Empreendedorismo em Portugal: Fatores críticos de sucesso dos 4 primeiros unicórnios: Farfetch, OutSystems, Talkdesk e Feedzai

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Gonçalo Simões Cidrais
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/25761
Resumo: Esta dissertação analisa quais os fatores que levaram ao sucesso dos quatro primeiros unicórnios portugueses, a Farfetch, OutSystems, Talkdesk e Feedzai. Para o efeito, optou-se por uma abordagem maioritariamente qualitativa, embora com uma componente numérica no sentido de procurar compreender o contexto do empreendedorismo, startups e unicórnios em Portugal. Após a comparação de empresas, tornou-se claro que a identificação da oportunidade de negócio, o próprio modelo de negócio, o foco no cliente, a inovação, a cultura, os recursos humanos, a resiliência do fundador (ou fundadores) e respetiva visão e liderança, a visão dos investidores relativamente ao potencial da empresa, o financiamento e estratégia de internacionalização foram preponderantes para o sucesso destas organizações. Estes fatores levaram ao sucesso das entidades não de forma isolada, mas em conjunto, complementando-se. Outro ponto em comum, em quase todas as entidades, é a questão da sede no estrangeiro, tendo-se concluído que questões de investimento, regulamentares e de dificuldade em passar proposta de valor estão na génese dessa questão. Concluiu-se igualmente que, apesar da evolução positiva do contexto das startups em Portugal, ainda há pedra por partir para tornar o nosso país ainda mais atrativo como polo de startups, havendo necessidade de atrair e reter talento, de investir ainda mais na responsabilidade social e sustentabilidade, de incrementar competências das incubadoras e de apostar na internacionalização das entidades.
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