Supervisão e orientação da prática profissional : um contributo para o desenvolvimento profissional e pessoal do professor e a melhoria da prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/47129 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
id |
RCAP_d9d6ef8e7695d1eee3e5be9c6f89aae4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/47129 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Supervisão e orientação da prática profissional : um contributo para o desenvolvimento profissional e pessoal do professor e a melhoria da prática docenteSupervisão pedagógicaDesenvolvimento profissionalPrática pedagógicaGuiné-BissauTeses de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020A investigação intitulada “Supervisão e Orientação da Prática Profissional: Um Contributo para o Desenvolvimento Profissional e Pessoal do Professor e a Melhoria da Prática Docente”, pretende compreender de que modo a supervisão e orientação da prática pedagógica contribui para a aprendizagem da docência e o desenvolvimento pessoal e profissional. A presente investigação é de caráter exploratório e de natureza descritiva optando-se por uma abordagem qualitativa. Optámos pela técnica de entrevista semiestruturada, realizamos também 3 observações supervisivas a três professores e recolhemos dados através de fichas de levantamento de informações. A investigação foi desenvolvida em uma escola pública de regime autogestão, situada no setor autónomo de Bissau. Definiu-se para esta investigação os seguintes objetivos específicos: a) identificar de que forma os processos de supervisão apoiam os professores na planificação; b) caracterizar a visão que os professores da escola têm da supervisão; c) descrever o tipo de relação que os professores estabelecem com o supervisor; d) compreender de que forma a supervisão apoia os professores; e) compreender como é que a supervisão contribui para o estabelecimento de um clima facilitador de aprendizagem. Os resultados revelam que os inspetores/supervisores da IGE – Inspeção Geral de Educação não conseguem dar o apoio necessário e suficiente aos professores. Constata-se ainda uma grande ausência dos inspetores/supervisores da IGE e um fraco apoio dos supervisores internos na planificação das atividades letivas dos professores. Contudo há um reconhecimento dos professores sobre a importância do trabalho do supervisor. A ação supervisiva é vista como um contributo indispensável para uma prática pedagógica reflexiva dos professores e em consequência para o seu desenvolvimento profissional. Ficou claro que a ação pedagógica dos professores precisa ser impulsionada cada vez mais para que se possa estabelecer um clima facilitador de aprendizagem dentro da sala de aula entre o professor e o aluno.The research entitled "Supervision and Guidance of Professional Practice: A Contribution to the Professional and Personal Development of Teachers and the Improvement of Teaching Practice", aims to understand how the supervision and guidance of pedagogical practice contributes to teacher learning and their personal and professional development. The present investigation is exploratory and descriptive in nature, opting for a qualitative approach. We opted for the semi-structured interview technique, and also made 3 supervisory observations to three teachers and collected data through information gathering forms. The research was carried out in a self-managed public school, located in the autonomous sector of Bissau. The following specific objectives were defined for this investigation: a) to identify how the supervision processes support teachers planning; b) characterize the view that school teachers have of supervision; c) describe the type of relationship that teachers establish with the supervisor; d) understand how supervision supports teachers; e) understand how supervision contributes to the establishment of a facilitating learning environment. The results reveal that the inspectors / supervisors of the IGE (Inspecção Geral de Educação – Education General Inspectorate) are unable to provide the necessary and sufficient support to teachers. There is also a large absence of IGE inspectors / supervisors and weak support from internal supervisors in planning teachers' teaching activities. However, teachers recognize the importance of the supervisor's work. Supervisory action is seen as an indispensable contribution to a reflective pedagogical practice of teachers and as a consequence for their professional development. It became clear that the pedagogical action of teachers needs to be boosted more and more so that a climate that facilitates learning within the classroom between the teacher and the student can be established.Tinoca, Luís Fonseca, 1975-Repositório da Universidade de LisboaDjau, Sene2021-03-29T13:47:32Z20202020-06-302020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47129TID:202668703porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47129Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:13.072712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Supervisão e orientação da prática profissional : um contributo para o desenvolvimento profissional e pessoal do professor e a melhoria da prática docente |
title |
Supervisão e orientação da prática profissional : um contributo para o desenvolvimento profissional e pessoal do professor e a melhoria da prática docente |
spellingShingle |
Supervisão e orientação da prática profissional : um contributo para o desenvolvimento profissional e pessoal do professor e a melhoria da prática docente Djau, Sene Supervisão pedagógica Desenvolvimento profissional Prática pedagógica Guiné-Bissau Teses de mestrado - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Supervisão e orientação da prática profissional : um contributo para o desenvolvimento profissional e pessoal do professor e a melhoria da prática docente |
title_full |
Supervisão e orientação da prática profissional : um contributo para o desenvolvimento profissional e pessoal do professor e a melhoria da prática docente |
title_fullStr |
Supervisão e orientação da prática profissional : um contributo para o desenvolvimento profissional e pessoal do professor e a melhoria da prática docente |
title_full_unstemmed |
Supervisão e orientação da prática profissional : um contributo para o desenvolvimento profissional e pessoal do professor e a melhoria da prática docente |
title_sort |
Supervisão e orientação da prática profissional : um contributo para o desenvolvimento profissional e pessoal do professor e a melhoria da prática docente |
author |
Djau, Sene |
author_facet |
Djau, Sene |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tinoca, Luís Fonseca, 1975- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Djau, Sene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão pedagógica Desenvolvimento profissional Prática pedagógica Guiné-Bissau Teses de mestrado - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Supervisão pedagógica Desenvolvimento profissional Prática pedagógica Guiné-Bissau Teses de mestrado - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-06-30 2020-01-01T00:00:00Z 2021-03-29T13:47:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/47129 TID:202668703 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/47129 |
identifier_str_mv |
TID:202668703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134538206543872 |