Supervisão e orientação da prática profissional : um contributo para o desenvolvimento profissional e pessoal do professor e a melhoria da prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Djau, Sene
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/47129
Resumo: Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
id RCAP_d9d6ef8e7695d1eee3e5be9c6f89aae4
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/47129
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Supervisão e orientação da prática profissional : um contributo para o desenvolvimento profissional e pessoal do professor e a melhoria da prática docenteSupervisão pedagógicaDesenvolvimento profissionalPrática pedagógicaGuiné-BissauTeses de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020A investigação intitulada “Supervisão e Orientação da Prática Profissional: Um Contributo para o Desenvolvimento Profissional e Pessoal do Professor e a Melhoria da Prática Docente”, pretende compreender de que modo a supervisão e orientação da prática pedagógica contribui para a aprendizagem da docência e o desenvolvimento pessoal e profissional. A presente investigação é de caráter exploratório e de natureza descritiva optando-se por uma abordagem qualitativa. Optámos pela técnica de entrevista semiestruturada, realizamos também 3 observações supervisivas a três professores e recolhemos dados através de fichas de levantamento de informações. A investigação foi desenvolvida em uma escola pública de regime autogestão, situada no setor autónomo de Bissau. Definiu-se para esta investigação os seguintes objetivos específicos: a) identificar de que forma os processos de supervisão apoiam os professores na planificação; b) caracterizar a visão que os professores da escola têm da supervisão; c) descrever o tipo de relação que os professores estabelecem com o supervisor; d) compreender de que forma a supervisão apoia os professores; e) compreender como é que a supervisão contribui para o estabelecimento de um clima facilitador de aprendizagem. Os resultados revelam que os inspetores/supervisores da IGE – Inspeção Geral de Educação não conseguem dar o apoio necessário e suficiente aos professores. Constata-se ainda uma grande ausência dos inspetores/supervisores da IGE e um fraco apoio dos supervisores internos na planificação das atividades letivas dos professores. Contudo há um reconhecimento dos professores sobre a importância do trabalho do supervisor. A ação supervisiva é vista como um contributo indispensável para uma prática pedagógica reflexiva dos professores e em consequência para o seu desenvolvimento profissional. Ficou claro que a ação pedagógica dos professores precisa ser impulsionada cada vez mais para que se possa estabelecer um clima facilitador de aprendizagem dentro da sala de aula entre o professor e o aluno.The research entitled "Supervision and Guidance of Professional Practice: A Contribution to the Professional and Personal Development of Teachers and the Improvement of Teaching Practice", aims to understand how the supervision and guidance of pedagogical practice contributes to teacher learning and their personal and professional development. The present investigation is exploratory and descriptive in nature, opting for a qualitative approach. We opted for the semi-structured interview technique, and also made 3 supervisory observations to three teachers and collected data through information gathering forms. The research was carried out in a self-managed public school, located in the autonomous sector of Bissau. The following specific objectives were defined for this investigation: a) to identify how the supervision processes support teachers planning; b) characterize the view that school teachers have of supervision; c) describe the type of relationship that teachers establish with the supervisor; d) understand how supervision supports teachers; e) understand how supervision contributes to the establishment of a facilitating learning environment. The results reveal that the inspectors / supervisors of the IGE (Inspecção Geral de Educação – Education General Inspectorate) are unable to provide the necessary and sufficient support to teachers. There is also a large absence of IGE inspectors / supervisors and weak support from internal supervisors in planning teachers' teaching activities. However, teachers recognize the importance of the supervisor's work. Supervisory action is seen as an indispensable contribution to a reflective pedagogical practice of teachers and as a consequence for their professional development. It became clear that the pedagogical action of teachers needs to be boosted more and more so that a climate that facilitates learning within the classroom between the teacher and the student can be established.Tinoca, Luís Fonseca, 1975-Repositório da Universidade de LisboaDjau, Sene2021-03-29T13:47:32Z20202020-06-302020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47129TID:202668703porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47129Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:13.072712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão e orientação da prática profissional : um contributo para o desenvolvimento profissional e pessoal do professor e a melhoria da prática docente
title Supervisão e orientação da prática profissional : um contributo para o desenvolvimento profissional e pessoal do professor e a melhoria da prática docente
spellingShingle Supervisão e orientação da prática profissional : um contributo para o desenvolvimento profissional e pessoal do professor e a melhoria da prática docente
Djau, Sene
Supervisão pedagógica
Desenvolvimento profissional
Prática pedagógica
Guiné-Bissau
Teses de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Supervisão e orientação da prática profissional : um contributo para o desenvolvimento profissional e pessoal do professor e a melhoria da prática docente
title_full Supervisão e orientação da prática profissional : um contributo para o desenvolvimento profissional e pessoal do professor e a melhoria da prática docente
title_fullStr Supervisão e orientação da prática profissional : um contributo para o desenvolvimento profissional e pessoal do professor e a melhoria da prática docente
title_full_unstemmed Supervisão e orientação da prática profissional : um contributo para o desenvolvimento profissional e pessoal do professor e a melhoria da prática docente
title_sort Supervisão e orientação da prática profissional : um contributo para o desenvolvimento profissional e pessoal do professor e a melhoria da prática docente
author Djau, Sene
author_facet Djau, Sene
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tinoca, Luís Fonseca, 1975-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Djau, Sene
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Desenvolvimento profissional
Prática pedagógica
Guiné-Bissau
Teses de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Supervisão pedagógica
Desenvolvimento profissional
Prática pedagógica
Guiné-Bissau
Teses de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-06-30
2020-01-01T00:00:00Z
2021-03-29T13:47:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/47129
TID:202668703
url http://hdl.handle.net/10451/47129
identifier_str_mv TID:202668703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134538206543872