Biodiversity Governance in Developing Countries: Brazil 1990-2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Tatiana
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/perspectivas.41
Resumo: This article approaches the evalution of various modes of environmental governance in developing countries by analyzing the Brazilian policy towards biological diversity between 1990 and 2010. Governance is broadly defined as an ensemble of systems of coordination and control among a variety of players with different purposes and objectives. This study draws on previous works on governance in the European Union (EU) that identify four main types of relationships between various political actors. Such relationships may be classified as follows: a) statism, characterized by a hierarchical relationship among political actors; b) pluralism, where a wider variety of private actors is observed; c) corporatism, where the state acts together with privileged private actors, and d) networks formed by public and private actors interacting over time. A historical-institutionalist approach coupled with process-tracing methodology allows for the comparison, over time, of critical trends in biodiversity governance clustered around three dimensions: actors (public-private dimension); institutions (rules and structures, decision making), and policy outcomes. By adapting this typology to the Brazilian case, this article seeks to shed light on the means by which public and private actors from developing countries participate in the formulation and negotiation of policies to contain biodiversity loss. Resumo Este artigo aborda a avaliação de vários modos de governança ambiental em países em desenvolvimento, analisando a política brasileira de diversidade biológica entre 1990 e 2010. A governança é amplamente definida como um conjunto de sistemas de coordenação e controlo entre diversos atores com diferentes propósitos e objetivos.  Este estudo baseia-se em trabalhos anteriores sobre governança na União Europeia (UE) que identificam quatro tipos principais de relações entre vários atores políticos. Tais relações podem ser classificadas da seguinte forma: a) estatismo, caracterizado por uma relação hierárquica entre os atores políticos; b) pluralismo, onde uma variedade mais ampla de atores privados é observada; c) corporativismo, onde o Estado atua em conjunto com atores privados privilegiados; e d) redes formadas por atores públicos e privados que interagem ao longo do tempo. Uma abordagem histórico-institucionalista aliada à metodologia de rastreamento de processos permite a comparação, ao longo do tempo, de tendências críticas na governança da biodiversidade agrupadas em torno de três dimensões: atores (dimensão público-privada); instituições (regras e estruturas, tomada de decisão); e resultados de políticas. Ao adaptar essa tipologia ao caso brasileiro, este artigo procura elucidar os meios pelos quais atores públicos e privados de países em desenvolvimento participam na formulação e negociação de políticas para conter a perda de biodiversidade.
id RCAP_d983750e2e7ea3d93e2a36d86c408388
oai_identifier_str oai:journals.uminho.pt:article/151
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Biodiversity Governance in Developing Countries: Brazil 1990-2010Biodiversity Governance in Developing Countries: Brazil 1990-2010ArticlesThis article approaches the evalution of various modes of environmental governance in developing countries by analyzing the Brazilian policy towards biological diversity between 1990 and 2010. Governance is broadly defined as an ensemble of systems of coordination and control among a variety of players with different purposes and objectives. This study draws on previous works on governance in the European Union (EU) that identify four main types of relationships between various political actors. Such relationships may be classified as follows: a) statism, characterized by a hierarchical relationship among political actors; b) pluralism, where a wider variety of private actors is observed; c) corporatism, where the state acts together with privileged private actors, and d) networks formed by public and private actors interacting over time. A historical-institutionalist approach coupled with process-tracing methodology allows for the comparison, over time, of critical trends in biodiversity governance clustered around three dimensions: actors (public-private dimension); institutions (rules and structures, decision making), and policy outcomes. By adapting this typology to the Brazilian case, this article seeks to shed light on the means by which public and private actors from developing countries participate in the formulation and negotiation of policies to contain biodiversity loss. Resumo Este artigo aborda a avaliação de vários modos de governança ambiental em países em desenvolvimento, analisando a política brasileira de diversidade biológica entre 1990 e 2010. A governança é amplamente definida como um conjunto de sistemas de coordenação e controlo entre diversos atores com diferentes propósitos e objetivos.  