Supervisão da prática docente na formação inicial dos professores na Universidade Católica da Guiné-Bissau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ismael Joaquim
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/47135
Resumo: Trabalho de Projeto de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
id RCAP_36580f8b9320e9bf12fcef6d7704ae1f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/47135
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Supervisão da prática docente na formação inicial dos professores na Universidade Católica da Guiné-BissauSupervisãoPrática pedagógicaReflexãoTrabalhos de projeto de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTrabalho de Projeto de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020O presente trabalho visa identificar as práticas supervisivas presentes nos cursos de professores de 1° e 2° ciclos da Universidade Católica da Guiné-Bissau, de como estas práticas são encaradas para desenvolvimento profissional e pessoal dos professores em formação inicial. Para contextualizar a temática, seguimos um enquadramento teórico, apresentando o conceito da escola, do professor, da supervisão, do feedback, reflexão e desenvolvimento profissional. Para o estudo recorremos à metodologia qualitativa do tipo interpretativa, baseada num estudo de caso. Participaram neste estudo um diretor da Faculdade, um supervisor que simultaneamente é professor e um estagiário por representarem os principais envolvidos no processo supervisivo da instituição. Os dados foram recolhidos através de análise documental e entrevistas semiestruturadas, para análise e interpretação dos dados recorremos à técnica de análise do conteúdo. Os resultados desta investigação apontam para a existência das práticas supervisivas nos ciclos dos estágios pedagógicos da Universidade Católica da Guiné-Bissau, e é encarada como uma dimensão indispensável para consolidação dos conhecimentos teóricos, um espaço de implementação prática dos conhecimentos teóricos, reflexão sobre eles e a melhoria, permitindo uma afirmação profissional e pessoal dos professores em formação inicial. Também, mostram que apesar deste contributo, o processo da supervisão da UCGB encontra-se numa fase embrionária, contando com variadas limitações de ordem regulamentar, organizacional e financeira.The present work aims to identify the supervisory practices present in the 1st and 2nd cycle teachers' courses at the Catholic University of Guinea-Bissau, of how these practices are viewed for the professional and personal development of teachers in initial training. To contextualize the theme, we follow a theoretical framework with a narrative to the concept of the school, the teacher, supervision, feedback, reflection and professional development. For the study we used the qualitative methodology of the interpretative and correlational type, based on a case study. A director of the Faculty, a supervisor who is simultaneously a professor and an intern participated in this study because they represented the main parties involved in the institution's supervisory process. The data were collected through document analysis and semi-structured interviews, for the analysis and interpretation of the data, we used the content analysis technique. The result of this investigation, points to the existence of supervisory practices in the cycles of pedagogical internships at the Catholic University of Guinea-Bissau, and is seen as an indispensable dimension for the consolidation of theoretical knowledge, a space for the practical implementation of theoretical knowledge, reflection on them and improvement, allowing a professional and personal affirmation of teachers in initial training. It also shows that despite this contribution, the UCGB supervision process is in an embryonic phase, with several limitations of regulatory, organizational and financial orders.Mogarro, Maria João, 1959-Carvalho, Cindy MustchenRepositório da Universidade de LisboaPereira, Ismael Joaquim2021-03-29T15:13:46Z20202020-07-072020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47135TID:202668711porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47135Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:13.305373Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão da prática docente na formação inicial dos professores na Universidade Católica da Guiné-Bissau
title Supervisão da prática docente na formação inicial dos professores na Universidade Católica da Guiné-Bissau
spellingShingle Supervisão da prática docente na formação inicial dos professores na Universidade Católica da Guiné-Bissau
Pereira, Ismael Joaquim
Supervisão
Prática pedagógica
Reflexão
Trabalhos de projeto de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Supervisão da prática docente na formação inicial dos professores na Universidade Católica da Guiné-Bissau
title_full Supervisão da prática docente na formação inicial dos professores na Universidade Católica da Guiné-Bissau
title_fullStr Supervisão da prática docente na formação inicial dos professores na Universidade Católica da Guiné-Bissau
title_full_unstemmed Supervisão da prática docente na formação inicial dos professores na Universidade Católica da Guiné-Bissau
title_sort Supervisão da prática docente na formação inicial dos professores na Universidade Católica da Guiné-Bissau
author Pereira, Ismael Joaquim
author_facet Pereira, Ismael Joaquim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mogarro, Maria João, 1959-
Carvalho, Cindy Mustchen
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ismael Joaquim
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão
Prática pedagógica
Reflexão
Trabalhos de projeto de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Supervisão
Prática pedagógica
Reflexão
Trabalhos de projeto de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Trabalho de Projeto de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-07-07
2020-01-01T00:00:00Z
2021-03-29T15:13:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/47135
TID:202668711
url http://hdl.handle.net/10451/47135
identifier_str_mv TID:202668711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134538221223936