Tarefa de treino cognitivo através de um multibanco em pacientes com AVC e TCE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rita Rocha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13019
Resumo: A lesão cerebral adquirida (LCA) tem consequências que afetam a autonomia dos pacientes, nomeadamente no que respeita às atividades da vida diária (AVDs). No sentido de diminuir o impacto que essas mesmas alterações irão ter na vida do paciente, é importante desenvolver tarefas diversificadas para que o seu treino e execução promova a otimização das áreas comprometidas e o fortalecimento das que se encontram conservadas. O uso da realidade virtual oferece um diferente conjunto de vantagens à reabilitação quando comparada a métodos tradicionais, no entanto, é necessário confrontar as soluções em RV com as soluções tradicionais que já se encontram validadas ou com tarefas reais, a partir das quais as primeiras são desenhadas. Este estudo compreende uma amostra de 100 participantes de ambos os sexos. Os participantes foram divididos em quatro grupos: grupo 1 com LCA e tarefa virtual; grupo 2 com LCA e tarefa real; grupo 3 sem LCA e tarefa virtual; grupo 4 sem LCA e tarefa real. É importante referir que cada participante só realizou uma tarefa, ou no real ou no virtual e as tarefas não envolveram qualquer transação monetária (ex. consulta de horário da CP). Era esperado que o desempenho entre esta tarefa e a sua congénere real seja semelhante. Os resultados demonstraram que o tipo de ambiente em que a tarefa se realizou não teve influência nos tempos de realização o que favorece a validade ecológica da tarefa. Demonstraram também uma relação inversa entre os resultados do MoCA e da FAB e o tempo de realização da tarefa, isto é, os participantes com os resultados mais baixos foram os que demoraram mais tempo. O presente estudo contribuiu para a investigação na área da reabilitação através de um exercício de treino cognitivo com recurso a um MB virtual.
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