A história das aparições de Fátima contada a crianças surdas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/4359 |
Resumo: | O ensino religioso é um direito que deve ser facultado a qualquer criança, de modo a permitir um crescimento natural e saudável. É durante este processo de aprendizagem que deverão ser facultadas todas as ferramentas necessárias para que a criança possa aceder à sua língua natural, a língua gestual, apresentadas inicialmente nos primeiros anos de vida. Este é o marco primordial para o seu desenvolvimento linguístico, psicológico e social. Para isto, é necessário que os materiais sejam adaptados e acessíveis a qualquer especificidade apresentada pela criança. Durante anos as crianças surdas não tiveram acesso à sua língua natural, a Língua Gestual Portuguesa, o que conduz à falta de conhecimento, à falta de acesso à educação e a consequências a nível psicológico e social. Muitas foram as batalhas travadas pela comunidade surda para implementar a sua língua natural no ensino, de forma a promover uma identidade, uma cultura, um sentimento de pertença e, não menos importante, promover a aquisição de linguagem e pensamento. Inicialmente apoiadas pela Igreja, esta educação sempre apresentou um défice para a construção deste desenvolvimento pessoal e social. A religião em Portugal é uma constante no dia-a-dia das pessoas e o ensino religioso é tomado como um bem adquirido dentro da comunidade ouvinte, proporcionado pela catequese. A comunidade surda tem pouco conhecimento sobre religião pois nunca acedeu à informação, tanto por falta de catequistas com formação em Língua Gestual Portuguesa, como de materiais acessíveis. A criança surda portuguesa não entende a importância do Santuário de Fátima, não conhece a sua história e nunca irá compreender se a informação não lhe for transmitida. Sendo que a falta de profissionais é uma realidade sempre presente, existe a necessidade de trabalhar em materiais acessíveis que auxiliem e permitam esta comunicação. Neste sentido, iniciou-se o projeto para criar materiais acessíveis a estas crianças, com o objetivo de responder à questão “Como tornar a história das aparições mais acessível a crianças surdas?”. Realizou-se a um estudo exploratório-descritivo, com paradigma qualitativo, cujo objetivo principal foi o de criar um vídeo e um folheto acessíveis a crianças surdas entre os 7 e os 9 anos de idade, com a Língua Gestual Portuguesa como língua natural. Foram selecionadas 5 crianças que visualizaram o vídeo em Língua Gestual Portuguesa e, posteriormente, exploraram o folheto adaptado com base em imagens icónicas, com o apoio do professor. Após a experiência, procedeu-se a um focus group onde foram recolhidos dados e apresentadas algumas questões à turma. Os resultados do estudo mostram que as crianças surdas participantes no estudo respondem positivamente ao estímulo apresentado. Sem conhecimento prévio sobre o tema e uma vez apresentados os materiais acessíveis, as crianças reciprocamente discutiram e interagiram sobre a temática. Além de entusiasmo, estas relevaram compreensão e adaptação às personagens e ao local. Este ponto reforça a necessidade de mais materiais acessíveis direcionados para esta comunidade, e outras, através da aplicação da língua natural, ou ferramentas adaptadas à transmissão de informação. Será necessário um investimento futuro nesta área, e temática, para garantir o sucesso da comunidade surda dentro da comunidade religiosa. |
id |
RCAP_d9391235cd4787b0be6283486bcf43c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4359 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A história das aparições de Fátima contada a crianças surdasReligiãoComunicaçãoComunicação AcessívelSurdezLíngua Gestual PortuguesaDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO ensino religioso é um direito que deve ser facultado a qualquer criança, de modo a permitir um crescimento natural e saudável. É durante este processo de aprendizagem que deverão ser facultadas todas as ferramentas necessárias para que a criança possa aceder à sua língua natural, a língua gestual, apresentadas inicialmente nos primeiros anos de vida. Este é o marco primordial para o seu desenvolvimento linguístico, psicológico e social. Para isto, é necessário que os materiais sejam adaptados e acessíveis a qualquer especificidade apresentada pela criança. Durante anos as crianças surdas não tiveram acesso à sua língua natural, a Língua Gestual Portuguesa, o que conduz à falta de conhecimento, à falta de acesso à educação e a consequências a nível psicológico e social. Muitas foram as batalhas travadas pela comunidade surda para implementar a sua língua natural no ensino, de forma a promover uma identidade, uma cultura, um sentimento de pertença e, não menos importante, promover a aquisição de linguagem e pensamento. Inicialmente apoiadas pela Igreja, esta educação sempre apresentou um défice para a construção deste desenvolvimento pessoal e social. A religião em Portugal é uma constante no dia-a-dia das pessoas e o ensino religioso é tomado como um bem adquirido dentro da comunidade ouvinte, proporcionado pela catequese. A comunidade surda tem pouco conhecimento sobre religião pois nunca acedeu à informação, tanto por falta de catequistas com formação em Língua Gestual Portuguesa, como de materiais acessíveis. A criança surda portuguesa não entende a importância do Santuário de Fátima, não conhece a sua história e nunca irá compreender se a informação não lhe for transmitida. Sendo que a falta de profissionais é uma realidade sempre presente, existe a necessidade de trabalhar em materiais acessíveis que auxiliem e permitam esta comunicação. Neste sentido, iniciou-se o projeto para criar materiais acessíveis a estas crianças, com o objetivo de responder à questão “Como tornar a história das aparições mais acessível a crianças surdas?”