Interacções sociais e comunicativas entre uma criança com perturbação doespectro do autismo e os seus pares sem necessidades educativas especiais:Estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14417/ap.39 |
Resumo: | Neste estudo observámos as interacções sociais e comunicativas, numa sala de jardim-de-infância, entre uma criança com PEA e os seus pares sem NEE, em dois momentos (actividade lúdica entre a criança com PEA e dois pares sem NEE, na presença de um adulto e depois sem a presença do adulto). O estudo tem como objectivos: analisar o papel do adulto e a forma como decorrem as interacções e identificar comportamentos sociais e comunicativos presentes. No final do estudo verificámos que a criança com PEA tomou um papel passivo e, os seus pares, raramente deram seguimento aos comentários que fez durante as interacções. As interacções foram básicas e pouco recíprocas. Na presença do adulto, a criança com PEA utilizou uma maior variedade de comportamentos sociais e comunicativos. Estes aspectos alertam para a necessidade e importância de treino específico dos pares sem NEE das crianças com PEA, de forma a maximizar as oportunidades sociais e comunicativas na sala de jardim-de-infância. |
id |
RCAP_d948680a230682d1af67f250f61c8138 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/39 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Interacções sociais e comunicativas entre uma criança com perturbação doespectro do autismo e os seus pares sem necessidades educativas especiais:Estudo de casoActividades lúdicas; Interacções sociais e comunicativas; Jardim-de-Infância; Perturbação do espectro do autismoNeste estudo observámos as interacções sociais e comunicativas, numa sala de jardim-de-infância, entre uma criança com PEA e os seus pares sem NEE, em dois momentos (actividade lúdica entre a criança com PEA e dois pares sem NEE, na presença de um adulto e depois sem a presença do adulto). O estudo tem como objectivos: analisar o papel do adulto e a forma como decorrem as interacções e identificar comportamentos sociais e comunicativos presentes. No final do estudo verificámos que a criança com PEA tomou um papel passivo e, os seus pares, raramente deram seguimento aos comentários que fez durante as interacções. As interacções foram básicas e pouco recíprocas. Na presença do adulto, a criança com PEA utilizou uma maior variedade de comportamentos sociais e comunicativos. Estes aspectos alertam para a necessidade e importância de treino específico dos pares sem NEE das crianças com PEA, de forma a maximizar as oportunidades sociais e comunicativas na sala de jardim-de-infância.ISPA - Instituto Universitário2012-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.39https://doi.org/10.14417/ap.39Análise Psicológica; Vol 29, No 1 (2011); 67-82Análise Psicológica; Vol 29, No 1 (2011); 67-821646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/39http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/39/pdfGaspar, AnaSerrano, Ana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:22:49Zoai:ojs.localhost:article/39Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:52.390116Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interacções sociais e comunicativas entre uma criança com perturbação doespectro do autismo e os seus pares sem necessidades educativas especiais:Estudo de caso |
title |
Interacções sociais e comunicativas entre uma criança com perturbação doespectro do autismo e os seus pares sem necessidades educativas especiais:Estudo de caso |
spellingShingle |
Interacções sociais e comunicativas entre uma criança com perturbação doespectro do autismo e os seus pares sem necessidades educativas especiais:Estudo de caso Gaspar, Ana Actividades lúdicas; Interacções sociais e comunicativas; Jardim-de-Infância; Perturbação do espectro do autismo |
title_short |
Interacções sociais e comunicativas entre uma criança com perturbação doespectro do autismo e os seus pares sem necessidades educativas especiais:Estudo de caso |
title_full |
Interacções sociais e comunicativas entre uma criança com perturbação doespectro do autismo e os seus pares sem necessidades educativas especiais:Estudo de caso |
title_fullStr |
Interacções sociais e comunicativas entre uma criança com perturbação doespectro do autismo e os seus pares sem necessidades educativas especiais:Estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Interacções sociais e comunicativas entre uma criança com perturbação doespectro do autismo e os seus pares sem necessidades educativas especiais:Estudo de caso |
title_sort |
Interacções sociais e comunicativas entre uma criança com perturbação doespectro do autismo e os seus pares sem necessidades educativas especiais:Estudo de caso |
author |
Gaspar, Ana |
author_facet |
Gaspar, Ana Serrano, Ana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Serrano, Ana Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gaspar, Ana Serrano, Ana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Actividades lúdicas; Interacções sociais e comunicativas; Jardim-de-Infância; Perturbação do espectro do autismo |
topic |
Actividades lúdicas; Interacções sociais e comunicativas; Jardim-de-Infância; Perturbação do espectro do autismo |
description |
Neste estudo observámos as interacções sociais e comunicativas, numa sala de jardim-de-infância, entre uma criança com PEA e os seus pares sem NEE, em dois momentos (actividade lúdica entre a criança com PEA e dois pares sem NEE, na presença de um adulto e depois sem a presença do adulto). O estudo tem como objectivos: analisar o papel do adulto e a forma como decorrem as interacções e identificar comportamentos sociais e comunicativos presentes. No final do estudo verificámos que a criança com PEA tomou um papel passivo e, os seus pares, raramente deram seguimento aos comentários que fez durante as interacções. As interacções foram básicas e pouco recíprocas. Na presença do adulto, a criança com PEA utilizou uma maior variedade de comportamentos sociais e comunicativos. Estes aspectos alertam para a necessidade e importância de treino específico dos pares sem NEE das crianças com PEA, de forma a maximizar as oportunidades sociais e comunicativas na sala de jardim-de-infância. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14417/ap.39 https://doi.org/10.14417/ap.39 |
url |
https://doi.org/10.14417/ap.39 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/39 http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/39/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica; Vol 29, No 1 (2011); 67-82 Análise Psicológica; Vol 29, No 1 (2011); 67-82 1646-6020 0870-8231 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131596127731712 |