Empreendedorismo em Portugal: Fatores críticos de sucesso dos 4 primeiros unicórnios: Farfetch, OutSystems, Talkdesk e Feedzai
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/25761 |
Resumo: | Esta dissertação analisa quais os fatores que levaram ao sucesso dos quatro primeiros unicórnios portugueses, a Farfetch, OutSystems, Talkdesk e Feedzai. Para o efeito, optou-se por uma abordagem maioritariamente qualitativa, embora com uma componente numérica no sentido de procurar compreender o contexto do empreendedorismo, startups e unicórnios em Portugal. Após a comparação de empresas, tornou-se claro que a identificação da oportunidade de negócio, o próprio modelo de negócio, o foco no cliente, a inovação, a cultura, os recursos humanos, a resiliência do fundador (ou fundadores) e respetiva visão e liderança, a visão dos investidores relativamente ao potencial da empresa, o financiamento e estratégia de internacionalização foram preponderantes para o sucesso destas organizações. Estes fatores levaram ao sucesso das entidades não de forma isolada, mas em conjunto, complementando-se. Outro ponto em comum, em quase todas as entidades, é a questão da sede no estrangeiro, tendo-se concluído que questões de investimento, regulamentares e de dificuldade em passar proposta de valor estão na génese dessa questão. Concluiu-se igualmente que, apesar da evolução positiva do contexto das startups em Portugal, ainda há pedra por partir para tornar o nosso país ainda mais atrativo como polo de startups, havendo necessidade de atrair e reter talento, de investir ainda mais na responsabilidade social e sustentabilidade, de incrementar competências das incubadoras e de apostar na internacionalização das entidades. |
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Empreendedorismo em Portugal: Fatores críticos de sucesso dos 4 primeiros unicórnios: Farfetch, OutSystems, Talkdesk e FeedzaiUnicórnioSucesso empresarial -- Entrepreneurial successFarfetchOutSystemsTalkdeskFeedzaiUnicornEsta dissertação analisa quais os fatores que levaram ao sucesso dos quatro primeiros unicórnios portugueses, a Farfetch, OutSystems, Talkdesk e Feedzai. Para o efeito, optou-se por uma abordagem maioritariamente qualitativa, embora com uma componente numérica no sentido de procurar compreender o contexto do empreendedorismo, startups e unicórnios em Portugal. Após a comparação de empresas, tornou-se claro que a identificação da oportunidade de negócio, o próprio modelo de negócio, o foco no cliente, a inovação, a cultura, os recursos humanos, a resiliência do fundador (ou fundadores) e respetiva visão e liderança, a visão dos investidores relativamente ao potencial da empresa, o financiamento e estratégia de internacionalização foram preponderantes para o sucesso destas organizações. Estes fatores levaram ao sucesso das entidades não de forma isolada, mas em conjunto, complementando-se. Outro ponto em comum, em quase todas as entidades, é a questão da sede no estrangeiro, tendo-se concluído que questões de investimento, regulamentares e de dificuldade em passar proposta de valor estão na génese dessa questão. Concluiu-se igualmente que, apesar da evolução positiva do contexto das startups em Portugal, ainda há pedra por partir para tornar o nosso país ainda mais atrativo como polo de startups, havendo necessidade de atrair e reter talento, de investir ainda mais na responsabilidade social e sustentabilidade, de incrementar competências das incubadoras e de apostar na internacionalização das entidades.This dissertation analyzes the factors which led to the success of the first four Portuguese unicorns, Farfetch, OutSystems, Talkdesk and Feedzai. For this purpose, a mostly qualitative approach was chosen, although with a numerical component in order to seek to understand the context of entrepreneurship, startups and unicorns in Portugal. After comparing companies, it became clear that identifying the business opportunity, the business model itself, customer focus, innovation, culture, human resources, founder (or founders) resilience and respective vision and leadership, the investors' view of the company's potential, financing and internationalization strategy were essential to the success of these organizations. These factors led to the success of the entities not in isolation, but together, complementing each other. Another point in common, in almost all entities, is the issue of headquarters abroad, having concluded that investment issues, regulations and difficulties in passing the value proposition are at the genesis of this issue. It was also concluded that, despite the positive evolution of the context of the conclusions in Portugal, there is still some way to go to make our country even more attractive as a startup hub, having the need to attract and retain talent, to invest more in social responsibility and sustainability, to increase the skills of the incubators and invest in the internationalization of entities.2022-07-08T11:53:19Z2022-06-08T00:00:00Z2022-06-082022-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/25761TID:203031628porGuimarães, Gonçalo Simões Cidraisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:45:18Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/25761Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:21:37.316956Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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