Sistemas multimédia para o desenvolvimento da competência comunicativa em crianças com perturbações do espectro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro, Carla Marina Flores Simões Revés
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/9250
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança, área de especialização em Educação e Ensino da Língua
id RCAP_a88d26106f0e8939563deacde1bc8df5
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/9250
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sistemas multimédia para o desenvolvimento da competência comunicativa em crianças com perturbações do espectro do autismoPlataformas multimédiaCompetência comunicativaPerturbação do espectro do autismoEducação inclusivaDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança, área de especialização em Educação e Ensino da LínguaO princípio inclusivo em Educação remeteu para as Escolas a enorme responsabilidade de proporcionar aos seus alunos, independentemente das diferenças ou dificuldades que apresentam, ambientes de aprendizagem coincidentes com as necessidades específicas de cada um. Particularmente no que se refere aos alunos com necessidades educativas especiais, cuja severidade e diversidade de problemáticas obriga a respostas mais diferenciadas, foram criadas unidades de apoio especializado; é o caso dos alunos com perturbações do espectro do autismo. A perturbação do espectro do autismo caracteriza-se por uma tríade clínica de perturbações que afecta as áreas da comunicação, interacção social e comportamento. No contexto educativo, estas limitações podem ser profundamente incapacitantes, caso não se promovam metodologias de intervenção adequadas. Neste trabalho de investigação, desenhou-se e desenvolveu-se uma plataforma multimédia para promover a competência comunicativa em crianças com perturbação do espectro do autismo, integrando ferramentas multimédia (áudio, vídeo e imagens), que possibilitam a comunicação interpessoal e a partilha de opiniões, gostos e experiências entre indivíduos. A plataforma concebida foi aplicada a três crianças com perturbação do espectro do autismo que frequentam uma Escola Básica de 2.º e 3.º ciclos e estão integradas numa unidade de ensino estruturado1. Como principais resultados desta investigação, destaca-se o desenvolvimento de competências de iniciativa e autonomia, de comunicação e de relação entre pares das crianças em estudo, evidenciando a motivação e interesse que despertou em todos os seus utilizadores. Resulta ainda, como conclusão deste estudo, a necessidade de afinar alguns aspectos do funcionamento da primeira versão da plataforma concebida, melhorando-a de modo a viabilizar a sua utilização generalizada nas unidades de ensino estruturado em Portugal.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa ; Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de SetúbalRUNAmaro, Carla Marina Flores Simões Revés2013-04-08T10:32:40Z2011-022011-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/9250porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:42:11Zoai:run.unl.pt:10362/9250Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:39.193165Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sistemas multimédia para o desenvolvimento da competência comunicativa em crianças com perturbações do espectro do autismo
title Sistemas multimédia para o desenvolvimento da competência comunicativa em crianças com perturbações do espectro do autismo
spellingShingle Sistemas multimédia para o desenvolvimento da competência comunicativa em crianças com perturbações do espectro do autismo
Amaro, Carla Marina Flores Simões Revés
Plataformas multimédia
Competência comunicativa
Perturbação do espectro do autismo
Educação inclusiva
title_short Sistemas multimédia para o desenvolvimento da competência comunicativa em crianças com perturbações do espectro do autismo
title_full Sistemas multimédia para o desenvolvimento da competência comunicativa em crianças com perturbações do espectro do autismo
title_fullStr Sistemas multimédia para o desenvolvimento da competência comunicativa em crianças com perturbações do espectro do autismo
title_full_unstemmed Sistemas multimédia para o desenvolvimento da competência comunicativa em crianças com perturbações do espectro do autismo
title_sort Sistemas multimédia para o desenvolvimento da competência comunicativa em crianças com perturbações do espectro do autismo
author Amaro, Carla Marina Flores Simões Revés
author_facet Amaro, Carla Marina Flores Simões Revés
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaro, Carla Marina Flores Simões Revés
dc.subject.por.fl_str_mv Plataformas multimédia
Competência comunicativa
Perturbação do espectro do autismo
Educação inclusiva
topic Plataformas multimédia
Competência comunicativa
Perturbação do espectro do autismo
Educação inclusiva
description Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança, área de especialização em Educação e Ensino da Língua
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02
2011-02-01T00:00:00Z
2013-04-08T10:32:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/9250
url http://hdl.handle.net/10362/9250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa ; Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa ; Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137832075264000