O papel das lideranças escolares na gestão do stress dos professores, no quadro do novo regime de avaliação na região autónoma da Madeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/12728 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em MPA Administração Pública |
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O papel das lideranças escolares na gestão do stress dos professores, no quadro do novo regime de avaliação na região autónoma da MadeiraAvaliaçãoLiderançaClima organizacionalStressEstratégias de copingRegião Autónoma da MadeiraEvaluationLeadershipOrganizational climateStressCoping strategiesAutonomous Regions of MadeiraDissertação de Mestrado em MPA Administração PúblicaA crise económica, mais as mudanças em curso na educação, têm contribuído para sobrecarregar os professores, diminuindo a capacidade de integração de inovações. A questão da avaliação, recentemente lançado a nível regional, colocará sobre pressão os professores regionais depois de décadas de relativa estabilidade. Neste contexto, a presença de lideranças capazes de oferecer uma “bolha de conforto” num contexto agressivo volta a estar na ribalta. Esta tese incide sobre estas questões, a saber, avaliação, liderança, clima organizacional e fontes de stress. O modelo teórico desenvolvido nesta tese comporta os elementos teóricos referidos atrás e com base no tratamento estatístico uma amostra de 330 inquéritos permite concluir que embora a maioria não conteste a necessidade de serem avaliados, o mesmo não pode ser dito relativamente à satisfação com o processo e o grau de fairness do mesmo. Conclui-se ainda que as lideranças são vistas positivamente, embora pareça alheada do processo de avaliação. O maior perigo para os professores reside, não na avaliação propriamente dita, mas nas eventuais consequências em termos da deterioração do clima de trabalho, na relação com os pares e na afirmação de uma cultura de competição e performance. Os aspetos mais sumativos da avaliação são rejeitados pela maioria que prefere uma versão mais soft baseada em aspetos formativos.The current economic crises felt in Madeira, along with the ongoing introduction of changes in the education sector, has helped to overburdening teachers at expenses of a reduced capability to deal with innovations. The issue of teacher´s evaluations recently launched in the regions adds pressure on local teachers after decades of careers´ stability and predictability. Under such circumstances, leaders able to provide a comfort zone are well praised. This study is focused on this issues, namely evaluation, leadership, organizational climate and stress. The theoretical approach adopted blends several related concepts and constructs (eg. evaluation, coping strategies, leadership). Based on the results provided by a questionnaire answered by 330 teachers, the study shows that most teachers accept (theoretically) the evaluation process. It doesn’t mean they are satisfied or pleased with the degree of fairness of the process. School principals are rated well by most, despite their apparent disaffectedness and detachment from the process. Teachers mainly reject the evaluation´ consequences in terms of degrading work conditions, problematic relationships with peers and a culture of competition, performance and rewards. The summative evaluation are rejected by most in favor of soft formative processes.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasLopes, Miguel PereiraRepositório da Universidade de LisboaAlmeida, Carla Isabel Cardoso da Silva Serra Martins de2016-12-20T16:01:01Z2015-01-232015-01-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12728TID:201512084porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:42:53Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12728Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:49.253371Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O papel das lideranças escolares na gestão do stress dos professores, no quadro do novo regime de avaliação na região autónoma da Madeira Almeida, Carla Isabel Cardoso da Silva Serra Martins de Avaliação Liderança Clima organizacional Stress Estratégias de coping Região Autónoma da Madeira Evaluation Leadership Organizational climate Stress Coping strategies Autonomous Regions of Madeira |
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