Abordagens Metodológicas Diversificadas no Ensino da Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/108441 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras |
id |
RCAP_d9e4f7f21cf30ea1203aa2043c5cfc56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/108441 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Abordagens Metodológicas Diversificadas no Ensino da GeografiaDiverse Methodological Approaches in Teaching GeographyAprendizagemEstratégiasAvaliaçãoMotivaçãoAquisição de ConhecimentosLearningStrategiesEvaluationMotivationKnowledge AcquisitionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasThere are several educational strategies that can be adopted and it is important to know the potential of the various strategies. However, even today, more studies are needed to address the potential of each of the strategies. Students will be exposed to the various strategies during classes and it is intended to verify which one will meet their retention of knowledge. The main objective of this study is to adopt different strategies from 6 classes and try to assess which strategies had the best effects on the part of the students. In order to try to understand which were the best strategies suited to the students, a survey was carried out using a questionnaire that was applied to each of the 6 classes in question. This questionnaire survey was applied only to the class chosen to work, that is, the 10th grade which has 26 students. The results found that the students positively evaluated both the expository classes and also the classes with new strategies, there was also one that stood out the most, which is the one with the highest values and that the items that were present in the survey at each class evaluated by them there was a progression of results. Possible conclusions drawn from the study carried out were that there are several links between motivation, participation, knowledge acquisition, clarity, educational resources and also commitment and that students like more expository classes and classes with new strategies. So what varies between these classes is the teacher's attitude and the way he is with the class, that is, the teacher's attitude also influences all aspects, such as the acquisition of knowledge, student motivation, participation and many more aspects that allow the student to have a positive experience in the classroom.Existem várias estratégias educativas que podem ser adotadas e é importante conhecer as potencialidades das várias estratégias. No entanto, ainda hoje é necessário mais estudos que abordem a potencialidade de cada uma das estratégias. Os estudantes vão ser expostos às várias estratégias durante as aulas e pretende-se verificar qual delas vai ao encontro da sua retenção dos conhecimentos. O principal objetivo deste estudo é de a partir de 6 aulas, adotar diferentes estratégias e tentar aferir que estratégias surtiram melhores efeitos por parte dos alunos. Para tentar perceber quais foram as melhores estratégias adequadas aos alunos, foi realizado um inquérito por questionário que foi aplicado a cada uma das 6 aulas em questão. Este inquérito por questionário foi aplicado apenas à turma escolhida para trabalhar, ou seja, o 10º ano de escolaridade que conta com 26 estudantes. Os resultados constataram que os alunos avaliaram positivamente tanto as aulas expositivas e também as aulas com novas estratégias, também houve uma que mais se destacou sendo que é a que apresenta valores maiores e que os itens que estavam presentes no inquérito a cada aula avaliada pelos mesmos havia uma progressão dos resultados. Possíveis conclusões retiradas com o estudo realizado foi que há várias ligações entre a motivação, a participação, a aquisição de conhecimentos, a clareza, os recursos educativos e também o empenho e que os estudantes gostam tanto de aulas mais expositivas e de aulas com estratégias novas. Assim o que varia entre estas aulas é a postura do professor e da forma como o mesmo é com a turma, ou seja, a postura do professor também influencia todos os aspetos, como a aquisição de conhecimentos, a motivação do estudante, a participação e muitos mais aspetos que permitam ao aluno ter uma experiência positiva na sala de aula.2023-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/108441http://hdl.handle.net/10316/108441TID:203344480porRodrigues, Beatriz Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-29T22:03:59Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/108441Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:24:44.396704Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagens Metodológicas Diversificadas no Ensino da Geografia Diverse Methodological Approaches in Teaching Geography |
title |
Abordagens Metodológicas Diversificadas no Ensino da Geografia |
spellingShingle |
Abordagens Metodológicas Diversificadas no Ensino da Geografia Rodrigues, Beatriz Soares Aprendizagem Estratégias Avaliação Motivação Aquisição de Conhecimentos Learning Strategies Evaluation Motivation Knowledge Acquisition |
title_short |
Abordagens Metodológicas Diversificadas no Ensino da Geografia |
title_full |
Abordagens Metodológicas Diversificadas no Ensino da Geografia |
title_fullStr |
Abordagens Metodológicas Diversificadas no Ensino da Geografia |
title_full_unstemmed |
Abordagens Metodológicas Diversificadas no Ensino da Geografia |
title_sort |
Abordagens Metodológicas Diversificadas no Ensino da Geografia |
author |
Rodrigues, Beatriz Soares |
author_facet |
Rodrigues, Beatriz Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Beatriz Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Estratégias Avaliação Motivação Aquisição de Conhecimentos Learning Strategies Evaluation Motivation Knowledge Acquisition |
topic |
Aprendizagem Estratégias Avaliação Motivação Aquisição de Conhecimentos Learning Strategies Evaluation Motivation Knowledge Acquisition |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/108441 http://hdl.handle.net/10316/108441 TID:203344480 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/108441 |
identifier_str_mv |
TID:203344480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134131273072640 |