Josquin des Prez na Arte nouamente inuentada pera aprender a tãger de Gonzaço de Baena, 1540

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Maria Rosa de Amorim
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/22154
Resumo: O presente trabalho pretende ser um contributo para o estudo do sistema de intabulação de Gonzalo de Baena através das obras vocais de Josquin des Prez na Arte nouamente inuentada pera aprender a tãger, Lisboa 1540, o primeiro impresso conhecido na Península Ibérica para instrumento de tecla. Procura igualmente ser um contributo para a compreensão da evolução da música instrumental europeia e, em particular, ibérica, durante a primeira metade do século XVI, designadamente a destinada ao instrumento de tecla. Gonzalo cortes de D. Manuel I e de D. João III, deixou-nos uma obra, das muitas que se propunha inventar (”[…] no solo esta/mas las que tengo para fazer/ […]”,) para que se pudesse aprender facilmente a tocar tecla e adquirir alguns princípios teóricos, sem necessidade de dominar o canto de organo. É assim dada uma atenção particular ao carácter pedagógico deste impresso português de 1540, “método” sem tutor, para principiantes ao teclado. Mas o cerne do presente trabalho é uma primeira tentativa de caracterização do processo de intabulação de Baena. Para tal, e tendo em conta que Baena é seguramente uma das fontes ibéricas que nos transmite mais obras de Josquin des Prez, um compositor famoso então e agora, foram escolhidas as 14 obras deste músico entre as 66 intabulações que Baena nos deixou. Procedeu-se a um exercício comparativo entre as intabulações e as respectivas edições modernas de referência da obra de Josquin des Prez (nomeadamente a New Josquin Edition) assim como com outras intabulações coetâneas, procurando identificar quais as opções (e possíveis justificações) tomadas pelo intabulador perante a obra polifónica. Como conclusão do trabalho, apresenta-se uma edição crítica das catorze intabulações atribuídas por Gonzalo de Baena a Josquin des Prez.
id RCAP_d9b19f99d2ad6ee1643ce931bdc5fde3
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22154
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Josquin des Prez na Arte nouamente inuentada pera aprender a tãger de Gonzaço de Baena, 1540PortugalEspanhaSéculo XVIGalhardeJosquinBaenaMúsica impressaMúsica instrumentalTablaturaIntabulaçãoCifraOpen scoreTeclaMétodoTutorDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente trabalho pretende ser um contributo para o estudo do sistema de intabulação de Gonzalo de Baena através das obras vocais de Josquin des Prez na Arte nouamente inuentada pera aprender a tãger, Lisboa 1540, o primeiro impresso conhecido na Península Ibérica para instrumento de tecla. Procura igualmente ser um contributo para a compreensão da evolução da música instrumental europeia e, em particular, ibérica, durante a primeira metade do século XVI, designadamente a destinada ao instrumento de tecla. Gonzalo cortes de D. Manuel I e de D. João III, deixou-nos uma obra, das muitas que se propunha inventar (”[…] no solo esta/mas las que tengo para fazer/ […]”,) para que se pudesse aprender facilmente a tocar tecla e adquirir alguns princípios teóricos, sem necessidade de dominar o canto de organo. É assim dada uma atenção particular ao carácter pedagógico deste impresso português de 1540, “método” sem tutor, para principiantes ao teclado. Mas o cerne do presente trabalho é uma primeira tentativa de caracterização do processo de intabulação de Baena. Para tal, e tendo em conta que Baena é seguramente uma das fontes ibéricas que nos transmite mais obras de Josquin des Prez, um compositor famoso então e agora, foram escolhidas as 14 obras deste músico entre as 66 intabulações que Baena nos deixou. Procedeu-se a um exercício comparativo entre as intabulações e as respectivas edições modernas de referência da obra de Josquin des Prez (nomeadamente a New Josquin Edition) assim como com outras intabulações coetâneas, procurando identificar quais as opções (e possíveis justificações) tomadas pelo intabulador perante a obra polifónica. Como conclusão do trabalho, apresenta-se uma edição crítica das catorze intabulações atribuídas por Gonzalo de Baena a Josquin des Prez.Moreira, Paulo Eugénio Estudante DiasAbreu, José António NunesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaResende, Maria Rosa de Amorim2013-12-1120122013-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/22154TID:201495660porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-10T01:38:37Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22154Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:31.981527Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Josquin des Prez na Arte nouamente inuentada pera aprender a tãger de Gonzaço de Baena, 1540
