Participação das crianças com perturbação do espectro do autismo, nas salas do pré-escolar: perspetivas de educadores do ensino regular e da educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Ana Isabel Teixeira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/51174
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
id RCAP_b4cb9eee7e0377703d4bc38db313df1f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51174
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Participação das crianças com perturbação do espectro do autismo, nas salas do pré-escolar: perspetivas de educadores do ensino regular e da educação especialPerturbação do espectro do autismoInclusãoParticipaçãoAutism spectrum disorderInclusionParticipationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)Este estudo tem como finalidade contribuir para aprofundar o conhecimento e a compreensão das perspetivas dos educadores do Ensino Regular (ER) e educadores da Educação Especial (EE) acerca da inclusão de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), dos benefícios e dificuldades inerentes a esse processo de inclusão. Com esse intuito, o presente estudo adota uma metodologia qualitativa, através da realização de entrevistas semiestruturadas junto de seis educadores do ER e dois educadores da EE, com experiência de, pelo menos 1 ano, na inclusão de crianças com PEA, no Distrito de Vila Real. Globalmente, as perspetivas dos participantes permitem concluir a notória importância dada à inclusão de crianças com PEA nas salas do pré-escolar. Todos os participantes consideram que a inclusão das crianças com PEA, nas salas do pré-escolar, se traduz num benefício mútuo, para as crianças com PEA e sem PEA. Porém, a totalidade dos participantes referiu a existência de dificuldades no processo de inclusão das crianças com PEA, nas salas do pré-escolar, devido à falta de formação dos educadores do ER; à falta de recursos humanos e materiais e ao nível da frequência dos apoios da Educação Especial/Intervenção Precoce. Os participantes referiram, ainda, que utilizam, preferencialmente o apoio de pares como estratégia promotora da participação de crianças com PEA nas atividades e rotinas do pré-escolar.The purpose of this study is to contribute to deepening the knowledge and understanding the perspectives of the educators of the Regular Education (RE) and Special Education (EE) on inclusion of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) of the benefits and difficulties inherent to this inclusion process. With this intention, the present study assume a qualitative methodology, through semi-structured interviews with six RE educators and two educators with at least 1 year of experience in the ASD, in the District of Vila Real. Overall, the participants' perspectives allow us to conclude the notorious importance to the inclusion of children with ASD in preschool rooms. All the participants consider that the inclusion of children with ASD, in preschool rooms, is mutually beneficial for children with ASD and without ASD. However, a totality of participants concerning the existence of difficulties process of inclusion of children with ASD in pre-school rooms, due to the lack of training of ER educators; lack of human and material resources and frequency of Special Education / Early Intervention support. The participants also indicated that they use, preferably, the support of as a promoting strategy for the participation of children with ASD in the activities and preschool routines.Pereira, Ana Paula da SilvaUniversidade do MinhoValente, Ana Isabel Teixeira20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/51174por201851903info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:24:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51174Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:18:49.790128Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Participação das crianças com perturbação do espectro do autismo, nas salas do pré-escolar: perspetivas de educadores do ensino regular e da educação especial
title Participação das crianças com perturbação do espectro do autismo, nas salas do pré-escolar: perspetivas de educadores do ensino regular e da educação especial
spellingShingle Participação das crianças com perturbação do espectro do autismo, nas salas do pré-escolar: perspetivas de educadores do ensino regular e da educação especial
Valente, Ana Isabel Teixeira
Perturbação do espectro do autismo
Inclusão
Participação
Autism spectrum disorder
Inclusion
Participation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Participação das crianças com perturbação do espectro do autismo, nas salas do pré-escolar: perspetivas de educadores do ensino regular e da educação especial
title_full Participação das crianças com perturbação do espectro do autismo, nas salas do pré-escolar: perspetivas de educadores do ensino regular e da educação especial
title_fullStr Participação das crianças com perturbação do espectro do autismo, nas salas do pré-escolar: perspetivas de educadores do ensino regular e da educação especial
title_full_unstemmed Participação das crianças com perturbação do espectro do autismo, nas salas do pré-escolar: perspetivas de educadores do ensino regular e da educação especial
title_sort Participação das crianças com perturbação do espectro do autismo, nas salas do pré-escolar: perspetivas de educadores do ensino regular e da educação especial
author Valente, Ana Isabel Teixeira
author_facet Valente, Ana Isabel Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Ana Paula da Silva
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Ana Isabel Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Perturbação do espectro do autismo
Inclusão
Participação
Autism spectrum disorder
Inclusion
Participation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Perturbação do espectro do autismo
Inclusão
Participação
Autism spectrum disorder
Inclusion
Participation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/51174
url http://hdl.handle.net/1822/51174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201851903
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132644870455296