Sistemas multimédia para o desenvolvimento da competência comunicativa em crianças com perturbações do espectro do autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/9250 |
Resumo: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança, área de especialização em Educação e Ensino da Língua |
id |
RCAP_a88d26106f0e8939563deacde1bc8df5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/9250 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sistemas multimédia para o desenvolvimento da competência comunicativa em crianças com perturbações do espectro do autismoPlataformas multimédiaCompetência comunicativaPerturbação do espectro do autismoEducação inclusivaDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança, área de especialização em Educação e Ensino da LínguaO princípio inclusivo em Educação remeteu para as Escolas a enorme responsabilidade de proporcionar aos seus alunos, independentemente das diferenças ou dificuldades que apresentam, ambientes de aprendizagem coincidentes com as necessidades específicas de cada um. Particularmente no que se refere aos alunos com necessidades educativas especiais, cuja severidade e diversidade de problemáticas obriga a respostas mais diferenciadas, foram criadas unidades de apoio especializado; é o caso dos alunos com perturbações do espectro do autismo. A perturbação do espectro do autismo caracteriza-se por uma tríade clínica de perturbações que afecta as áreas da comunicação, interacção social e comportamento. No contexto educativo, estas limitações podem ser profundamente incapacitantes, caso não se promovam metodologias de intervenção adequadas. Neste trabalho de investigação, desenhou-se e desenvolveu-se uma plataforma multimédia para promover a competência comunicativa em crianças com perturbação do espectro do autismo, integrando ferramentas multimédia (áudio, vídeo e imagens), que possibilitam a comunicação interpessoal e a partilha de opiniões, gostos e experiências entre indivíduos. A plataforma concebida foi aplicada a três crianças com perturbação do espectro do autismo que frequentam uma Escola Básica de 2.º e 3.º ciclos e estão integradas numa unidade de ensino estruturado1. Como principais resultados desta investigação, destaca-se o desenvolvimento de competências de iniciativa e autonomia, de comunicação e de relação entre pares das crianças em estudo, evidenciando a motivação e interesse que despertou em todos os seus utilizadores. Resulta ainda, como conclusão deste estudo, a necessidade de afinar alguns aspectos do funcionamento da primeira versão da plataforma concebida, melhorando-a de modo a viabilizar a sua utilização generalizada nas unidades de ensino estruturado em Portugal.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa ; Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de SetúbalRUNAmaro, Carla Marina Flores Simões Revés2013-04-08T10:32:40Z2011-022011-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/9250porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:42:11Zoai:run.unl.pt:10362/9250Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:39.193165Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sistemas multimédia para o desenvolvimento da competência comunicativa em crianças com perturbações do espectro do autismo |
title |
Sistemas multimédia para o desenvolvimento da competência comunicativa em crianças com perturbações do espectro do autismo |
spellingShingle |
Sistemas multimédia para o desenvolvimento da competência comunicativa em crianças com perturbações do espectro do autismo Amaro, Carla Marina Flores Simões Revés Plataformas multimédia Competência comunicativa Perturbação do espectro do autismo Educação inclusiva |
title_short |
Sistemas multimédia para o desenvolvimento da competência comunicativa em crianças com perturbações do espectro do autismo |
title_full |
Sistemas multimédia para o desenvolvimento da competência comunicativa em crianças com perturbações do espectro do autismo |
title_fullStr |
Sistemas multimédia para o desenvolvimento da competência comunicativa em crianças com perturbações do espectro do autismo |
title_full_unstemmed |
Sistemas multimédia para o desenvolvimento da competência comunicativa em crianças com perturbações do espectro do autismo |
title_sort |
Sistemas multimédia para o desenvolvimento da competência comunicativa em crianças com perturbações do espectro do autismo |
author |
Amaro, Carla Marina Flores Simões Revés |
author_facet |
Amaro, Carla Marina Flores Simões Revés |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaro, Carla Marina Flores Simões Revés |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plataformas multimédia Competência comunicativa Perturbação do espectro do autismo Educação inclusiva |
topic |
Plataformas multimédia Competência comunicativa Perturbação do espectro do autismo Educação inclusiva |
description |
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança, área de especialização em Educação e Ensino da Língua |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02 2011-02-01T00:00:00Z 2013-04-08T10:32:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/9250 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/9250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa ; Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa ; Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137832075264000 |