As Alterações Climáticas e a Saúde da População- Os Media como estratégia de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Bárbara Beatriz Alves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104087
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_e450dc8db20de7d490a2b19dff139e96
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104087
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As Alterações Climáticas e a Saúde da População- Os Media como estratégia de ensinoClimate Change and Population Health - The Media as a Teaching StrategyEstágio Pedagógico SupervisionadoEnsino de GeografiaMediaAlterações ClimáticasTrabalho CooperativoSupervised Pedagogical InternshipTeaching GeographyMediaClimate ChangeCooperative WorkRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasThis Internship report, redacted for my Masters of Geography Teaching for the 3rd cicle of school and also for high school level, does have as main objective the exposition and reflexion about the ativities developed during the year of supervised pedagogic pratice, in other words, the pedagogical internship (2021/2022) with the 7ºB Class from the Group of Schools Martim de Freitas, Coimbra.Beyond the primordial objective, previously mentioned, this report also shows one component cientific-pedagogic, mentioning one of the subjects with high geographic and social relevance - the relationship between climate and human health, even that nearly unexplored with regards to the Geography programs of basic education, in this case, in the school program/manual of the 7th year of schooling. To address this issue, the media and cooperative work were used as a teaching-learning strategy. In this way, this strategy has consolidated some of the knowledge previously acquired by the students, but, mainly, it has potentiated the use of other tools in the Teaching of Geography.This report is divided into two major parts. In a first instance it is presented the characterization of the pedagogical internship, which includes the characterization of the school, the internship nucleus, the activities developed in the internship nucleus, among others. Secondly, we are faced with the scientific-pedagogical component, which addresses climate change and its impact on health and the way in which this theme was applied in the pedagogical strategy carried out during the internship period.O presente relatório de estágio, realizado no âmbito do Mestrado de Ensino em Geografia no 3ºciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, tem como primordial objetivo a exposição e reflexão sobre as atividades desenvolvidas durante o ano da prática pedagógica supervisionada, isto é, o estágio pedagógico (2021/2022), com a turma 7ºB do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, Coimbra. Para além do primordial objetivo anteriormente referido, este relatório apresenta também uma componente científico-pedagógica, abordando um dos assuntos com elevada relevância geográfica e social- as relações entre o clima e a saúde humana, ainda que muito pouco explorado no que diz respeito aos programas de Geografia do ensino básico, neste caso, no programa/manual escolar do 7º ano de escolaridade. Para a abordagem deste assunto, foram utilizados os media e o trabalho cooperativo como estratégia de ensino-aprendizagem. Desta forma, esta estratégia veio consolidar alguns dos conhecimentos outrora adquiridos pelos alunos mas, principalmente, potencializou o uso de outras ferramentas no Ensino da Geografia. Este relatório encontra-se dividido em duas grandes partes. A primeira parte apresenta caracterização do estágio pedagógico, onde se encontram a caracterização da escola, o núcleo de estágio, as atividades desenvolvidas no núcleo de estágio, entre outras. Numa segunda parte deparamo-nos com a componente científico-pedagógica, que aborda as alterações climáticas e qual o seu impacto na saúde e a forma como este tema foi aplicado na estratégia pedagógica realizada durante o período de estágio.2022-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104087http://hdl.handle.net/10316/104087TID:203124952porNeves, Bárbara Beatriz Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-17T21:39:18Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104087Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:48.247614Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As Alterações Climáticas e a Saúde da População- Os Media como estratégia de ensino
Climate Change and Population Health - The Media as a Teaching Strategy
title As Alterações Climáticas e a Saúde da População- Os Media como estratégia de ensino
spellingShingle As Alterações Climáticas e a Saúde da População- Os Media como estratégia de ensino
Neves, Bárbara Beatriz Alves
Estágio Pedagógico Supervisionado
Ensino de Geografia
Media
Alterações Climáticas
Trabalho Cooperativo
Supervised Pedagogical Internship
Teaching Geography
Media
Climate Change
Cooperative Work
title_short As Alterações Climáticas e a Saúde da População- Os Media como estratégia de ensino
title_full As Alterações Climáticas e a Saúde da População- Os Media como estratégia de ensino
title_fullStr As Alterações Climáticas e a Saúde da População- Os Media como estratégia de ensino
title_full_unstemmed As Alterações Climáticas e a Saúde da População- Os Media como estratégia de ensino
title_sort As Alterações Climáticas e a Saúde da População- Os Media como estratégia de ensino
author Neves, Bárbara Beatriz Alves
author_facet Neves, Bárbara Beatriz Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Bárbara Beatriz Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico Supervisionado
Ensino de Geografia
Media
Alterações Climáticas
Trabalho Cooperativo
Supervised Pedagogical Internship
Teaching Geography
Media
Climate Change
Cooperative Work
topic Estágio Pedagógico Supervisionado
Ensino de Geografia
Media
Alterações Climáticas
Trabalho Cooperativo
Supervised Pedagogical Internship
Teaching Geography
Media
Climate Change
Cooperative Work
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104087
http://hdl.handle.net/10316/104087
TID:203124952
url http://hdl.handle.net/10316/104087
identifier_str_mv TID:203124952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134099854589952