title Josquin des Prez na Arte nouamente inuentada pera aprender a tãger de Gonzaço de Baena, 1540
spellingShingle Josquin des Prez na Arte nouamente inuentada pera aprender a tãger de Gonzaço de Baena, 1540
Resende, Maria Rosa de Amorim
Portugal
Espanha
Século XVI
Galharde
Josquin
Baena
Música impressa
Música instrumental
Tablatura
Intabulação
Cifra
Open score
Tecla
Método
Tutor
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Josquin des Prez na Arte nouamente inuentada pera aprender a tãger de Gonzaço de Baena, 1540
title_full Josquin des Prez na Arte nouamente inuentada pera aprender a tãger de Gonzaço de Baena, 1540
title_fullStr Josquin des Prez na Arte nouamente inuentada pera aprender a tãger de Gonzaço de Baena, 1540
title_full_unstemmed Josquin des Prez na Arte nouamente inuentada pera aprender a tãger de Gonzaço de Baena, 1540
title_sort Josquin des Prez na Arte nouamente inuentada pera aprender a tãger de Gonzaço de Baena, 1540
author Resende, Maria Rosa de Amorim
author_facet Resende, Maria Rosa de Amorim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Paulo Eugénio Estudante Dias
Abreu, José António Nunes
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Maria Rosa de Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Portugal
Espanha
Século XVI
Galharde
Josquin
Baena
Música impressa
Música instrumental
Tablatura
Intabulação
Cifra
Open score
Tecla
Método
Tutor
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Portugal
Espanha
Século XVI
Galharde
Josquin
Baena
Música impressa
Música instrumental
Tablatura
Intabulação
Cifra
Open score
Tecla
Método
Tutor
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description O presente trabalho pretende ser um contributo para o estudo do sistema de intabulação de Gonzalo de Baena através das obras vocais de Josquin des Prez na Arte nouamente inuentada pera aprender a tãger, Lisboa 1540, o primeiro impresso conhecido na Península Ibérica para instrumento de tecla. Procura igualmente ser um contributo para a compreensão da evolução da música instrumental europeia e, em particular, ibérica, durante a primeira metade do século XVI, designadamente a destinada ao instrumento de tecla. Gonzalo cortes de D. Manuel I e de D. João III, deixou-nos uma obra, das muitas que se propunha inventar (”[…] no solo esta/mas las que tengo para fazer/ […]”,) para que se pudesse aprender facilmente a tocar tecla e adquirir alguns princípios teóricos, sem necessidade de dominar o canto de organo. É assim dada uma atenção particular ao carácter pedagógico deste impresso português de 1540, “método” sem tutor, para principiantes ao teclado. Mas o cerne do presente trabalho é uma primeira tentativa de caracterização do processo de intabulação de Baena. Para tal, e tendo em conta que Baena é seguramente uma das fontes ibéricas que nos transmite mais obras de Josquin des Prez, um compositor famoso então e agora, foram escolhidas as 14 obras deste músico entre as 66 intabulações que Baena nos deixou. Procedeu-se a um exercício comparativo entre as intabulações e as respectivas edições modernas de referência da obra de Josquin des Prez (nomeadamente a New Josquin Edition) assim como com outras intabulações coetâneas, procurando identificar quais as opções (e possíveis justificações) tomadas pelo intabulador perante a obra polifónica. Como conclusão do trabalho, apresenta-se uma edição crítica das catorze intabulações atribuídas por Gonzalo de Baena a Josquin des Prez.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-12-11
2013-12-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/22154
TID:201495660
url http://hdl.handle.net/10400.14/22154
identifier_str_mv TID:201495660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131876861935616