As relações de poder na escola pública : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Maria Custódia Jorge da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fernandes, Amália Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/35122
Resumo: Neste artigo, apoiando-nos em alguns autores que perspectivam o poder como um elemento substantivo – poder instituído – e outros que o analisam como um verbo em ação – poder instituinte (ROCHA, 2007), destacando algumas das tipologias de poder patentes na investigação sociológica e organizacional sobre a escola, apresentamos dados empíricos e discursos organizacionais, propiciados pela realização de um estudo de caso de caráter qualitativo. Podemos dizer, então, que as relações de poder na escola tanto possibilitam o reforço das relações hierárquicas e assimétricas de poder que se verificam entre os atores organizacionais, como viabilizam a criação de novos “círculos de poder”, que podem ser ativados pontualmente ou ser objeto de uma atualização mais ou menos generalizada. Esses poderão reforçar-se e apresentar-se aos atores/alunos, nosso principal alvo de estudo, como os mais legítimos, sobrepondose a todos os outros mas não os anulando. O objetivo essencial é o de apresentar a organização escolar como um contexto eminentemente complexo, sobretudo quando analisada à luz da multiplicidade e cumulatividade das relações de poder que nela emergem e se concretizam.
id RCAP_d99547d074e6e3769ed7fef449dc27de
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35122
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As relações de poder na escola pública : um estudo de casoRelations of power in public schools : a case studyLas relaciones de poder en la escuela pública : un estudio de casoPoderDominaçãoResistênciaPowerDominationResistanceDominaciónResistenciaNeste artigo, apoiando-nos em alguns autores que perspectivam o poder como um elemento substantivo – poder instituído – e outros que o analisam como um verbo em ação – poder instituinte (ROCHA, 2007), destacando algumas das tipologias de poder patentes na investigação sociológica e organizacional sobre a escola, apresentamos dados empíricos e discursos organizacionais, propiciados pela realização de um estudo de caso de caráter qualitativo. Podemos dizer, então, que as relações de poder na escola tanto possibilitam o reforço das relações hierárquicas e assimétricas de poder que se verificam entre os atores organizacionais, como viabilizam a criação de novos “círculos de poder”, que podem ser ativados pontualmente ou ser objeto de uma atualização mais ou menos generalizada. Esses poderão reforçar-se e apresentar-se aos atores/alunos, nosso principal alvo de estudo, como os mais legítimos, sobrepondose a todos os outros mas não os anulando. O objetivo essencial é o de apresentar a organização escolar como um contexto eminentemente complexo, sobretudo quando analisada à luz da multiplicidade e cumulatividade das relações de poder que nela emergem e se concretizam.In this paper, based on a few authors who see power as a substantive element – instituted power – and others who consider it as an action verb – instituting power (ROCHA, 2007) –, highlighting some types of power relevant in sociological and organizational research on schools, we present empirical data and institutional discourses, enabled by a case study of qualitative nature. Thus, we can say that relations of power in schools both allow the strengthening of hierarchical and asymmetrical relations of power that exist between institutional players and enable the creation of new “circles of power” that can be promptly activated or can be object of a modernization process held in a more or less generalized manner. This may be reinforced and introduced to players/students, our main target of study, as the most legitimate object, superseding all others but not canceling them. The key objective is to present school organization as a highly complex environment, especially when considered in the light of the multiple and cumulative relations of power that emerge and are materialized.En el presente artículo, con el apoyo de algunos autores que perspectivam el poder como un elemento sustancial – poder establecido –, y otros que lo analizan como un verbo de acción – poder instituyente (ROCHA, 2007), destacando algunas de las tipologías de poder manifiestas en la investigación sociológica y organizacional acerca de la escuela, presentamos dados empíricos y discursos organizacionales, facultados por la realización de un estudio de caso de naturaleza cualitativa. Podemos decir, entonces, que las relaciones de poder en la escuela permiten tanto el reforzamiento de la jerarquía y asimetría del poder verificadas en los atores organizacionales, como hacen viable la constitución de nuevos “círculos de poder” que se puede activar puntualmente o ser objecto de uma actualización más o menos generalizadas. Los dichos círculos podrán reforzarse y presentarse a los alumnos/atores, el foco principal de nuestro estudio, como los más legítimos, por encima de todos pero no los anulando. El objectivo esencial es presentar la organización escolar como un contexto eminentemente complejo, sobre todo cuando analizada a la luz de la multiplicidad y la acumulación de las relaciones de poder que en ella surgen y se concretan.Universidade do MinhoRocha, Maria Custódia Jorge daFernandes, Amália Gonçalves20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/35122por1809-403110.5212/PraxEduc.v.9i1.0008http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35122Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:41:01.239306Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As relações de poder na escola pública : um estudo de caso
Relations of power in public schools : a case study
Las relaciones de poder en la escuela pública : un estudio de caso
title As relações de poder na escola pública : um estudo de caso
spellingShingle As relações de poder na escola pública : um estudo de caso
Rocha, Maria Custódia Jorge da
Poder
Dominação
Resistência
Power
Domination
Resistance
Dominación
Resistencia
title_short As relações de poder na escola pública : um estudo de caso
title_full As relações de poder na escola pública : um estudo de caso
title_fullStr As relações de poder na escola pública : um estudo de caso
title_full_unstemmed As relações de poder na escola pública : um estudo de caso
title_sort As relações de poder na escola pública : um estudo de caso
author Rocha, Maria Custódia Jorge da
author_facet Rocha, Maria Custódia Jorge da
Fernandes, Amália Gonçalves
author_role author
author2 Fernandes, Amália Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Maria Custódia Jorge da
Fernandes, Amália Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Poder
Dominação
Resistência
Power
Domination
Resistance
Dominación
Resistencia
topic Poder
Dominação
Resistência
Power
Domination
Resistance
Dominación
Resistencia
description Neste artigo, apoiando-nos em alguns autores que perspectivam o poder como um elemento substantivo – poder instituído – e outros que o analisam como um verbo em ação – poder instituinte (ROCHA, 2007), destacando algumas das tipologias de poder patentes na investigação sociológica e organizacional sobre a escola, apresentamos dados empíricos e discursos organizacionais, propiciados pela realização de um estudo de caso de caráter qualitativo. Podemos dizer, então, que as relações de poder na escola tanto possibilitam o reforço das relações hierárquicas e assimétricas de poder que se verificam entre os atores organizacionais, como viabilizam a criação de novos “círculos de poder”, que podem ser ativados pontualmente ou ser objeto de uma atualização mais ou menos generalizada. Esses poderão reforçar-se e apresentar-se aos atores/alunos, nosso principal alvo de estudo, como os mais legítimos, sobrepondose a todos os outros mas não os anulando. O objetivo essencial é o de apresentar a organização escolar como um contexto eminentemente complexo, sobretudo quando analisada à luz da multiplicidade e cumulatividade das relações de poder que nela emergem e se concretizam.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/35122
url http://hdl.handle.net/1822/35122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1809-4031
10.5212/PraxEduc.v.9i1.0008
http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132957821108224