O papel das lideranças escolares na gestão do stress dos professores, no quadro do novo regime de avaliação na região autónoma da Madeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Carla Isabel Cardoso da Silva Serra Martins de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/12728
Resumo: Dissertação de Mestrado em MPA Administração Pública
id RCAP_d95c45b707f11a585cb0e84fbe746b86
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/12728
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel das lideranças escolares na gestão do stress dos professores, no quadro do novo regime de avaliação na região autónoma da MadeiraAvaliaçãoLiderançaClima organizacionalStressEstratégias de copingRegião Autónoma da MadeiraEvaluationLeadershipOrganizational climateStressCoping strategiesAutonomous Regions of MadeiraDissertação de Mestrado em MPA Administração PúblicaA crise económica, mais as mudanças em curso na educação, têm contribuído para sobrecarregar os professores, diminuindo a capacidade de integração de inovações. A questão da avaliação, recentemente lançado a nível regional, colocará sobre pressão os professores regionais depois de décadas de relativa estabilidade. Neste contexto, a presença de lideranças capazes de oferecer uma “bolha de conforto” num contexto agressivo volta a estar na ribalta. Esta tese incide sobre estas questões, a saber, avaliação, liderança, clima organizacional e fontes de stress. O modelo teórico desenvolvido nesta tese comporta os elementos teóricos referidos atrás e com base no tratamento estatístico uma amostra de 330 inquéritos permite concluir que embora a maioria não conteste a necessidade de serem avaliados, o mesmo não pode ser dito relativamente à satisfação com o processo e o grau de fairness do mesmo. Conclui-se ainda que as lideranças são vistas positivamente, embora pareça alheada do processo de avaliação. O maior perigo para os professores reside, não na avaliação propriamente dita, mas nas eventuais consequências em termos da deterioração do clima de trabalho, na relação com os pares e na afirmação de uma cultura de competição e performance. Os aspetos mais sumativos da avaliação são rejeitados pela maioria que prefere uma versão mais soft baseada em aspetos formativos.The current economic crises felt in Madeira, along with the ongoing introduction of changes in the education sector, has helped to overburdening teachers at expenses of a reduced capability to deal with innovations. The issue of teacher´s evaluations recently launched in the regions adds pressure on local teachers after decades of careers´ stability and predictability. Under such circumstances, leaders able to provide a comfort zone are well praised. This study is focused on this issues, namely evaluation, leadership, organizational climate and stress. The theoretical approach adopted blends several related concepts and constructs (eg. evaluation, coping strategies, leadership). Based on the results provided by a questionnaire answered by 330 teachers, the study shows that most teachers accept (theoretically) the evaluation process. It doesn’t mean they are satisfied or pleased with the degree of fairness of the process. School principals are rated well by most, despite their apparent disaffectedness and detachment from the process. Teachers mainly reject the evaluation´ consequences in terms of degrading work conditions, problematic relationships with peers and a culture of competition, performance and rewards. The summative evaluation are rejected by most in favor of soft formative processes.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasLopes, Miguel PereiraRepositório da Universidade de LisboaAlmeida, Carla Isabel Cardoso da Silva Serra Martins de2016-12-20T16:01:01Z2015-01-232015-01-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12728TID:201512084porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:42:53Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12728Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:49.253371Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel das lideranças escolares na gestão do stress dos professores, no quadro do novo regime de avaliação na região autónoma da Madeira
title O papel das lideranças escolares na gestão do stress dos professores, no quadro do novo regime de avaliação na região autónoma da Madeira
spellingShingle O papel das lideranças escolares na gestão do stress dos professores, no quadro do novo regime de avaliação na região autónoma da Madeira
Almeida, Carla Isabel Cardoso da Silva Serra Martins de
Avaliação
Liderança
Clima organizacional
Stress
Estratégias de coping
Região Autónoma da Madeira
Evaluation
Leadership
Organizational climate
Stress
Coping strategies
Autonomous Regions of Madeira
title_short O papel das lideranças escolares na gestão do stress dos professores, no quadro do novo regime de avaliação na região autónoma da Madeira
title_full O papel das lideranças escolares na gestão do stress dos professores, no quadro do novo regime de avaliação na região autónoma da Madeira
title_fullStr O papel das lideranças escolares na gestão do stress dos professores, no quadro do novo regime de avaliação na região autónoma da Madeira
title_full_unstemmed O papel das lideranças escolares na gestão do stress dos professores, no quadro do novo regime de avaliação na região autónoma da Madeira
title_sort O papel das lideranças escolares na gestão do stress dos professores, no quadro do novo regime de avaliação na região autónoma da Madeira
author Almeida, Carla Isabel Cardoso da Silva Serra Martins de
author_facet Almeida, Carla Isabel Cardoso da Silva Serra Martins de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Miguel Pereira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Carla Isabel Cardoso da Silva Serra Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Liderança
Clima organizacional
Stress
Estratégias de coping
Região Autónoma da Madeira
Evaluation
Leadership
Organizational climate
Stress
Coping strategies
Autonomous Regions of Madeira
topic Avaliação
Liderança
Clima organizacional
Stress
Estratégias de coping
Região Autónoma da Madeira
Evaluation
Leadership
Organizational climate
Stress
Coping strategies
Autonomous Regions of Madeira
description Dissertação de Mestrado em MPA Administração Pública
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-23
2015-01-23T00:00:00Z
2016-12-20T16:01:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/12728
TID:201512084
url http://hdl.handle.net/10400.5/12728
identifier_str_mv TID:201512084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131074745335808