resposta rápida e automática na concessão de crédito e na quantificação e gestão de riscos associados ao mesmo, que responde às necessidades das instituições financeiras. Este mecanismo, através de scorescards, ou seja, tabelas de pontuação, permite às instituições financeiras prever qual o grau de incumprimento, ou a probabilidade de um cliente não cumprir o pagamento do crédito. Mediante determinadas condições e panoramas, como indicadores socioeconómicos, é possível prever o nível de incumprimento de um cliente. Depois de selecionadas as variáveis, é-lhes atribuída uma pontuação, ou score, em função dos atributos de cada característica em estudo e, se o cliente tem uma pontuação baixa não lhe é atribuído o crédito, se for alta, é-lhe concedido o crédito. A coerência e a metodologia do credit scoring permite, em muitas situações, reduzir a necessidade de avaliar um cliente devido a padrões já conhecidos em casos anteriores que permitem tirar as mesmas conclusões, isto é, conceder ou não o crédito. Assim, um modelo de scoring permite ao lado da oferta de crédito a tomada de mais e melhores decisões de concessão, o economizar do tempo e o aumento da produtividade. Estas características tornam o mercado mais competitivo. |
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Hoje em dia, a procura de crédito tem sido cada vez mais frequente. Este aumento da procura é influenciado por vários fatores tais como a melhoria das condições na concessão de crédito por parte das instituições financeiras, as melhores medidas de avaliação e, claro, as baixas taxas de juro atraem mais clientes junto dos concessores. Com a crescente procura de crédito, cada instituição financeira tem de se destacar face à concorrência nos mecanismos de controlo de risco de crédito, isto é, na forma rápida e eficaz em analisar cada solicitação de crédito. E, para além de manter os bons clientes, é necessários atrair ainda mais. O credit scoring é o mecanismo de controlo de risco que dá resposta rápida e automática na concessão de crédito e na quantificação e gestão de riscos associados ao mesmo, que responde às necessidades das instituições financeiras. Este mecanismo, através de scorescards, ou seja, tabelas de pontuação, permite às instituições financeiras prever qual o grau de incumprimento, ou a probabilidade de um cliente não cumprir o pagamento do crédito. Mediante determinadas condições e panoramas, como indicadores socioeconómicos, é possível prever o nível de incumprimento de um cliente. Depois de selecionadas as variáveis, é-lhes atribuída uma pontuação, ou score, em função dos atributos de cada característica em estudo e, se o cliente tem uma pontuação baixa não lhe é atribuído o crédito, se for alta, é-lhe concedido o crédito. A coerência e a metodologia do credit scoring permite, em muitas situações, reduzir a necessidade de avaliar um cliente devido a padrões já conhecidos em casos anteriores que permitem tirar as mesmas conclusões, isto é, conceder ou não o crédito. Assim, um modelo de scoring permite ao lado da oferta de crédito a tomada de mais e melhores decisões de concessão, o economizar do tempo e o aumento da produtividade. Estas características tornam o mercado mais competitivo. |
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