Aprendizagem das ciências no 1º. ciclo e 2º. ciclo do ensino básico: uma abordagem centrada na evolução conceptual dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Isabel Martins de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78082
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_d97e02e7e170e655e594c87f1536d1bd
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78082
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem das ciências no 1º. ciclo e 2º. ciclo do ensino básico: uma abordagem centrada na evolução conceptual dos alunosScience learning in the 1st. cycle and 2nd. basic education cycle: an approach focused on the conceptual evolution of studentsÁguaAtividade laboratorialConceção alternativaEvolução concetualLuzAlternative conceptionConceptual evolutionLaboratory activityLightWaterCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoEste estudo centra-se na evolução concetual dos alunos, e procura analisar as conceções dos alunos do 3.º ano, no tema luz. Deste modo procurar-se-á: averiguar a evolução conceptual dos alunos no tema supracitado, como resultado da implementação de uma intervenção pedagógica. Adotou-se uma metodologia de investigação com base em um questionário, aplicado antes e após a intervenção. Com o intuito de fazer com que as conceções alternativas dos alunos se aproximem às conceções cientificamente aceites, existe uma diversidade de metodologias e recursos didáticos, as atividades laboratoriais são um dos recursos didáticos que podem ser usados em sala de aula para promover a evolução concetual dos alunos. No âmbito do 2.ºciclo, desenhou-se as intervenções fundamentadas, com base nos dados recolhidos de uma turma do 5.ºano de escolaridade, composta por 24 alunos. As intervenções desenhadas tiveram como base o tema água. De acordo com a literatura, o tema luz e o tema água acarretam várias conceções alternativas, no caso da luz, muitas delas foram identificadas nos alunos. Estes temas podem ser ensinados através de Atividades Laboratoriais. É neste contexto que insere o trabalho apresentado neste Relatório de Estágio, que consiste na preparação, implementação e avaliação de uma intervenção pedagógica, centrada na abordagem do tema Luz, á custa de atividades laboratoriais integradas, numa metodologia de ensino que visava a promoção da evolução concetual dos alunos.This study focuses on the conceptual evolution of students and tries to analyze 3rd grade student’s conceptions, in the light theme. In this way, we will seek to: investigate the conceptual evolution of students in the theme, as a result of the implementation of a pedagogical intervention. An investigation methodology was adopted based on a questionnaire, applied before and after the intervention. To bring the alternative conceptions of students closer to scientifically accepted conceptions, there is a diversity of methodologies and teaching resources. Laboratory activities are one of the teaching resources that can be used in the classroom to promote the conceptual evolution of students. In the context of the 2nd cycle, the interventions were designed based on data collected from a 5th grade class, consisting of 24 students. The interventions designed were based on the water theme. According to the literature, the light theme and the water theme entail several alternative conceptions, in the case of light, many of them were identified in the students. These topics can be taught through Laboratory Activities. It is in this context that, the work presented in this Internship Report is inserted, which consists of the preparation, implementation, and evaluation of a pedagogical intervention, focused on the approach to the theme of Light, at the expense of integrated laboratory activities, in a teaching methodology aimed at promoting evolution students' conceptual framework.Afonso, Ana SofiaUniversidade do MinhoSousa, Ana Isabel Martins de20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78082por202991628info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78082Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:36:15.285021Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem das ciências no 1º. ciclo e 2º. ciclo do ensino básico: uma abordagem centrada na evolução conceptual dos alunos
Science learning in the 1st. cycle and 2nd. basic education cycle: an approach focused on the conceptual evolution of students
title Aprendizagem das ciências no 1º. ciclo e 2º. ciclo do ensino básico: uma abordagem centrada na evolução conceptual dos alunos
spellingShingle Aprendizagem das ciências no 1º. ciclo e 2º. ciclo do ensino básico: uma abordagem centrada na evolução conceptual dos alunos
Sousa, Ana Isabel Martins de
Água
Atividade laboratorial
Conceção alternativa
Evolução concetual
Luz
Alternative conception
Conceptual evolution
Laboratory activity
Light
Water
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Aprendizagem das ciências no 1º. ciclo e 2º. ciclo do ensino básico: uma abordagem centrada na evolução conceptual dos alunos
title_full Aprendizagem das ciências no 1º. ciclo e 2º. ciclo do ensino básico: uma abordagem centrada na evolução conceptual dos alunos
title_fullStr Aprendizagem das ciências no 1º. ciclo e 2º. ciclo do ensino básico: uma abordagem centrada na evolução conceptual dos alunos
title_full_unstemmed Aprendizagem das ciências no 1º. ciclo e 2º. ciclo do ensino básico: uma abordagem centrada na evolução conceptual dos alunos
title_sort Aprendizagem das ciências no 1º. ciclo e 2º. ciclo do ensino básico: uma abordagem centrada na evolução conceptual dos alunos
author Sousa, Ana Isabel Martins de
author_facet Sousa, Ana Isabel Martins de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Ana Sofia
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ana Isabel Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Água
Atividade laboratorial
Conceção alternativa
Evolução concetual
Luz
Alternative conception
Conceptual evolution
Laboratory activity
Light
Water
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Água
Atividade laboratorial
Conceção alternativa
Evolução concetual
Luz
Alternative conception
Conceptual evolution
Laboratory activity
Light
Water
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78082
url https://hdl.handle.net/1822/78082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202991628
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132891780743168