Supervisão: conceito e tendências em um estudo de revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Jane do Carmo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Andrade, Ana Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31627
Resumo: O presente estudo centra-se na compreensão da investigação que se produz na área da Supervisão a partir do levantamento dos estudos realizados nos cursos de Mestrado e Doutoramento de Instituições de Ensino Superior Portuguesas públicas e privadas. Os dados são decorrentes de Dissertações e Teses disponibilizadas nos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal no período de 2015-2019. Foram identificadas 55 Dissertações e 14 Teses, nas quais a palavra “supervisão” surge com lugar de destaque tanto em títulos e palavras-chave, como em relação aos temas de estudo. Dos resultados, foi possível inferir que o conceito de Supervisão e a própria prática supervisiva presentes nestes estudos apresentam potenciais e, ao mesmo tempo, constrangimentos, pois transitam entre o real e o ideal no campo da formação e do trabalho. Tal constatação leva a ratificar a necessidade de uma articulação teoria-prática mais profícua e significativa neste campo do conhecimento.
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