Internet banking em Portugal: evolução e implicações de uma inovação radical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eduardo, Ana Teresa Caldinhas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16091
Resumo: A internet banking é uma importante inovação que surgiu no setor financeiro e que permite efetuar a maioria das operações bancárias através de uma plataforma ligada à internet, em qualquer lugar e a qualquer hora. Esta dissertação aborda a introdução e evolução da internet banking em Portugal, uma das inovações mais importantes do século XX no setor bancário, que transformou o modelo de negócio e a forma como os bancos interagem com os seus clientes. A sua análise empírica é feita por via da entrevista direta com algumas das principais instituições bancárias portuguesas. As principais conclusões desta investigação apontam para uma inovação de grande aceitação e relevância mas que não terá atingido ainda o seu potencial, possivelmente devido a existência da rede multibanco, que representa um canal substituto de grande eficiência e pela insegurança relacionada com os ataques informáticos. Ainda assim, esta inovação ganhou importância devido ao seu uso generalizado, ao constituir-se como um novo canal de acesso do cliente ao seu banco, mudando o paradigma desta relação e a forma como o funcionamento do banco passou a estar cada mais automatizado e menos dependente da ação humana; ABSTRACT: The internet banking is an important innovation that emerged in the financial sector and which allows banking customers to perform most banking transactions through a platform connected to the Internet, anywhere and at anytime. This dissertation examines the introduction and evolution of internet banking in Portugal, one of the most important innovations of the twentieth century in the banking sector, which has transformed the banking business model and the way banks interact with their customers. The empirical analysis was carried out through direct interviews with some of the main Portuguese banks. The main conclusions of this research point to an important innovation of great acceptance that has not yet reached its potential, possibly due to the ATM network which represents a substitute channel highly efficient and the insecurity related to online attacks. Nevertheless, this innovation has gained importance due to its general use, constituting itself as a new channel for customer bank access, has changed the paradigm of the customer-bank relationship and changed the the way banks work and are organized by allowing them to become increasingly automated and less dependent on human action.
id RCAP_d95dddcf480bcc73e2f1fd583ba5f725
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/16091
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Internet banking em Portugal: evolução e implicações de uma inovação radicalInternet bankingBanca onlineBancosInovaçãoServiços electrónicosSegurança onlineFraudes informáticasInternet bankingOnline bankingBanksInnovationElectronic servicesOnline securityComputer fraudA internet banking é uma importante inovação que surgiu no setor financeiro e que permite efetuar a maioria das operações bancárias através de uma plataforma ligada à internet, em qualquer lugar e a qualquer hora. Esta dissertação aborda a introdução e evolução da internet banking em Portugal, uma das inovações mais importantes do século XX no setor bancário, que transformou o modelo de negócio e a forma como os bancos interagem com os seus clientes. A sua análise empírica é feita por via da entrevista direta com algumas das principais instituições bancárias portuguesas. As principais conclusões desta investigação apontam para uma inovação de grande aceitação e relevância mas que não terá atingido ainda o seu potencial, possivelmente devido a existência da rede multibanco, que representa um canal substituto de grande eficiência e pela insegurança relacionada com os ataques informáticos. Ainda assim, esta inovação ganhou importância devido ao seu uso generalizado, ao constituir-se como um novo canal de acesso do cliente ao seu banco, mudando o paradigma desta relação e a forma como o funcionamento do banco passou a estar cada mais automatizado e menos dependente da ação humana; ABSTRACT: The internet banking is an important innovation that emerged in the financial sector and which allows banking customers to perform most banking transactions through a platform connected to the Internet, anywhere and at anytime. This dissertation examines the introduction and evolution of internet banking in Portugal, one of the most important innovations of the twentieth century in the banking sector, which has transformed the banking business model and the way banks interact with their customers. The empirical analysis was carried out through direct interviews with some of the main Portuguese banks. The main conclusions of this research point to an important innovation of great acceptance that has not yet reached its potential, possibly due to the ATM network which represents a substitute channel highly efficient and the insecurity related to online