Representações de Vícios e de Virtudes na Comédia de Costumes Britânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbudo, Maria Isabel, 1950-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5587
Resumo: Este ensaio pretende oferecer uma visão do percurso de consolidação identitária da Comédia de Costumes Britânica desde o seu advento, no período da Restauração (segunda metade do séc. XVII), até à segunda metade do séc. XX, através da interpelação de comédias consideradas paradigmáticas face ao contexto epocal em que se inscrevem. O corpus em análise inclui as seguintes comédias: The Way of the World (1700) de William Congreve, The School for Scandal (1777) de Richard Sheridan, An Ideal Husband (1895) de Oscar Wilde, Pygmalion (1914) de George Bernard Shaw, Hay Fever (1925) de Nöel Coward e Absurd Person Singular (1972) de Alan Ayckbourn. A análise proposta debruça-se, fundamentalmente, sobre os seguintes tópicos: 1) A plutocracia e a meritocracia: um diálogo. 2) Simulações e dissimulações, ou os jogos da mentira e da verdade. 3) O respeito/desrespeito pelo Outro: que Outro? A fim de debater tais questões dentro de uma perspectiva de Crítica Ética, é convocado o discurso filosófico e sociológico dos seguintes autores: Aristóteles, Immanuel Kant, Friedrich Nietzsche, Henri Bergson, Jean Baudrillard, Emmanuel Levinas, Zygmunt Bauman e Gilles Lipovetsky.
id RCAP_d99194d002f07906c486ace5783915e9
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5587
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representações de Vícios e de Virtudes na Comédia de Costumes BritânicaComédia de costumesÉticaVíciosVirtudesEste ensaio pretende oferecer uma visão do percurso de consolidação identitária da Comédia de Costumes Britânica desde o seu advento, no período da Restauração (segunda metade do séc. XVII), até à segunda metade do séc. XX, através da interpelação de comédias consideradas paradigmáticas face ao contexto epocal em que se inscrevem. O corpus em análise inclui as seguintes comédias: The Way of the World (1700) de William Congreve, The School for Scandal (1777) de Richard Sheridan, An Ideal Husband (1895) de Oscar Wilde, Pygmalion (1914) de George Bernard Shaw, Hay Fever (1925) de Nöel Coward e Absurd Person Singular (1972) de Alan Ayckbourn. A análise proposta debruça-se, fundamentalmente, sobre os seguintes tópicos: 1) A plutocracia e a meritocracia: um diálogo. 2) Simulações e dissimulações, ou os jogos da mentira e da verdade. 3) O respeito/desrespeito pelo Outro: que Outro? A fim de debater tais questões dentro de uma perspectiva de Crítica Ética, é convocado o discurso filosófico e sociológico dos seguintes autores: Aristóteles, Immanuel Kant, Friedrich Nietzsche, Henri Bergson, Jean Baudrillard, Emmanuel Levinas, Zygmunt Bauman e Gilles Lipovetsky.Fundação para a Ciência e a TecnologiaCentro de Estudos Anglísticos da Universidade de LisboaRepositório da Universidade de LisboaBarbudo, Maria Isabel, 1950-2012-03-14T16:26:22Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5587porAnglo-Saxonica: Revista do Centro de Estudos Anglísticos, nº10873-0628info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:47:08Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5587Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:47.792945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representações de Vícios e de Virtudes na Comédia de Costumes Britânica
title Representações de Vícios e de Virtudes na Comédia de Costumes Britânica
spellingShingle Representações de Vícios e de Virtudes na Comédia de Costumes Britânica
Barbudo, Maria Isabel, 1950-
Comédia de costumes
Ética
Vícios
Virtudes
title_short Representações de Vícios e de Virtudes na Comédia de Costumes Britânica
title_full Representações de Vícios e de Virtudes na Comédia de Costumes Britânica
title_fullStr Representações de Vícios e de Virtudes na Comédia de Costumes Britânica
title_full_unstemmed Representações de Vícios e de Virtudes na Comédia de Costumes Britânica
title_sort Representações de Vícios e de Virtudes na Comédia de Costumes Britânica
author Barbudo, Maria Isabel, 1950-
author_facet Barbudo, Maria Isabel, 1950-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbudo, Maria Isabel, 1950-
dc.subject.por.fl_str_mv Comédia de costumes
Ética
Vícios
Virtudes
topic Comédia de costumes
Ética
Vícios
Virtudes
description Este ensaio pretende oferecer uma visão do percurso de consolidação identitária da Comédia de Costumes Britânica desde o seu advento, no período da Restauração (segunda metade do séc. XVII), até à segunda metade do séc. XX, através da interpelação de comédias consideradas paradigmáticas face ao contexto epocal em que se inscrevem. O corpus em análise inclui as seguintes comédias: The Way of the World (1700) de William Congreve, The School for Scandal (1777) de Richard Sheridan, An Ideal Husband (1895) de Oscar Wilde, Pygmalion (1914) de George Bernard Shaw, Hay Fever (1925) de Nöel Coward e Absurd Person Singular (1972) de Alan Ayckbourn. A análise proposta debruça-se, fundamentalmente, sobre os seguintes tópicos: 1) A plutocracia e a meritocracia: um diálogo. 2) Simulações e dissimulações, ou os jogos da mentira e da verdade. 3) O respeito/desrespeito pelo Outro: que Outro? A fim de debater tais questões dentro de uma perspectiva de Crítica Ética, é convocado o discurso filosófico e sociológico dos seguintes autores: Aristóteles, Immanuel Kant, Friedrich Nietzsche, Henri Bergson, Jean Baudrillard, Emmanuel Levinas, Zygmunt Bauman e Gilles Lipovetsky.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2012-03-14T16:26:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5587
url http://hdl.handle.net/10451/5587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Anglo-Saxonica: Revista do Centro de Estudos Anglísticos, nº1
0873-0628
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134195727990784