O DESAFIO DO LIXO ELETRÓNICO O TRABALHO COOPERATIVO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, João Alexandre Correia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/102659
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_d9a309002964497c5b3cfecd93e9a4a7
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/102659
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O DESAFIO DO LIXO ELETRÓNICO O TRABALHO COOPERATIVO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICATHE ELECTRONIC WASTE CHALLENGE COOPERATIVE WORK AS A PEDAGOGICAL STRATEGYEnsino da GeografiaEstágio PedagógicoLixo EletrónicoTrabalho cooperativoEstratégia pedagógicaGeography TeachingPedagogical InternshipElectronic GarbageCooperative WorkPedagogical StrategyRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO relatório de estágio pedagógico, intitulado de “O desafio do lixo eletrónico - O trabalho cooperativo como estratégia pedagógica” é o documento que descreve e analisa a prática de ensino referente ao segundo ano de mestrado em Ensino da Geografia, realizado durante o ano letivo 2021/2022, na Escola Cristina Torres, na Figueira da Foz. No decorrer do presente relatório será apresentada uma proposta de estratégia pedagógica com o tema do lixo eletrónico, que apesar de não fazer parte do programa curricular de Geografia no 3º ciclo e Secundário, revelou-se interessante para os alunos do ponto de vista da sensibilização. A proposta apresentada é a utilização do trabalho cooperativo, ou mais comummente designado de trabalho de grupo, para a investigação e exploração do tema por parte dos alunos. A justificação da adoção desta estratégia baseia-se pela possibilidade que proporciona no desenvolvimento científico dos alunos, bem como de valores e competências sociais, permitindo fomentar o espírito de inclusão, interação e respeito, simultaneamente atribuindo responsabilidade aos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Para melhor compreensão este relatório encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte é elaborada uma apresentação e descrição das atividades desenvolvidas no decorrer do ano de estágio, terminando com uma reflexão sobre o mesmo. A segunda parte apresenta o suporte científico sobre o tema do lixo eletrónico resultado do trabalho de investigação, o suporte teórico sobre o trabalho de grupo e a descrição da aplicação da estratégia colocada em prática. De seguida é apresentada uma reflexão final sobre os resultados obtidos, terminando com uma conclusão de todo o trabalho desenvolvido.The pedagogical internship report, entitled "The challenge of electronic waste - Cooperative work as a pedagogical strategy" is the document that describes and analyzes the teaching practice referring to the second year of master's degree in Geography Teaching, held during the school year 2021/2022, at the Cristina Torres School, in Figueira da Foz. This report has a proposal for a pedagogical strategy with the topic of electronic waste, which although not part of the curriculum of Geography in the 3rd cycle and Secondary, was proved to be interesting for students from the point of view of sensitization. The proposal raised is the use of cooperative work, or more commonly known as group work, for the research and exploitation of the subject by students. The justification for the adoption of this strategy is based on the possibility it provides in the scientific development of students, as well as social, ethical values and competences, allowing to foster the spirit of inclusion, interaction and respect, while giving responsibility to students in the teaching-learning process. For a better understanding, this report is divided into two parts. In the first part, the activities developed during the year of internship are described, finishing with a brief reflection on it. The second part presents/describes the scientific support on the subject of electronic waste resulting from the research work, the theoretical support on the group work and the description of the application of the strategy put into practice. Afterwards, a final assumption is displayed on the results obtained, ending with a conclusion of all the work developed.2022-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/102659http://hdl.handle.net/10316/102659TID:203073711porMacedo, João Alexandre Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-05T20:31:59Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/102659Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:19:36.247656Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O DESAFIO DO LIXO ELETRÓNICO O TRABALHO COOPERATIVO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
THE ELECTRONIC WASTE CHALLENGE COOPERATIVE WORK AS A PEDAGOGICAL STRATEGY
title O DESAFIO DO LIXO ELETRÓNICO O TRABALHO COOPERATIVO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
spellingShingle O DESAFIO DO LIXO ELETRÓNICO O TRABALHO COOPERATIVO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
Macedo, João Alexandre Correia
Ensino da Geografia
Estágio Pedagógico
Lixo Eletrónico
Trabalho cooperativo
Estratégia pedagógica
Geography Teaching
Pedagogical Internship
Electronic Garbage
Cooperative Work
Pedagogical Strategy
title_short O DESAFIO DO LIXO ELETRÓNICO O TRABALHO COOPERATIVO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
title_full O DESAFIO DO LIXO ELETRÓNICO O TRABALHO COOPERATIVO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
title_fullStr O DESAFIO DO LIXO ELETRÓNICO O TRABALHO COOPERATIVO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
title_full_unstemmed O DESAFIO DO LIXO ELETRÓNICO O TRABALHO COOPERATIVO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
title_sort O DESAFIO DO LIXO ELETRÓNICO O TRABALHO COOPERATIVO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
author Macedo, João Alexandre Correia
author_facet Macedo, João Alexandre Correia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, João Alexandre Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da Geografia
Estágio Pedagógico
Lixo Eletrónico
Trabalho cooperativo
Estratégia pedagógica
Geography Teaching
Pedagogical Internship
Electronic Garbage
Cooperative Work
Pedagogical Strategy
topic Ensino da Geografia
Estágio Pedagógico
Lixo Eletrónico
Trabalho cooperativo
Estratégia pedagógica
Geography Teaching
Pedagogical Internship
Electronic Garbage
Cooperative Work
Pedagogical Strategy
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/102659
http://hdl.handle.net/10316/102659
TID:203073711
url http://hdl.handle.net/10316/102659
identifier_str_mv TID:203073711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134090017898496