attacks. Nevertheless, this innovation has gained importance due to its general use, constituting itself as a new channel for customer bank access, has changed the paradigm of the customer-bank relationship and changed the the way banks work and are organized by allowing them to become increasingly automated and less dependent on human action.Universidade de Évora2015-10-26T14:54:35Z2015-10-262013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16091http://hdl.handle.net/10174/16091porDepartamento de Economiateses@bib.uevora.pt255Eduardo, Ana Teresa Caldinhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:34Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16091Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:33.857532Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Internet banking em Portugal: evolução e implicações de uma inovação radical
title Internet banking em Portugal: evolução e implicações de uma inovação radical
spellingShingle Internet banking em Portugal: evolução e implicações de uma inovação radical
Eduardo, Ana Teresa Caldinhas
Internet banking
Banca online
Bancos
Inovação
Serviços electrónicos
Segurança online
Fraudes informáticas
Internet banking
Online banking
Banks
Innovation
Electronic services
Online security
Computer fraud
title_short Internet banking em Portugal: evolução e implicações de uma inovação radical
title_full Internet banking em Portugal: evolução e implicações de uma inovação radical
title_fullStr Internet banking em Portugal: evolução e implicações de uma inovação radical
title_full_unstemmed Internet banking em Portugal: evolução e implicações de uma inovação radical
title_sort Internet banking em Portugal: evolução e implicações de uma inovação radical
author Eduardo, Ana Teresa Caldinhas
author_facet Eduardo, Ana Teresa Caldinhas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eduardo, Ana Teresa Caldinhas
dc.subject.por.fl_str_mv Internet banking
Banca online
Bancos
Inovação
Serviços electrónicos
Segurança online
Fraudes informáticas
Internet banking
Online banking
Banks
Innovation
Electronic services
Online security
Computer fraud
topic Internet banking
Banca online
Bancos
Inovação
Serviços electrónicos
Segurança online
Fraudes informáticas
Internet banking
Online banking
Banks
Innovation
Electronic services
Online security
Computer fraud
description A internet banking é uma importante inovação que surgiu no setor financeiro e que permite efetuar a maioria das operações bancárias através de uma plataforma ligada à internet, em qualquer lugar e a qualquer hora. Esta dissertação aborda a introdução e evolução da internet banking em Portugal, uma das inovações mais importantes do século XX no setor bancário, que transformou o modelo de negócio e a forma como os bancos interagem com os seus clientes. A sua análise empírica é feita por via da entrevista direta com algumas das principais instituições bancárias portuguesas. As principais conclusões desta investigação apontam para uma inovação de grande aceitação e relevância mas que não terá atingido ainda o seu potencial, possivelmente devido a existência da rede multibanco, que representa um canal substituto de grande eficiência e pela insegurança relacionada com os ataques informáticos. Ainda assim, esta inovação ganhou importância devido ao seu uso generalizado, ao constituir-se como um novo canal de acesso do cliente ao seu banco, mudando o paradigma desta relação e a forma como o funcionamento do banco passou a estar cada mais automatizado e menos dependente da ação humana; ABSTRACT: The internet banking is an important innovation that emerged in the financial sector and which allows banking customers to perform most banking transactions through a platform connected to the Internet, anywhere and at anytime. This dissertation examines the introduction and evolution of internet banking in Portugal, one of the most important innovations of the twentieth century in the banking sector, which has transformed the banking business model and the way banks interact with their customers. The empirical analysis was carried out through direct interviews with some of the main Portuguese banks. The main conclusions of this research point to an important innovation of great acceptance that has not yet reached its potential, possibly due to the ATM network which represents a substitute channel highly efficient and the insecurity related to online attacks. Nevertheless, this innovation has gained importance due to its general use, constituting itself as a new channel for customer bank access, has changed the paradigm of the customer-bank relationship and changed the the way banks work and are organized by allowing them to become increasingly automated and less dependent on human action.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2015-10-26T14:54:35Z
2015-10-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/16091
http://hdl.handle.net/10174/16091
url http://hdl.handle.net/10174/16091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Economia
teses@bib.uevora.pt
255
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136568652333056