Participação das crianças com perturbação do espectro do autismo, nas salas do pré-escolar: perspetivas de educadores do ensino regular e da educação especial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/51174 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce) |
id |
RCAP_b4cb9eee7e0377703d4bc38db313df1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51174 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Participação das crianças com perturbação do espectro do autismo, nas salas do pré-escolar: perspetivas de educadores do ensino regular e da educação especialPerturbação do espectro do autismoInclusãoParticipaçãoAutism spectrum disorderInclusionParticipationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)Este estudo tem como finalidade contribuir para aprofundar o conhecimento e a compreensão das perspetivas dos educadores do Ensino Regular (ER) e educadores da Educação Especial (EE) acerca da inclusão de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), dos benefícios e dificuldades inerentes a esse processo de inclusão. Com esse intuito, o presente estudo adota uma metodologia qualitativa, através da realização de entrevistas semiestruturadas junto de seis educadores do ER e dois educadores da EE, com experiência de, pelo menos 1 ano, na inclusão de crianças com PEA, no Distrito de Vila Real. Globalmente, as perspetivas dos participantes permitem concluir a notória importância dada à inclusão de crianças com PEA nas salas do pré-escolar. Todos os participantes consideram que a inclusão das crianças com PEA, nas salas do pré-escolar, se traduz num benefício mútuo, para as crianças com PEA e sem PEA. Porém, a totalidade dos participantes referiu a existência de dificuldades no processo de inclusão das crianças com PEA, nas salas do pré-escolar, devido à falta de formação dos educadores do ER; à falta de recursos humanos e materiais e ao nível da frequência dos apoios da Educação Especial/Intervenção Precoce. Os participantes referiram, ainda, que utilizam, preferencialmente o apoio de pares como estratégia promotora da participação de crianças com PEA nas atividades e rotinas do pré-escolar.The purpose of this study is to contribute to deepening the knowledge and understanding the perspectives of the educators of the Regular Education (RE) and Special Education (EE) on inclusion of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) of the benefits and difficulties inherent to this inclusion process. With this intention, the present study assume a qualitative methodology, through semi-structured interviews with six RE educators and two educators with at least 1 year of experience in the ASD, in the District of Vila Real. Overall, the participants' perspectives allow us to conclude the notorious importance to the inclusion of children with ASD in preschool rooms. All the participants consider that the inclusion of children with ASD, in preschool rooms, is mutually beneficial for children with ASD and without ASD. However, a totality of participants concerning the existence of difficulties process of inclusion of children with ASD in pre-school rooms, due to the lack of training of ER educators; lack of human and material resources and frequency of Special Education / Early Intervention support. The participants also indicated that they use, preferably, the support of as a promoting strategy for the participation of children with ASD in the activities and preschool routines.Pereira, Ana Paula da SilvaUniversidade do MinhoValente, Ana Isabel Teixeira20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/51174por201851903info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:55:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51174Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:55:45Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Participação das crianças com perturbação do espectro do autismo, nas salas do pré-escolar: perspetivas de educadores do ensino regular e da educação especial |
title |
Participação das crianças com perturbação do espectro do autismo, nas salas do pré-escolar: perspetivas de educadores do ensino regular e da educação especial |
spellingShingle |
Participação das crianças com perturbação do espectro do autismo, nas salas do pré-escolar: perspetivas de educadores do ensino regular e da educação especial Valente, Ana Isabel Teixeira Perturbação do espectro do autismo Inclusão Participação Autism spectrum disorder Inclusion Participation Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Participação das crianças com perturbação do espectro do autismo, nas salas do pré-escolar: perspetivas de educadores do ensino regular e da educação especial |
title_full |
Participação das crianças com perturbação do espectro do autismo, nas salas do pré-escolar: perspetivas de educadores do ensino regular e da educação especial |
title_fullStr |
Participação das crianças com perturbação do espectro do autismo, nas salas do pré-escolar: perspetivas de educadores do ensino regular e da educação especial |
title_full_unstemmed |
Participação das crianças com perturbação do espectro do autismo, nas salas do pré-escolar: perspetivas de educadores do ensino regular e da educação especial |
title_sort |
Participação das crianças com perturbação do espectro do autismo, nas salas do pré-escolar: perspetivas de educadores do ensino regular e da educação especial |
author |
Valente, Ana Isabel Teixeira |
author_facet |
Valente, Ana Isabel Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Ana Paula da Silva Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Ana Isabel Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perturbação do espectro do autismo Inclusão Participação Autism spectrum disorder Inclusion Participation Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Perturbação do espectro do autismo Inclusão Participação Autism spectrum disorder Inclusion Participation Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce) |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/51174 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/51174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201851903 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544789715845120 |