Este estudo baseia-se em trabalhos anteriores sobre governança na União Europeia (UE) que identificam quatro tipos principais de relações entre vários atores políticos. Tais relações podem ser classificadas da seguinte forma: a) estatismo, caracterizado por uma relação hierárquica entre os atores políticos; b) pluralismo, onde uma variedade mais ampla de atores privados é observada; c) corporativismo, onde o Estado atua em conjunto com atores privados privilegiados; e d) redes formadas por atores públicos e privados que interagem ao longo do tempo. Uma abordagem histórico-institucionalista aliada à metodologia de rastreamento de processos permite a comparação, ao longo do tempo, de tendências críticas na governança da biodiversidade agrupadas em torno de três dimensões: atores (dimensão público-privada); instituições (regras e estruturas, tomada de decisão); e resultados de políticas. Ao adaptar essa tipologia ao caso brasileiro, este artigo procura elucidar os meios pelos quais atores públicos e privados de países em desenvolvimento participam na formulação e negociação de políticas para conter a perda de biodiversidade.Research Center in Political Science (University of Minho and University of Évora, Portugal)2012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/perspectivas.41eng2184-39021646-2157Couto, Tatianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-16T16:30:26Zoai:journals.uminho.pt:article/151Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:48:48.187763Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Biodiversity Governance in Developing Countries: Brazil 1990-2010
Biodiversity Governance in Developing Countries: Brazil 1990-2010
title Biodiversity Governance in Developing Countries: Brazil 1990-2010
spellingShingle Biodiversity Governance in Developing Countries: Brazil 1990-2010
Couto, Tatiana
Articles
title_short Biodiversity Governance in Developing Countries: Brazil 1990-2010
title_full Biodiversity Governance in Developing Countries: Brazil 1990-2010
title_fullStr Biodiversity Governance in Developing Countries: Brazil 1990-2010
title_full_unstemmed Biodiversity Governance in Developing Countries: Brazil 1990-2010
title_sort Biodiversity Governance in Developing Countries: Brazil 1990-2010
author Couto, Tatiana
author_facet Couto, Tatiana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Tatiana
dc.subject.por.fl_str_mv Articles
topic Articles
description This article approaches the evalution of various modes of environmental governance in developing countries by analyzing the Brazilian policy towards biological diversity between 1990 and 2010. Governance is broadly defined as an ensemble of systems of coordination and control among a variety of players with different purposes and objectives. This study draws on previous works on governance in the European Union (EU) that identify four main types of relationships between various political actors. Such relationships may be classified as follows: a) statism, characterized by a hierarchical relationship among political actors; b) pluralism, where a wider variety of private actors is observed; c) corporatism, where the state acts together with privileged private actors, and d) networks formed by public and private actors interacting over time. A historical-institutionalist approach coupled with process-tracing methodology allows for the comparison, over time, of critical trends in biodiversity governance clustered around three dimensions: actors (public-private dimension); institutions (rules and structures, decision making), and policy outcomes. By adapting this typology to the Brazilian case, this article seeks to shed light on the means by which public and private actors from developing countries participate in the formulation and negotiation of policies to contain biodiversity loss. Resumo Este artigo aborda a avaliação de vários modos de governança ambiental em países em desenvolvimento, analisando a política brasileira de diversidade biológica entre 1990 e 2010. A governança é amplamente definida como um conjunto de sistemas de coordenação e controlo entre diversos atores com diferentes propósitos e objetivos.  Este estudo baseia-se em trabalhos anteriores sobre governança na União Europeia (UE) que identificam quatro tipos principais de relações entre vários atores políticos. Tais relações podem ser classificadas da seguinte forma: a) estatismo, caracterizado por uma relação hierárquica entre os atores políticos; b) pluralismo, onde uma variedade mais ampla de atores privados é observada; c) corporativismo, onde o Estado atua em conjunto com atores privados privilegiados; e d) redes formadas por atores públicos e privados que interagem ao longo do tempo. Uma abordagem histórico-institucionalista aliada à metodologia de rastreamento de processos permite a comparação, ao longo do tempo, de tendências críticas na governança da biodiversidade agrupadas em torno de três dimensões: atores (dimensão público-privada); instituições (regras e estruturas, tomada de decisão); e resultados de políticas. Ao adaptar essa tipologia ao caso brasileiro, este artigo procura elucidar os meios pelos quais atores públicos e privados de países em desenvolvimento participam na formulação e negociação de políticas para conter a perda de biodiversidade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/perspectivas.41
url https://doi.org/10.21814/perspectivas.41
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-3902
1646-2157
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Research Center in Political Science (University of Minho and University of Évora, Portugal)
publisher.none.fl_str_mv Research Center in Political Science (University of Minho and University of Évora, Portugal)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130353880793088