Representações de Vícios e de Virtudes na Comédia de Costumes Britânica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/5587 |
Resumo: | Este ensaio pretende oferecer uma visão do percurso de consolidação identitária da Comédia de Costumes Britânica desde o seu advento, no período da Restauração (segunda metade do séc. XVII), até à segunda metade do séc. XX, através da interpelação de comédias consideradas paradigmáticas face ao contexto epocal em que se inscrevem. O corpus em análise inclui as seguintes comédias: The Way of the World (1700) de William Congreve, The School for Scandal (1777) de Richard Sheridan, An Ideal Husband (1895) de Oscar Wilde, Pygmalion (1914) de George Bernard Shaw, Hay Fever (1925) de Nöel Coward e Absurd Person Singular (1972) de Alan Ayckbourn. A análise proposta debruça-se, fundamentalmente, sobre os seguintes tópicos: 1) A plutocracia e a meritocracia: um diálogo. 2) Simulações e dissimulações, ou os jogos da mentira e da verdade. 3) O respeito/desrespeito pelo Outro: que Outro? A fim de debater tais questões dentro de uma perspectiva de Crítica Ética, é convocado o discurso filosófico e sociológico dos seguintes autores: Aristóteles, Immanuel Kant, Friedrich Nietzsche, Henri Bergson, Jean Baudrillard, Emmanuel Levinas, Zygmunt Bauman e Gilles Lipovetsky. |
id |
RCAP_d99194d002f07906c486ace5783915e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/5587 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Representações de Vícios e de Virtudes na Comédia de Costumes BritânicaComédia de costumesÉticaVíciosVirtudesEste ensaio pretende oferecer uma visão do percurso de consolidação identitária da Comédia de Costumes Britânica desde o seu advento, no período da Restauração (segunda metade do séc. XVII), até à segunda metade do séc. XX, através da interpelação de comédias consideradas paradigmáticas face ao contexto epocal em que se inscrevem. O corpus em análise inclui as seguintes comédias: The Way of the World (1700) de William Congreve, The School for Scandal (1777) de Richard Sheridan, An Ideal Husband (1895) de Oscar Wilde, Pygmalion (1914) de George Bernard Shaw, Hay Fever (1925) de Nöel Coward e Absurd Person Singular (1972) de Alan Ayckbourn. A análise proposta debruça-se, fundamentalmente, sobre os seguintes tópicos: 1) A plutocracia e a meritocracia: um diálogo. 2) Simulações e dissimulações, ou os jogos da mentira e da verdade. 3) O respeito/desrespeito pelo Outro: que Outro? A fim de debater tais questões dentro de uma perspectiva de Crítica Ética, é convocado o discurso filosófico e sociológico dos seguintes autores: Aristóteles, Immanuel Kant, Friedrich Nietzsche, Henri Bergson, Jean Baudrillard, Emmanuel Levinas, Zygmunt Bauman e Gilles Lipovetsky.Fundação para a Ciência e a TecnologiaCentro de Estudos Anglísticos da Universidade de LisboaRepositório da Universidade de LisboaBarbudo, Maria Isabel, 1950-2012-03-14T16:26:22Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5587porAnglo-Saxonica: Revista do Centro de Estudos Anglísticos, nº10873-0628info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:47:08Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5587Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:47.792945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações de Vícios e de Virtudes na Comédia de Costumes Britânica |
title |
Representações de Vícios e de Virtudes na Comédia de Costumes Britânica |
spellingShingle |
Representações de Vícios e de Virtudes na Comédia de Costumes Britânica Barbudo, Maria Isabel, 1950- Comédia de costumes Ética Vícios Virtudes |
title_short |
Representações de Vícios e de Virtudes na Comédia de Costumes Britânica |
title_full |
Representações de Vícios e de Virtudes na Comédia de Costumes Britânica |
title_fullStr |
Representações de Vícios e de Virtudes na Comédia de Costumes Britânica |
title_full_unstemmed |
Representações de Vícios e de Virtudes na Comédia de Costumes Britânica |
title_sort |
Representações de Vícios e de Virtudes na Comédia de Costumes Britânica |
author |
Barbudo, Maria Isabel, 1950- |
author_facet |
Barbudo, Maria Isabel, 1950- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbudo, Maria Isabel, 1950- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comédia de costumes Ética Vícios Virtudes |
topic |
Comédia de costumes Ética Vícios Virtudes |
description |
Este ensaio pretende oferecer uma visão do percurso de consolidação identitária da Comédia de Costumes Britânica desde o seu advento, no período da Restauração (segunda metade do séc. XVII), até à segunda metade do séc. XX, através da interpelação de comédias consideradas paradigmáticas face ao contexto epocal em que se inscrevem. O corpus em análise inclui as seguintes comédias: The Way of the World (1700) de William Congreve, The School for Scandal (1777) de Richard Sheridan, An Ideal Husband (1895) de Oscar Wilde, Pygmalion (1914) de George Bernard Shaw, Hay Fever (1925) de Nöel Coward e Absurd Person Singular (1972) de Alan Ayckbourn. A análise proposta debruça-se, fundamentalmente, sobre os seguintes tópicos: 1) A plutocracia e a meritocracia: um diálogo. 2) Simulações e dissimulações, ou os jogos da mentira e da verdade. 3) O respeito/desrespeito pelo Outro: que Outro? A fim de debater tais questões dentro de uma perspectiva de Crítica Ética, é convocado o discurso filosófico e sociológico dos seguintes autores: Aristóteles, Immanuel Kant, Friedrich Nietzsche, Henri Bergson, Jean Baudrillard, Emmanuel Levinas, Zygmunt Bauman e Gilles Lipovetsky. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2012-03-14T16:26:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/5587 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/5587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Anglo-Saxonica: Revista do Centro de Estudos Anglísticos, nº1 0873-0628 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134195727990784 |