Os planos curriculares de cursos em supervisão: um contributo para uma epistemologia da prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Jane do Carmo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Andrade, Ana Isabel, Neves, Rui
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31629
Resumo: Este estudo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre as possibilidades de construção de uma epistemologia da prática supervisiva a partir da análise da formação na área da supervisão, com incidência sobre os planos curriculares de cursos de Mestrado em Supervisão das Instituições de Ensino Superior (IES) Portuguesas. O estudo fundamenta-se em três perspetivas conceptuais orientadoras da ação supervisiva: i) a ação supervisiva como transformadora e emancipatória; ii) a articulação entre desenvolvimento profissional e interação colaborativa; iii) a supervisão e a construção de uma epistemologia da prática. Face às semelhanças dos planos curriculares de diversas Instituições de Ensino Superior Portuguesas em relação ao conteúdo programático, podemos sustentar que se defende uma proposta que oferece aos profissionais uma visão do campo da supervisão no terreno da prática, propiciando um espaço de desenvolvimento profissional a partir da reflexão sobre a prática educativa e/ou formativa.
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spelling Os planos curriculares de cursos em supervisão: um contributo para uma epistemologia da práticaPlano curricularSupervisãoEpistemologia da prática supervisivaFormaçãoEste estudo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre as possibilidades de construção de uma epistemologia da prática supervisiva a partir da análise da formação na área da supervisão, com incidência sobre os planos curriculares de cursos de Mestrado em Supervisão das Instituições de Ensino Superior (IES) Portuguesas. O estudo fundamenta-se em três perspetivas conceptuais orientadoras da ação supervisiva: i) a ação supervisiva como transformadora e emancipatória; ii) a articulação entre desenvolvimento profissional e interação colaborativa; iii) a supervisão e a construção de uma epistemologia da prática. Face às semelhanças dos planos curriculares de diversas Instituições de Ensino Superior Portuguesas em relação ao conteúdo programático, podemos sustentar que se defende uma proposta que oferece aos profissionais uma visão do campo da supervisão no terreno da prática, propiciando um espaço de desenvolvimento profissional a partir da reflexão sobre a prática educativa e/ou formativa.This text aims to present a study on the possibilities of building an epistemology of supervisory practice from the analysis of training in the area of supervision, focusing on the curricular plans of Masters in Supervision of Portuguese Higher Education Institutions (HEI). The study is based on three guiding conceptual perspectives of supervisory action: i) supervisory action as transformative and emancipatory; ii) the articulation between professional development and collaborative interaction; iii) the supervision and construction of an epistemology of practice. Due to the similarities in the curriculum plans of several Portuguese Higher Education Institutions in relation to the content, we can argue that their proposal offers the professionals a vision of supervision in the field of practice, providing a space for professional development based on a reflection on educational and / or formative practice.Ce texte vise à présenter une étude sur les possibilités de construire une épistémologie de la pratique de la supervision à partir de l’analyse de la formation dans ce domaine, tout en ayant comme focus les plans curriculaires des masters en supervision des établissements d’Enseignement Supérieur Portugais. L’étude se base sur trois perspectives conceptuelles qui guident l’action de surveillance: i) l’action de surveillance comme transformatrice et émancipatrice; ii) l’articulation entre le développement professionnel et l’interaction collaborative; iii) l’encadrement et la construction d’une épistémologie de la pratique. Compte tenu des similitudes des plans curriculaires de plusieurs établissements d’Enseignement Supérieur Portugais en ce qui concerne les programmes, nous pouvons affirmer qu’il y a une proposition qui est visible : l’offre aux professionnels d’une perspective de la supervision dans le domaine de la pratique, comme un espace de développement professionnel basé sur la pratique éducative et/ou de formation.Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)2021-07-22T17:33:36Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31629por2176-436010.31639/rbpfp.v12i24.314Machado, Jane do CarmoAndrade, Ana IsabelNeves, Ruiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:03Zoai:ria.ua.pt:10773/31629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:27.579605Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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