. Realizou-se a um estudo exploratório-descritivo, com paradigma qualitativo, cujo objetivo principal foi o de criar um vídeo e um folheto acessíveis a crianças surdas entre os 7 e os 9 anos de idade, com a Língua Gestual Portuguesa como língua natural. Foram selecionadas 5 crianças que visualizaram o vídeo em Língua Gestual Portuguesa e, posteriormente, exploraram o folheto adaptado com base em imagens icónicas, com o apoio do professor. Após a experiência, procedeu-se a um focus group onde foram recolhidos dados e apresentadas algumas questões à turma. Os resultados do estudo mostram que as crianças surdas participantes no estudo respondem positivamente ao estímulo apresentado. Sem conhecimento prévio sobre o tema e uma vez apresentados os materiais acessíveis, as crianças reciprocamente discutiram e interagiram sobre a temática. Além de entusiasmo, estas relevaram compreensão e adaptação às personagens e ao local. Este ponto reforça a necessidade de mais materiais acessíveis direcionados para esta comunidade, e outras, através da aplicação da língua natural, ou ferramentas adaptadas à transmissão de informação. Será necessário um investimento futuro nesta área, e temática, para garantir o sucesso da comunidade surda dentro da comunidade religiosa.Mangas, Catarina FradeSousa, Joana Conde eIC-OnlineSantos, Andreia Vieira Cadima2020-01-06T15:53:18Z2019-11-182019-11-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/4359TID:202355373porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:49:08Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4359Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:14.166577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A história das aparições de Fátima contada a crianças surdas |
title |
A história das aparições de Fátima contada a crianças surdas |
spellingShingle |
A história das aparições de Fátima contada a crianças surdas Santos, Andreia Vieira Cadima Religião Comunicação Comunicação Acessível Surdez Língua Gestual Portuguesa Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
A história das aparições de Fátima contada a crianças surdas |
title_full |
A história das aparições de Fátima contada a crianças surdas |
title_fullStr |
A história das aparições de Fátima contada a crianças surdas |
title_full_unstemmed |
A história das aparições de Fátima contada a crianças surdas |
title_sort |
A história das aparições de Fátima contada a crianças surdas |
author |
Santos, Andreia Vieira Cadima |
author_facet |
Santos, Andreia Vieira Cadima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mangas, Catarina Frade Sousa, Joana Conde e IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Andreia Vieira Cadima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Religião Comunicação Comunicação Acessível Surdez Língua Gestual Portuguesa Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Religião Comunicação Comunicação Acessível Surdez Língua Gestual Portuguesa Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
O ensino religioso é um direito que deve ser facultado a qualquer criança, de modo a permitir um crescimento natural e saudável. É durante este processo de aprendizagem que deverão ser facultadas todas as ferramentas necessárias para que a criança possa aceder à sua língua natural, a língua gestual, apresentadas inicialmente nos primeiros anos de vida. Este é o marco primordial para o seu desenvolvimento linguístico, psicológico e social. Para isto, é necessário que os materiais sejam adaptados e acessíveis a qualquer especificidade apresentada pela criança. Durante anos as crianças surdas não tiveram acesso à sua língua natural, a Língua Gestual Portuguesa, o que conduz à falta de conhecimento, à falta de acesso à educação e a consequências a nível psicológico e social. Muitas foram as batalhas travadas pela comunidade surda para implementar a sua língua natural no ensino, de forma a promover uma identidade, uma cultura, um sentimento de pertença e, não menos importante, promover a aquisição de linguagem e pensamento. Inicialmente apoiadas pela Igreja, esta educação sempre apresentou um défice para a construção deste desenvolvimento pessoal e social. A religião em Portugal é uma constante no dia-a-dia das pessoas e o ensino religioso é tomado como um bem adquirido dentro da comunidade ouvinte, proporcionado pela catequese. A comunidade surda tem pouco conhecimento sobre religião pois nunca acedeu à informação, tanto por falta de catequistas com formação em Língua Gestual Portuguesa, como de materiais acessíveis. A criança surda portuguesa não entende a importância do Santuário de Fátima, não conhece a sua história e nunca irá compreender se a informação não lhe for transmitida. Sendo que a falta de profissionais é uma realidade sempre presente, existe a necessidade de trabalhar em materiais acessíveis que auxiliem e permitam esta comunicação. Neste sentido, iniciou-se o projeto para criar materiais acessíveis a estas crianças, com o objetivo de responder à questão “Como tornar a história das aparições mais acessível a crianças surdas?”. Realizou-se a um estudo exploratório-descritivo, com paradigma qualitativo, cujo objetivo principal foi o de criar um vídeo e um folheto acessíveis a crianças surdas entre os 7 e os 9 anos de idade, com a Língua Gestual Portuguesa como língua natural. Foram selecionadas 5 crianças que visualizaram o vídeo em Língua Gestual Portuguesa e, posteriormente, exploraram o folheto adaptado com base em imagens icónicas, com o apoio do professor. Após a experiência, procedeu-se a um focus group onde foram recolhidos dados e apresentadas algumas questões à turma. Os resultados do estudo mostram que as crianças surdas participantes no estudo respondem positivamente ao estímulo apresentado. Sem conhecimento prévio sobre o tema e uma vez apresentados os materiais acessíveis, as crianças reciprocamente discutiram e interagiram sobre a temática. Além de entusiasmo, estas relevaram compreensão e adaptação às personagens e ao local. Este ponto reforça a necessidade de mais materiais acessíveis direcionados para esta comunidade, e outras, através da aplicação da língua natural, ou ferramentas adaptadas à transmissão de informação. Será necessário um investimento futuro nesta área, e temática, para garantir o sucesso da comunidade surda dentro da comunidade religiosa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-18 2019-11-18T00:00:00Z 2020-01-06T15:53:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/4359 TID:202355373 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/4359 |
identifier_str_mv |
TID:202355373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136975812296704 |